Intercâmbio para a França: quais as melhores universidades?

Intercâmbio para a França: quais as melhores universidades?

13.02.2021

Pensando em fazer intercâmbio na França? Excelente decisão! 

Estudar no exterior não só trará vantagens inestimáveis ao seu futuro profissional, como certamente será uma das experiências pessoais mais transformadoras de toda a sua vida!  Mas você já sabe em qual universidade aplicar um intercâmbio para a França?

Segundo dados da Campus France, a instituição pública francesa responsável por promover o ensino superior francês no exterior, o país reúne mais de 3.500 estabelecimentos de ensino superior públicos e privados.

Para ajudar você a realizar seu sonho de fazer um intercâmbio na França, nós vamos filtrar essa lista e trazer as cinco melhores universidades francesas para você fazer a sua seleção pessoal, combinado?

Então papel e caneta na mão, porque você descobre agora quais são as melhores Universidades para fazer intercâmbio na França.

Onde fazer intercâmbio na França: as melhores universidades

Muito procurada pelos estudantes nas áreas de Design, Moda e Gastronomia, a França contabilizava no último levantamento feito pela Campus France, 358.000 alunos estrangeiros matriculados em seus estabelecimentos de ensino superior.

Com esse número, a França ocupa o 5º lugar entre os principais países anfitriões de estudantes estrangeiros, só ficando atrás de Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Alemanha.

Mas em qual instituição francesa vão parar todos esses estudantes estrangeiros? 

É isso que você descobre logo abaixo.

Universidades que acolhem maior número de estudantes estrangeiros na França

De acordo com um estudo realizado recentemente pela EducPros.fr, algumas universidades francesas possuem políticas de recepção de estudantes estrangeiros mais efetivas que outras.

Confira abaixo, as Universidades francesas que mais acolhem alunos vindos de fora:

  • Paris 8-Vincennes Saint-Denis, na periferia da capital;
  • Sorbonne-Nouvelle Paris 3, Panthéon Sorbonne e a Sorbonne Université, localizadas na região central de Paris; 
  • Université de Strasbourg, no coração de Estrasburgo;
  • Lyon 3- Jean Moulin, no leste francês;
  • Le Havre Normandie, na cidade litorânea no noroeste da França.

Com essa lista, você já tem uma ótima ideia por onde começar a procurar por um intercâmbio na França, mas abaixo nós vamos além. 

Continue lendo para descobrir quais são as melhores universidades francesas. 

O ranking das melhores universidades na França

Todos os anos, o QS Quacquarelli Symonds,  líder mundial de análises de dados para o setor de ensino superior global, publica um ranking com as melhores universidades do mundo.

Para chegar ao final da classificação, seis métricas são consideradas:

  1. Reputação Acadêmica
  2. Reputação do empregador
  3. Proporção professor / aluno
  4. Citações por corpo docente
  5. Proporção Internacional de Docentes
  6. Proporção de estudantes internacionais

As três primeiras posições são ocupadas todos os anos, invariavelmente, pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), pela Universidade de Stanford e pela Universidade de Harvard, todas elas americanas.

Mas na França, quais são consideradas as melhores Universidades? 

As 5 melhores universidades francesas, de acordo com o ranking QS publicado em 2020, para você aplicar seu intercâmbio são:

#5 ENS du Lyon > École Normale Supérieure de Lyon

A ENS de Lyon é uma instituição de ensino superior pública francesa que treina professores e pesquisadores do sistema acadêmico, sendo referência quando o assunto é Ciências da Educação

Segundo a instituição, que fica localizada no leste francês, ela recebe estudantes e pesquisadores de 78 nacionalidades de todo o mundo.

A primeira ENS foi fundada após a Revolução Francesa e, desde então, despertou grandes mentes como Louis Pasteur, Jean-Paul Sartre e Simone Weil. 

O campus em Lyon está localizado próximo ao centro da cidade, com boas conexões de transporte público. Sem dúvida, uma excelente opção para quem é da área da educação.

#4 CentraleSupélec

Com a sede localizada nos arredores de Paris, o instituto superior de ensino e pesquisa CentraleSupélec é a quarta melhor universidade da França.

Ao todo, são 17 departamentos, todos focados em pesquisa nas áreas de Ciências da Engenharia e de Sistemas.

Apesar de ter sido criada há pouco tempo, a universidade já contava com a bagagem de outras duas grandes faculdades, a École Centrale Paris, fundada em 1829, e a Supélec, criada em 1864, que se juntaram em 2015 para formar uma única instituição de ensino.

Ex-alunos da École Centrale Paris e da École Supérieure d’Electricité tornaram-se líderes políticos e empresariais, incluindo Louis Charles Bréguet, fundador da Air France, Thierry Breton, ex-ministro da Economia, Finanças e Indústria, e Alain Bénichou, CEO da IBM França.

Hoje, a CentraleSupélec combina os pontos fortes de ambas as escolas, com planos de ensino alinhados aos desafios enfrentados pelos engenheiros do século atual, preparando-os, inclusive, para assumir papéis de gestores e empresários.

#3 Sorbonne Université

Assim como a CentraleSupélec, a mais clássica entre as universidades públicas da França também nasceu da união de outras instituições de ensino.

A Sorbonne Université foi oficialmente estabelecida em 2018 após a fusão da Paris-Sorbonne e da Université Pierre et Marie Curie. No entanto, a história da instituição remonta ao século XIII e à Universidade de Paris, que teve um Collège de Sorbonne fundado em 1257!

Em séculos de história, a instituição já esteve em seus quadros docentes e discente muita gente famosa, como o Papa Bento XVI, a escritora Simone de Beauvoir e seu amante Jean-Paul Sartre, o antropólogo Claude Lévi-Strauss e o ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa.

Hoje, segundo dados da Times Higher Education, a instituição renovada conta com cerca de 44 mil estudantes. Desses, mais de 20% são estrangeiros.

Para quem sonha em estudar na Sorbonne Université, a boa notícia é que ela oferece formação em várias áreas, já que é composta por três faculdades, com cursos em artes e humanas; ciência e engenharia; e medicina. 

O campus central da universidade está localizado no Quartier Latin de Paris, mas a instituição possui centros espalhados por toda a cidade.

#2 Ecole Polytechnique

Também localizada no subúrbio de Paris, a Escola Politécnica é um instituto francês reconhecido pela vanguarda nas áreas da Ciência e da Tecnologia

O ambiente único, combinado com o alto nível dos alunos que passam por um processo muito seletivo para acessar a École Polytechnique atrai alguns dos professores mais ilustres do mundo.

Do outro lado da moeda – tendo sido classificado em 30º lugar no ranking QS Graduate Employability Rankings 2019 – os graduados da École Polytechnique estão entre os profissionais mais reconhecidos e disputados pelo mercado de trabalho ​​em escala mundial.

Ter uma passagem pela École Polytechnique, portanto, agrega valor e respeito a qualquer currículo.

#1 Université PSL – Paris Sciences & Lettres

Na esteira das demais instituições de ensino superior que mencionamos antes, a primeira entre as melhores universidades da França foi criada muito recentemente. 

Foi só em 2010, que cinco instituições francesas – algumas estabelecidas na época do Iluminismo e outras mais recentes – se uniram para formar a PSL Université (Paris Sciences & Lettres), uma das melhores instituições de pesquisa do mundo

Quer uma amostra da sua importância? 

Então segura: um total de 27 prêmios Nobel, 10 medalhas Fields, 3 prêmios Abel, 49 medalhas de ouro CNRS, além de 50 César e 79 Molière foram concedidos a pesquisadores da universidade.

Simplesmente demais, não é mesmo?!

Ah, a Université PSL fica no coração de Paris e os principais programas de graduação da Universidade são para os cursos de Artes, Astrofísica, Direito, Economia, Ciências da Computação e Engenharia.

Agora que você já conhece as melhores universidades da terra de Napoleão já pode planejar melhor o seu sonho de fazer um intercâmbio na França! Estaremos aqui, na torcida, para você conseguir realizar esse passo indelével na sua vida e importantíssimo na sua carreira.

Não deixe de conferir também:

POSTS RELACIONADOS

Morar

Custo de vida médio para começar a vida na França

14/08/2021
Visitar

As 10 atrações turísticas mais visitadas da França

17/07/2021
Visitar

5 maratonas para amantes da corrida e do vinho na França

16/07/2021