Château: Cinco palácios franceses para se apaixonar!

Château: Cinco palácios franceses para se apaixonar!

12.03.2022

Além de lugares incríveis que enchem os nossos olhos, os castelos e palácios europeus são ricos em histórias e curiosidades. A França, em particular, é lar de algumas das construções mais lindas do continente, se destacando por um estilo arquitetônico muito especial: os châteaux.

Longe de ser algo apenas do passado, os châteaux da França são tão admirados que não somente atraem milhares de visitantes ao país todos os anos como também inspiram o estilo de edifícios mundo afora e estão na lista de desejos de muitas pessoas que sonham em ter um château para chamar de seu.

Assim, vamos ver hoje um pouco mais sobre estas estruturas bem como daremos cinco opções de passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro!

O que são os châteaux?

Em linhas gerais, a palavra francesa “château” pode ser traduzida como “castelo” e se referir a uma variedade de edificações feitas em diferentes épocas. Com o passar do tempo sua função principal foi servir de moradia da nobreza nas áreas rurais. Deste modo, um château pode ser entendido como um palácio de campo.

Como já mencionado, os châteaux abarcam uma diversidade de construções e consequentemente de estilos. Porém, o que se popularizou como sua arquitetura típica baseia-se principalmente nas estruturas dos palácios de campo do século XVI.

Neste caso, o destaque maior vai para aqueles no Vale do Loire. Aliás, esta região francesa é o mais notável reduto de châteaux em todo país, contando com mais de 300 deles e considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 2000.

Definitivamente visitar um château fará da sua viagem para França um momento mágico e muito mais charmoso. Se você se interessou, aí vai a lista de cinco opções fantásticas!

Château de Chenonceau

Um legítimo representante dos châteaux do Vale do Loire. Chenonceau parece mesmo com aqueles lugares encantados dos contos de fadas.

Construído sobre o Rio Cher e famoso por sua galeria de dois andares, Chenonceau é considerado um dos châteaux mais lindos da França e o segundo mais visitado do país, atrás de outro exemplar ilustre que se encontra também na nossa lista.

Seu esplendor, no entanto, não se limita ao seu exterior. As dependências internas são uma verdadeira reunião de obras-primas, contando com uma rica coleção de tapeçarias, móveis e pinturas que te ambientam na França da Renascença.

Château francês 2

Uma curiosidade é que o Château de Chenonceau é conhecido como o “O Château das Damas”. Isto porque, a maior parte de suas reformas foi supervisionado e decidido por mulheres. Entre elas, Katherine Briçonnet, Diane de Poitiers e até mesmo a rainha Catarina de Médici.

O Château de Chenonceau está aberto a visitas todos os dias das 9h às 17h30. Além do ticket de entrada, é necessário fazer reserva para entrar no seu interior que pode ser feito no próprio site oficial. É possível chegar até lá vindo de Paris em uma viagem de carro de 2h ou pelo trem de alta velocidade com duração aproximada de 1h.

Confira também: “Castelos na Europa: 5 fortificações reais que inspiraram a Disney para você visitar”

Château de Valençay

Localizado na província francesa de Berry, o Château de Valençay é mais um legítimo representante do Vale do Loire. Por ter sido construído ao longo de três séculos, este château combina vários estilos arquitetônicos. Longe de ser um problema, os ambientes se harmonizam perfeitamente entre si, com maior destaque para os estilos clássicos e renascentistas.

Sua história está ligada principalmente à ascensão da família d’Estampes, pertencentes à aristocracia francesa. Posteriormente, no século XIX o local também foi lar de Charles Maurice de Talleyrand, Ministro das Relações Exteriores de Napoleão Bonaparte.

Além de seus salões ricamente adornados com uma extensa coleção de móveis, pinturas e objetos variados, o Château de Valençay conta com 53 hectares de área verde, um teatro particular e recebe periodicamente exposições de artes.

O Château de Valençay está aberto a visitas, mas em algumas datas específicas. De acordo com o site oficial é possível marcar um passeio entre 19 de março a 13 de novembro e depois de 17 de dezembro a 3 de janeiro de 2023. Os horários disponíveis são das 10h às 18h (março a setembro), 10h30 às 17h (outubro a novembro) e 13h às 19h (de 17 a 31 de dezembro). Nos dias de Natal e Ano Novo permanece fechado. Reservas podem ser feitas diretamente em seu site oficial.


Seguros Promo

Château de Pierrefonds

Mudando de ares para o norte da França na região de Hauts-de-France se encontra o Château de Pierrefonds, um local de opulência, mas que também guarda uma história de combates.

Ao longo de sua existência, este château mudou de proprietário diversas vezes. Em 1617, uma desavença política entre o dono do local, o diplomata François-Annibal d’Estrées, contra o então rei Luís XIII fez com que o Château de Pierrefonds fosse sitiado e posteriormente destruído pelas tropas reais, ficando em total abandono.

Foi somente com a subida de Napoleão Bonaparte que este château foi reparado, preservando seu estilo medieval, e se transformando em um importante local de banquetes e eventos. Uma curiosidade é que a série “As Aventuras de Merlin”, disponível na Netflix, foi filmada lá!

Para visitar o Château de Pierrefonds, o site oficial recomenda que os ingressos sejam comprados antecipadamente online. Fica aberto todos os dias, das 9h30 às 18h (entre 13 de junho e 4 de setembro) e das 10h às 17h30 (entre 5 de setembro a 30 de abril). Nos dias de Natal, Ano Novo e em 1º de maio ele permanece fechado. Vindo de Paris, o trajeto até a propriedade dura em torno de 1h de carro.

Sugestão: Vai para a França? Saiba tudo sobre o passe vacinal

Château de Josselin

Localizado no coração da Bretanha, o Château de Josselin pertence à família Rohan por mais de dez séculos! Sua primeira construção data do ano 1008, mas as sucessivas reformas que o local passou trouxe uma curiosa mistura de estilos arquitetônicos.

Assim, enquanto o exterior é dominado por uma fortaleza no melhor caráter medieval, a residência no seu interior se desenha de acordo com os típicos moldes renascentistas do século XVI.

Após um período de abandono, o Château de Josselin foi restaurado pela família Rohan que até hoje mora no local e cuida do seu processo de conservação. Além do prédio, a propriedade ainda conta com um belíssimo jardim que possui mais de 160 rosas de 40 espécies diferentes, bem como um museu de brinquedos e bonecas históricos.

O Château de Josselin fica aberto para visitação em alguns períodos específicos do ano: de 02 de abril a 30 de junho (14h às 18h), 01 de julho a 31 de agosto (10h às 18h), diariamente no mês de setembro (14h às 18h) e somente nos finais de semana no mês de outubro (14h às 18h). Para chegar até lá de carro, a cidade mais próxima é Rennes e o trajeto dura em torno de 1h. Contudo, é possível também vir de Paris pegando um trem com destino a Rennes e em seguida tomar um ônibus até Josselin.

Château de Versailles

E por último, mas não menos importante. Sim! O que chamamos de Palácio de Versalhes também é um château. Construído no mais suntuoso estilo barroco francês e lar da monarquia francesa, Versailles é literalmente a joia da coroa entre os châteaux e certamente o mais visitado.

Considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1979, o terreno total gira em torno de 800 hectares e seu interior é dividido em 2.300 aposentos. Eleger um cômodo preferido é uma tarefa difícil, mas o famoso Salão dos Espelhos figura-se de longe como o mais cobiçado pelos turistas.

Como se não bastasse seu magnífico interior, os jardins de Versailles são um espetáculo por si só. Eles circulam o château em três direções e são adornados com belas fontes e esculturas. Para aproveitar todo o passeio pelo menos um dia inteiro é necessário.

Versailles e sua importância histórica

Mas não só de beleza vive este museu a céu aberto. O Château de Versailles foi e ainda é um local simbólico para a política internacional, haja vista a quantidade de eventos históricos de relevância mundial que se passaram entre suas paredes, desde momentos-chave da Revolução Francesa até a assinatura do tratado que pôs fim à 1ª Guerra Mundial.

Ficou com vontade de conhecer? A excelente notícia é que visitar Versailles é muito fácil a partir de Paris com um trajeto que dura menos de 1h se for de carro. O château está aberto para visitação todos os dias exceto às segundas-feiras das 09h às 17h30. Recomenda-se fortemente que reserve os tickets com antecedência. A visita aos jardins está aberta diariamente e sua entrada é livre, exceto nos dias de show das fontes.

Veja também: as 10 atrações turísticas mais visitadas da França

Apaixonantes, não é mesmo? Passear por estes châteaux é um convite para viajar no tempo e conferir em primeira mão lugares incríveis que permeiam nossa imaginação e os livros de história. O que acha de incluir algum deles em sua próxima viagem?

POSTS RELACIONADOS

Morar

Vai dirigir na França? Conheça as principais placas de sinalização do país.

01/03/2022
Visitar

Aeroportos da França: explore o território francês de avião

12/02/2022
Visitar

Vai para a França? Saiba tudo sobre o passe vacinal

02/02/2022