5 maratonas para amantes da corrida e do vinho na França

5 maratonas para amantes da corrida e do vinho na França

16.07.2021

Não, nós não somos maratonistas, mas essas provas que vamos mostrar pra você logo abaixo nos deram vontade de calçar o tênis e começar a treinar agora mesmo! Confira algumas das principais maratonas na França.

Tudo por ótimos 3 motivos: elas reúnem a prática de esporte, as mais belas paisagens da França e um tema que somos completamente apaixonados, o vinho!

Se você já tem paixão pela corrida, então, não temos dúvidas, essas maratonas que acontecem todos os anos na França são um convite e tanto a dar passadas fortes e velozes pelas paisagens mais bonitas do país. 

Descubra a nossa seleção das 5 maratonas francesas que os amantes da corrida e do vinho precisam fazer pelo menos uma vez na vida

1- Maratona de Médoc 

Se você é maratonista “profissional” certamente já ouviu falar da Marathon du Médoc, conhecida como a “maratona mais longa do mundo”.

Ela tem cravados os 42km oficiais de extensão, mas a questão não é a distância, mas o tempo que se leva para completar esse exuberante percurso.

Os participantes percorrem os vinhedos das famosas denominações Pauillac, Médoc, Haut-Médoc e Saint-Estèphe.

Isso para os que conseguem completar a prova! As dificuldades habituais das maratonas se somam às inúmeras tentações previstas no caminho: justo aquilo que o fará se inscrever na Maratona de Médoc!

Esta maratona em particular tem 23 estações de refresco ao longo de seu percurso, mas em vez das paradas normais de água que você esperaria encontrar, elas são, em verdade, estações de vinho! 

O reabastecimento enológico é opcional, claro, mas sem dar uma bicadinha em um Bordeaux você corre o risco de não compreender o espírito da maratona mais curiosa e festiva da França.

Por outro lado, não se engane com o clima de festa. O percurso acontece em um terreno acidentado e requer bom preparo físico!

O reabastecimento das calorias gastas ficam por conta de iguarias francesas como ostras, queijo e foie gras. Servidos?

Você encontrará isso tudo nas tais paradas de hidratação, localizadas em castelos que dão um clima todo especial à prova.

Só não se empolgue se quiser finalizar a maratona: há um limite de tempo de 6 horas e meia para atravessar a linha de chegada.

A maratona acontece em setembro, em Pauillac, Gironde. A próxima edição está prevista para 10 de setembro de 2022.

Para mais informações, acesse o site oficial: https://www.marathondumedoc.com/

2- Maratona dos Grands Crus

Grand Cru é o nome dado a mais alta classificação dos vinhos da Borgonha e é exatamente em meio aos vinhedos que dão origem a essas iguarias vitiviníferas que a maratona dos Grands Crus acontece.

O percurso cruza as cidades que fazem parte da famosa Route des Grands Grus, classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco. São 42 km percorrendo Dijon, Chenôve, Marsannay-la-Côte, Couchey, Fixin, Brochon, Gevrey-Chambertin, Morey-Saint-Denis, Chambolle-Musigny e Vougeot. 

A cada travessia de cidade, são oferecidas provas de vinho da Borgonha, a região que cultiva alguns dos melhores vinhos do mundo.

O tempo previsto para completar o circuito é de 6 horas, mas o evento inclui também as modalidades meia maratona e 10km e a possibilidade de fazer o percurso de roller!

Aos amadores, como eu, a organização dá a oportunidade de fazer uma pequena corrida de apenas 1km ou de quantos quilômetros você resistir.

A taxa de inscrição para a maratona custa em média 56 euros, mas varia conforme a data em que ela é efetuada. Quanto mais próxima da corrida, mais caro fica.  

A maratona des Grands Crus acontece no primeiro final de semana do mês de outubro. O kit dos participantes prevê barra energética, gel esportivo, sachê de bebida e “outras coisas a descobrir”. Além disso, é claro, o atleta que finalizar a prova receberá a medalha de participação da Marathon des Grands Crus para guardar na estante e na memória.

Aos mais empolgados, a premiação pode ser maior. Um presente surpresa dado a todos os participantes que demonstrarem imaginação e correrem fantasiados. As 10 fantasias mais bonitas, peculiares e originais receberão prêmios da organização.

Sem dúvida, uma boa oportunidade para treinar, testar a si mesmo ou apenas se divertir!

Vamos?

Mais informações em: https://www.marathondesgrandscrus.com/

3- Maratona Internacional do Beaujolais

Aproximadamente dois meses depois da colheita francesa, que geralmente começa em setembro, chega ao mercado o primeiro vinho da safra produzido em uma das sub-regiões de Borgonha, o Beaujolais Nouveau.

A data marca um dos maiores rituais do vinho no mundo inteiro e, na França, a celebração é sinônimo de festa.

Um grande evento festivo – e desportivo! – acontece todos os anos, incluindo na programação 5 corridas e uma caminhada para 18 mil pessoas!

As provas são animadas com a presença de delícias gastronômicas, atrações musicais e, claro, muito vinho. Cobrindo os vinhedos de Beaujolais e tendo a experiência de algumas vistas dos castelos próximos, os corredores podem provar até 15 vinhos de Beaujolais ao longo do percurso.

No final do sábado em que acontecem as provas, há mais celebração: todos se preparam para a “noite da maratona”, uma festa que reúne todos os corredores, a população local e os voluntários envolvidos na organização.

O evento acontece na terceira semana de novembro, em Villefranche, na data que marca o lançamento do Beaujolais Nouveau.

Saiba mais informações sobre a Maratona de Beaujolais no site oficial: https://www.marathondubeaujolais.org/

4- Maratona da Alsácia

Diferentemente das provas anteriores, a maratona da Alsácia acontece antes da colheita da uva, em junho, no início das férias do verão europeu.

O clima ensolarado, as vinhas carregadas e a riqueza do patrimônio alsaciano são o cenário da Maratona dos Vinhos da Alsácia. Nada mal, não é mesmo?

Como se isso não bastasse, os organizadores ainda incentivam os competidores a aproveitar as 12 etapas “gastro-vinícolas”, ricas em especialidades da Alsácia, estrategicamente localizadas entre as 17 pequenas e charmosas cidades por onde passa a prova.

Você será convidado a provar o famoso pretzel alsaciano, a tarte flambée e o delicioso kouglof acompanhado de Pinot Blanc ou o famoso chucrute com Riesling. 

Para encantar jovens e adultos, são propostos percursos diferentes: a maratona, a meia maratona, a prova de 10 quilômetros e a prova infantil. Em todas elas, é comum os atletas irem fantasiados, dando um ar divertido e descontraído a todo o esforço físico necessário para superar as distâncias.

A próxima corrida está prevista para 18 e 19 de junho de 2022, então há bastante tempo para você se programar!

Acesse todos os detalhes em: http://www.marathon-alsace.com/

>  Programe sua viagem à França com a Passagens Promo!

5- Maratona dos Vinhos de Blaye

A Marathon des Vins de Blaye acontece na famosa região de Bordeaux, no mês de maio, em plena primavera.

A prova oferece uma saborosa mistura entre desporto e enoturismo e, como manda a tradição francesa, passa no coração dos vinhedos de uma das mais importantes regiões vinícolas do país.

Ao ritmo dos sons das várias animações musicais, os corredores poderão admirar as paisagens da região, os inúmeros castelos e a Cidadela de Blaye, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Ao longo do percurso, os participantes contam com vários pontos de apoio para recuperar as forças, mas o incentivo começa antes mesmo de calçar o tênis de corrida.

Todos os participantes da Maratona ganham uma caixa com 2 garrafas de Blaye Côtes de Bordeaux (um tinto e um branco), além do almoço após a corrida oferecido com ostras, taças de vinho branco e tinto da denominação Blaye Côtes de Bordeaux.

Para curtir todo o ambiente festivo sem correr a maratona, os organizadores propõem uma caminhada de 10 km nos vinhedos na manhã seguinte à prova oficial, o que achamos uma super ideia para encorajar os novatos do mundo da corrida.

Todos os detalhes da corrida, prevista agora para 14 de maio de 2022, você encontra no site: https://www.marathondesvinsdeblaye.com/

O que você achou da ideia de combinar uma corrida com a chance de viajar e conhecer uma região linda da França e suas maratonas? 

Gastronomia, cultura local e uma oportunidade de desfrutar de algumas das paisagens mais exuberantes da França certamente ajudarão você a superar a distância das maratonas.

Talvez você não quebre nenhum recorde pessoal, mas certamente irá brindar muito à saúde, ao esporte, à diversão e à vida!

Eu já estou comprando meu par de tênis de corrida e você?

Leia também: 

> Principais Regiões Vinícolas da França: onde ficam, quando e por que visitá-las

> Roteiro no Sul da França: o que visitar


Seguros Promo

POSTS RELACIONADOS

Morar

Custo de vida médio para começar a vida na França

14/08/2021
Visitar

As 10 atrações turísticas mais visitadas da França

17/07/2021
Visitar

5 maratonas para amantes da corrida e do vinho na França

16/07/2021