Conheça Lyon na França

Conheça Lyon na França

12.12.2021

Que tal visitar uma cidade francesa fundada em 43 a.C, classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e que é a capital gastronômica da França?

Lyon é linda, agradável e tem o talento de combinar modernidade e tradição na medida certa.

Com o lema de ser uma cidade aberta a todos os públicos, a todos os orçamentos e para todos os gostos é muito difícil quem não se surpreenda com Lyon.

Na sua próxima viagem à Europa, fica aqui o nosso convite: conheça Lyon na França!

Onde fica Lyon na França?

É a meio caminho entre o mar e a montanha, cercada por duas colinas e cortada por dois rios que surge Lyon.

A cidade francesa dominada pela natureza é a mais importante da região Rhône-Alpes, contrastantemente uma das regiões mais industriais da França.

Olhando para o mapa do país, a cidade está localizada ao sudeste de Paris, no caminho principal que liga as duas maiores cidades da França. 

Em termos de distância, são cerca de 550km de Paris e 315km de Marselha.

Como chegar em Lyon?

Seja de Paris, Genebra, Lisboa, Bruxelas, Viena, Frankfurt e de todas as grandes cidades europeias, o acesso a Lyon é rápido e direto.

A cidade está conectada com as principais capitais da Europa seja qual for o meio de transporte: aéreo, ferroviário ou rodoviário.

Para os brasileiros que descem em voo internacional em Paris, há várias formas de chegar na cidade. Aqui você descobre o jeito mais fácil e econômico de ir de Paris a Lyon na França.

Qual a melhor época para visitar Lyon?

Primavera e outono são as melhores estações para visitar Lyon na França. 

As temperaturas partem dos 10ºC, não ultrapassam os 20º, e as condições climáticas costumam ser mais agradáveis aos passeios ao ar livre.

O inverno rigoroso costuma trazer chuva, um vento muito gelado e também neve. O verão, especialmente o mês de Agosto, pode ser bem quente.

De todo modo, várias atividades são oferecidas em todas as estações. Você sempre terá o que ver e fazer em Lyon, seja qual for o clima.

Desbravando a cidade: como se locomover por Lyon na França

Existem muitas maneiras de visitar Lyon: dependendo da sua vibe, você pode preferir descobrir a cidade à pé, de ônibus city tour, de bicicleta elétrica, patinete ou até mesmo de bateau-mouche.

Uma forma de economizar e aproveitar a cidade é adquirir um passe, como Lyon City Card.

Com este passaporte no bolso, você terá acesso às principais atrações da cidade e ainda poderá utilizar toda a rede pública de transportes (metrô, bonde, ônibus e funiculares) durante todo o período de validade do cartão. 

Você também pode fazer o passeio com a ajuda de um guia local ou montar o seu roteiro por conta própria com as dicas de atrações da cidade que a gente te conta agora!

O que fazer em Lyon, na França?

Aqui está a lista de 10 atrações imperdíveis para você incluir no seu roteiro pela cidade:

1. Vieux- Lyon, descubra os traboules e o charme da cidade velha de Lyon

Indiscutivelmente este é o primeiro lugar que você precisa conhecer ao chegar na cidade de Lyon.

É, por assim dizer, um passeio de reconhecimento da cidade, da parte antiga de Lyon, para você sentir a atmosfera dessa cidade de mais de dois mil anos.

Ande sem rumo e vá descobrindo as traboules, as passagens secretas cobertas de Lyon que se abrem entre edifícios, pátios e escadas. 

Acione algum aplicativo de GPS no celular e vá sem medo, abrindo portas e descobrindo o que há depois delas. 

2. Basílica de Notre Dame de Fourvière

É ela que você verá imediatamente ao chegar em Lyon, em cima da colina Fourvière, estendendo sua proteção sobre toda a cidade.

A Basílica de Notre-Dame de Fourvière atrai mais de dois milhões de visitantes ao ano que se deslumbram com o seu interior repleto de ouro, mármore e mosaicos ornamentados no teto que retratam a vida da Virgem Maria e da Santíssima Trindade.

É realmente monumental. 

Pegue o funicular de Fourviere, admire a Basílica e depois aprecie a cidade de Lyon a partir de um panorama sem igual.

3. Parque Tête d’Or

O Parque de la Tête d’Or está para Lyon na França assim como o Central Park está para Nova York nos EUA.

É um dos maiores parques urbanos da França e uma excelente opção para quem não abre mão das caminhadas ou corridas diárias mesmo quando está viajando.

Claro, você também pode ir simplesmente para relaxar, fazer um picnic, desfrutar da natureza e da tranquilidade das margens dos lagos. 

O Parque é especialmente bonito nos meses mais quentes, quando ganha vida com suas muitas variedades de rosas e espécies únicas da flora mundial abrigadas no Jardim Botânico.

Conta ainda com um zoológico, de visitação gratuita. 

4. Les Halles de Lyon Paul Bocuse

Entre um passeio e outro você certamente irá parar no Les Halles, o moderno templo da gastronomia que homenageia o grande chef Paul Bocuse.

O mercado coberto abriga 55 espaços de venda de comidas típicas regionais, vinhos, doces, foie gras, charcutaria e muitos, muitos queijos franceses.

Além disso, você encontra muitos locais para fazer refeições ali mesmo, mas lembre-se de chegar antes das 12h para conseguir mesa nos melhores.

Se não tiver tanta sorte com os lugares, garanta ao menos um pedaço de torta de avelãs cor-de-rosa típica de Lyon.

5. Place des Terreaux e o Museu de Belas Artes de Lyon

No coração da cidade, em pleno centro de Presqu’ile, esta grande e elegante praça é uma referência, tanto para os cidadãos como para os turistas. 

Na praça você pode admirar a esplêndida fonte de Bartholdi do século XIX, o Hotel de Ville e o prédio do século XVII que abriga o Museu de Belas Artes.

Difícil visitar qualquer cidade da Europa sem entrar em um museu, não é verdade?

Situado dentro das muralhas do Palácio de Saint-Pierre, o Museu de Belas Artes da cidade é um local interessante para visitar a caminho do centro histórico.

O museu possui um impressionante acervo, distribuído por 70 quartos, que datam de diferentes épocas. Há desde tesouros do antigo Egito a obras do pós-modernismo. 

É possível apreciar inclusive uma grande variedade de obras do apogeu de Monet, Manet e Pablo Picasso.

Fique atento: o museu fica fechado às terças-feiras e feriados.

> Antes da sua viagem, pesquise os melhores preços de passagens aéreas no site Passagens Promo e encontre as melhores promoções de viagem!

6. Mur de Canuts

Não há como ficar indiferente a esse imenso quadro a céu aberto.

Invista meia hora do seu dia e conheça essa a fachada de um edifício decorado com afrescos em 3D de cenas da vida da cidade. 

É tão real que quando distraído você acredita ser um prédio, carros e pessoas de verdade e não uma pintura!

O Mur de Canuts fica na região de Croix Rousse. Para escapar das escadarias, tome o metrô na estação Hôtel de Ville e chegue ao centro da Croix Rousse facilmente.

7. Museu das Confluências

É no final de Presque Île, na confluência dos rios Saône e Rhône, que se localiza esse lindo museu que impressiona já do lado de fora, com sua arquitetura moderna formada de vidro e metal.

O Museu das Confluências refaz a jornada do homem no tempo e no espaço, misturando ciência, etnologia, mito, história e natureza. Espere encontrar desde dinossauros e outros animais extintos à arte oriental, múmias e meteoros.

Um passeio bem interessante para todas as idades.

O Musée des Confluences abre de terça a domingo, das 10h30 às 18h30.

8. Instituto e Museu Lumière

Se você é fã da sétima arte deve saber que foi em Lyon na França que viveram os Irmãos Lumière, os inventores do cinema.

A casa onde foi lar da família Lumière, no bairro de Montplaisir, hoje abriga o Institut Lumière, local que guarda um riquíssimo patrimônio de filmes, fotos e documentos que, pelo seu grande valor histórico, foram incluídos no registro da Memória Mundial da UNESCO. 

Ali você terá a oportunidade de ver o nascimento das técnicas de filmagem e sua evolução, além de poder assistir cenas originais filmadas pelos irmãos Lumière.

A entrada ao Museu Lumière que funciona de terça a domingo, das 10h00 às 18h30, custa 8 euros. 

9. Museu do Cinema e da Miniatura

Além do Museu Lumière, Lyon contempla ainda um museu dedicado ao cinema e aos objetos usados nas filmagens.

Essa atração está entre as mais populares da cidade e acaba surpreendendo quem a visita pela qualidade e beleza dos detalhes das miniaturas utilizadas na produção de vários filmes. 

São mais de 100 cenas em miniatura hiper-realistas. Simplesmente recomendado para todas as idades!

O Museu do Cinema e da Miniatura está localizado a poucos passos da Catedral de Saint-Jean e ao pé da basílica de Fourvière.

O local está aberto todos os dias (exceto feriados), das 10h00 às 18h30. A tarifa para adultos custa € 9,50.

10. Opéra Nouvel

Que tal assistir a uma peça de balé ou a uma ópera na França?

Esse tipo de experiência costuma ser inesquecível, especialmente para quem mora em cidades em que esse tipo de atividade cultural é escassa.

Então aproveite a chance de conhecer um dos edifícios simbólicos de Lyon e planeje a ida a um show: a Opéra National de Lyon garante uma programação rica e variada em qualquer época do ano. 

Aqui no site oficial você descobre o que estará acontecendo na época da sua viagem à Lyon.

Lyon Gastronômica: onde comer em Lyon

Não dá para falarmos de Lyon sem falarmos de gastronomia, talvez uma das mais ricas de toda a França.

Portanto, uma visita à cidade pede uma visita ao Les Halles de Paul Bocuse que já mencionamos acima, mas sobretudo e, indiscutivelmente, a um Bouchons Lyonnaise.

Antigamente, os bouchons eram locais de reunião de burgueses e assalariados, um ambiente essencialmente masculino. Por isso, as famílias que comandavam esses lugares se dividiam: as mulheres – as mães lionesas – comandam a cozinha e os homens atendiam no salão.

Hoje não há mais essa divisão e os bouchons dão às boas vindas a todos, as portas estão abertas a quem quiser entrar.

Da história, o que sobrou foi mesmo a tradição na mesa: é dentro de um desses templos culinários que você descobrirá a verdadeira comida típica local, comida simples, boa e farta. 

A nossa sugestão?

Procure pelo Bouchon Le Poêlon D ́Or e peça uma quenelle tradicional lyonnaise.  No mais, confie sem medo nas sugestões da casa, especialmente de harmonização com o vinho local.

Em um ambiente autêntico e de atmosfera descontraída,  você sentirá a verdadeira magia da “comida das mães lionesas”, aquelas que estão na origem da reputação internacional que alcançou a gastronomia francesa.

Agora que você sabe o que visitar, conheça Lyon na França e deixe-se encantar. 

E se tiver mais tempo durante a sua viagem, inclua a cidade de Dijon no seu roteiro, você não irá se arrepender! 


Seguros Promo