7 DIAS PELA FRANÇA: ROTEIRO COMPLETO

7 DIAS PELA FRANÇA: ROTEIRO COMPLETO

21.08.2020

Vai passar uma semana inteirinha de férias na França e está precisando de ajuda para montar um roteiro?

Então continue lendo esse texto!

Planejar a visita a um dos maiores países do continente europeu em 7 dias pode ser tão desafiador quanto excitante.

Nas linhas abaixo você encontrará um roteiro completo, eclético, democrático e fácil de ser ajustado de acordo com os seus interesses pessoais.

Mesclamos os principais destinos da França, de diferentes regiões, para você conhecer e sentir as diversas nuances arquitetônicas, culturais, gastronômicas e paisagísticas desse lindo país.

E mais, vamos fazê-lo todinho de trem, o meio de transporte que se encaixa no estilo de viagem da maior parte dos turistas. 

Para quem está decidido a viajar de carro, ainda melhor! Você terá mais liberdade e flexibilidade de adaptar o nosso roteiro de 7 dias pela França. 
Quem ainda está na dúvida, nosso artigo Transporte na Europa: qual a melhor opção? vai te ajudar!

Bora conferir os detalhes da sua próxima viagem pela França?

roteiro completo frança

7 dias na França: roteiro completo

Os voos que partem do Brasil com destino à França descem em Paris. É por lá, portanto, que vamos começar o nosso roteiro completo de 7 dias pela França.

Roteiro pela França | Dia 1: Chegando em Paris

Nesse dia você irá aterrissar cedinho em solo parisiense, passar pelos procedimentos da imigração e pegar o transfer até o hotel. Considere, portanto, umas boas horas de descanso após um voo de longa duração.  

Lá pela tardinha, a ideia é fazer um passeio a pé pela região onde você estiver hospedado. Qualquer quartier terá um parque com jardins bem cuidados e um café com suas mesinhas nas terrasses para se ambientar com a cidade, com o idioma e o clima francês. 

Passeie despretensiosamente, observe o movimento e, quando a fome bater, procure por uma boulangerie: nada como uma padaria francesa para te dar as boas-vindas à Paris. 

Roteiro pela França | Dia 2: Paris

Verdade seja dita: a capital da França merece muito mais que um dia para turistar (e você merece mais que 24 horas de Paris nas suas férias!).

Mas… se a intenção é conhecer outras regiões da França na mesma viagem, temos que ser comedidos nessa hora. De toda forma, é possível conhecer vários pontos legais da cidade em um dia com um bom planejamento. 

Comece tomando um café da manhã reforçado e faça um favor a si mesmo: prove muitos croissants, pains aux raisins e pains au chocolat. Depois calce sapatos confortáveis e se prepare para explorar uma das cidades mais lindas do mundo. 

Nossa sugestão é que você comece a visita pela Catedral de Notre Dame e passeie às margens do Sena até chegar ao Museu do Louvre

Aqui você terá que fazer uma difícil escolha. A menos que você queria abrir mão dos outros passeios, uma visita ao museu do jeito que ele merece terá que ficar para sua próxima visita à Paris. De todo modo, não deixe de conhecer o seu belíssimo edifício e sua emblemática pirâmide.

Siga, então, pelos Jardins das Tulherias, aprecie a imponência do Palais Royal e aproveite para fazer um piquenique ao ar livre. 

Com as baterias recarregadas, vá em direção à impressionante Place de la Concorde, a maior de Paris.

Cruzando a praça você chegará à famosa e inimitável Champs-Elysées que te conduzirá até o Arco do Triunfo.

A partir daí você já está pronto para ver de pertinho aquela que você namorou de longe ao longo do dia: a Torre Eiffel

Caminhe até o Trocadero, prove um crepe de caramelo salgado na barraquinha da esquina e se prepare para o grand finale. Do alto da Torre há uma vista deslumbrante de toda a cidade!

Compre os tickets com antecedência e preferencialmente no horário em que o sol se põe. Ao cair da noite você irá apreciar um panorama excepcional dos monumentos iluminados de Paris.

Dica: para quem quer otimizar o tempo, comprar o passe city tour por um dia é uma boa opção. O ônibus passa pelos principais pontos turísticos da cidade, com uma vista privilegiada. E, se você quiser explorar algum ponto em particular é só descer e fazer o seu próprio passeio.

Mas atenção, priorize os passeios que mais tem a ver com você. O dia passará voando e sem planejamento pode comprometer aquele lugar incrível que você tanto sonhou em conhecer em Paris.

Arco do Triunfo

Roteiro pela França | Dia 3: Dijon

No terceiro dia de viagem, trocaremos a grande Paris pela aconchegante Dijon, já na região vinícola de Borgonha.

A duração média de viagem de trem entre as duas cidades é de duas horas e meia e o preço é camarada: a passagens de segunda classe partem do valor de 15 euros. 

Dezoito trens fazem esse trajeto todos os dias, com vários horários a sua escolha, mas lembre-se que quanto mais cedo você chegar em Dijon, mais tempo terá para conhecer a cidade.  

O primeiro trem parte da capital para Dijon às 7:34h da Gare Paris Bercy. Já da Gare de Lyon, há um trem às 7:55h. 

Até o meio-dia você já estará pronto, portanto, para descobrir Dijon,  a cidade de mansões magníficas, casas históricas em enxaimel e de cultura gastronômica vibrante.

Já no centro da cidade, vá até o Mercado Central Les Halles, passeie pelas barraquinhas e escolha um dos restaurantes que se enfileiram logo a frente ao Mercado. Eles costumam ter um cardápio para consulta na entrada, boas opções de pratos combinados e preços razoáveis.

Depois do almoço, chegou a vez de bater perna na cidade dos Duques. Procure pelo mapa das corujinhas e siga as setas cravadas nos paralelepípedos das ruas. Elas te levarão aos principais pontos de interesse dessa cidade.

Você descobre mais sobre as atrações de Dijon aqui: Visitando a França: 3 cidades que você precisa incluir no seu roteiro

Roteiro pela França | Dia 4: Lyon

Hora de seguir viagem rumo a Lyon, a cidade com mais de dois mil anos de história que é a capital gastronômica da França!

Pegue o trem na Estação Dijon Ville direto para Lyon Part Dieu. Em duas horas você estará na principal cidade da região francesa do Ródano-Alpes.

Classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Lyon recebe mais de seis milhões de turistas todos os anos! Com o lema de ser uma cidade aberta a todos os públicos, a todos os orçamentos e para todos os gostos é muito difícil quem não se surpreenda com Lyon.

Aqui está a lista de atrações imperdíveis para você incluir no roteiro de um dia pela cidade:

Caminhe – e se perca! – entre as traboules, as passagens secretas cobertas de Lyon que se abrem entre edifícios, pátios e escadas.  Existem mais de 300 passagens por toda a cidade, principalmente nos bairros de Croix-Rousse e Vieux-Lyon.

Pedale pelas margens do Rio Ródano através das largas ciclovias ou faça um tour guiado aos principais pontos da cidade usando bicicletas elétricas.

Tome um café e prove a torta de avelãs cor-de-rosa típica de Lyon no Les Halles, o moderno templo da gastronomia que homenageia o grande chef Paul Bocuse.

Visite o Musée Lumière e descubra o local em que viveram os Irmãos Lumière, os inventores do cinema.

Por fim, pegue o funicular de Fourviere que chega até a Basílica de Notre Dame e admire a cidade de Lyon a partir de um panorama sem igual.

Lyon França

Roteiro pela França | Dia 5: Marseille

No quinto dia de férias você terá grandes surpresas…à beira mar!

Prepare-se para conhecer Marseille, a última cidade do nosso roteiro de uma semana pela França.

Trens partem de Lyon à Marseille todos os dias, com preços a partir de 10 euros. Em uma hora e quarenta minutos você chegará à famosa costa mediterrânea francesa.  

Prepare-se para relaxar, sentir a brisa do mar e conhecer uma França completamente diferente dos últimos dias.

Neste primeiro dia em Marselha, comece com a visita do ponto mais alto da cidade, na belíssima Notre Dame de La-Garde.

Então você começa a descer as escadas até chegar ao Jardin de la Colline Puget, a área verde mais importante da cidade, também com uma vista magnífica de Marselha.

Continue a descida até chegar na Place aux Huiles e aproveite para conhecer o emblemático mercado artesanal provençal, cheio de pequenas lojas típicas. 

Respire fundo, sinta o cheiro do mar e caminhe até o local que é a alma da cidade: você chegou ao Le Vieux-Port. Sinta a atmosfera de Marselha, entre o mercado de peixe e a efervescência do centro da cidade.

Contornando o porto, chega-se ao grande Fort Saint-Jean. Logo ao lado, você avista o moderno prédio do MuCEM, o museu dedicado às civilizações do Mediterrâneas, com sua famosa arquitetura feita de malha de concreto e com uma forma singular, lembrando uma renda. 

Depois de fazer uma visita ao museu, a pedida é retornar ao Porto Velho e curtir um final de tarde no ritmo de Marseille: leve e descontraído! 

Roteiro pela França | Dia 6: Marseille 

Comece seu segundo dia em Marseille visitando o Parque Nacional Calanques, um dos 11 parques naturais da França.  

Os calanques são formações rochosas calcárias presentes na costa francesa que se intercalam entre praias e enseadas de água azul-turquesa. É o lugar perfeito para pegar sol, caminhar em meio a natureza, praticar mergulho ou só relaxar.

Acredite, você irá conhecer uma França completamente diferente! Leve mantimentos, água, boné e prepare-se para encontrar paisagens de perder o fôlego.

No site www.calanques13.com você encontra todas as informações para organizar seu passeio pelos calanques de Marseille.

Programe seu retorno por volta das 15h, assim você terá tempo para aproveitar o restinho do dia na cidade.

Visite o bairro de La Joliette, que se tornou no novo centro comercial de Marseille. Descubra o moderno shopping Les Terrasses du Port em frente às docas antigas, reformadas e transformadas também em shopping center, mas com uma arquitetura industrial e completamente diferente.

Mais tarde, a despedida de Marseille pede a descoberta das especialidades culinárias locais.

Para uma experiência autêntica, siga até o bairro de Panier. O antigo bairro típico de pescadores é cheio de bons restaurantes.

Prove um bouillabaisse, verdadeiro emblema da cozinha de Marselha. Esta sopa de peixe, guarnecida com pedaços de peixe, batatas, croutons de pão e alho e o molho rouille – a base de açafrão -, está entre os pratos mais gostosos de toda a França.

Para a viagem de retorno do dia seguinte, passe em um dos mercadinhos da cidade antes de voltar para o hotel e abasteça-se dos típicos biscoitos provençais de flor de laranjeira.

Marseille França

Roteiro pela França | Dia 7: Retorno à Paris

O sétimo e último dia do roteiro é destinado ao retorno a Paris.

O trem de alta velocidade atravessa a França do Sul até a capital numa viagem com duração de apenas três horas e meia.  

Dá para aproveitar um pouquinho de Marseille ainda pela manhã e pegar o trem à tardinha ou partir cedo à Paris e desfrutar um pouco mais da cidade Luz no seu último dia de viagem na França.

Roteiro pela França: Dicas finais

  • Para evitar imprevistos, compre suas passagens de trem com antecedência, verifique sempre o tempo de duração da viagem e a estação de partida e chegada.
  • No site da SNFC, a empresa francesa de transporte ferroviário, é possível pesquisar as passagens de trem pelos seguintes critérios: as que partem mais cedo, as mais baratas ou as viagens de menor duração. Veja qual delas se encaixa melhor para você. 
  • Antes de comprar as passagens de trem, dê atenção aos horários de check-in e check-out dos hotéis, Airbnb ou albergues. Ficar carregando malas pra cima e pra baixo definitivamente não é o melhor programa de férias.
  • Por falar em malas, lembre-se que quanto menos coisas você levar, mais fáceis serão os seus deslocamentos pela França.
  • E por último: aproveite muito as viagens de trem! Curta a paisagem passando pela janela enquanto você se prepara para explorar o próximo destino.

Se essa for a sua primeira vez na França, confira também as nossas dicas em: Visitando a França pela Primeira Vez: saiba o essencial antes de partir

Et Voilá! O que achou do roteiro?

Louvre

Não temos dúvida de que você passará 7 dias muito especiais pelo território francês! Antes mesmo de chegar em casa, você já estará fazendo novos planos para voltar e descobrir outros lugares, novas cidades e as demais regiões da França. Pode apostar!

Quer outras sugestões de viagem na França? Leia também:

Principais Regiões Vinícolas da França: onde ficam, quando e por que visitá-las!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Custo de vida médio para começar a vida na França

14/08/2021
Visitar

As 10 atrações turísticas mais visitadas da França

17/07/2021
Visitar

5 maratonas para amantes da corrida e do vinho na França

16/07/2021