10 curiosidades sobre a Finlândia

10 curiosidades sobre a Finlândia

14.10.2020

Por ser um país fora do mainstream, a Finlândia guarda muitas curiosidades que os viajantes desconhecem! Além disso, é uma cultura muito diferente da nossa brasileira. O que atraí ainda mais atenção para algumas singularidades. Neste artigo, mostrarei 10 curiosidades sobre a Finlândia para te deixar com vontade de visitar este lindo país!

1 – Sauna

A sauna é a única palavra que é escrita e dita da mesma forma ao redor do mundo. Inclusive, a sauna é uma invenção finlandesa da qual se orgulham muito. Existem mais saunas que carros no país e os finlandeses fazem sauna em qualquer época do ano.

A forma tradicional é aguentar a temperatura que pode variar entre 80oC a 100 oC e entrar na água gelada logo em seguida. No inverno, ainda fazem o avanto que vem a ser um buraco no gelo onde mergulham o corpo (não a cabeça) na água abaixo de zero. É bom saber que as saunas públicas pelo país são, em geral, separadas para homens e mulheres. Porém, quando em família, as pessoas vão nuas e juntos para desfrutar deste momento que faz parte da cultura. 

2 – Sapatos

Na Finlândia, você nunca deve entrar na casa de alguém com sapatos. Logo na entrada, há um armário onde todos deixam seus sapatos e permanecem de meias. Você só ficará de sapato se a pessoa permitir ou se for uma grande festa, onde normalmente as pessoas levam dois diferentes: o que chegam da rua e o da festa.

O mesmo acontece nas academias. Você nunca deve entrar com seu sapato da rua, mesmo que esse seja o tênis que usará para treinar. Na verdade, o tênis de treino é usado apenas indoors. A razão para isso é que você não traga sujeira da rua para dentro da própria casa ou da dos outros. Como o inverno dura grande parte do ano, os sapatos da rua deixariam a casa imunda devido à neve, à chuva, ao barro e assim por diante.

3 – Ícones Finlandeses

Papai Noel na Lapônia
Papai Noel (Fonte: Visit Rovaniemi / Visit Finland)

Você sabia que o Papai Noel, a Nokia, a Rovio que fez os Angry Birds, a Supercell que fez o Clash of Clans e o Kimi Raikonnen são todos finlandeses? Olha só quantas curiosidades sobre a Finlândia!

A casa do Papai Noel fica em Rovaniemi, na Lapônia e é uma das principais atrações da região. Inclusive, não é simples ser Papai Noel no país e não existem pessoas vestidas dele por todos os lados. É algo muito tradicional onde ficam apenas em lugares específicos.

A Finlândia também é um dos países mais tecnológicos no mundo. Foi pioneira no desenvolvimento de telefonia móvel e é forte no setor de vídeo games. Além disso, tem o piloto mais experiente em atividade da Formula 1.

4 – Multa de Trânsito

Sabia que levar uma multa de trânsito pode sair bem caro na Finlândia? Sim, porque o valor é calculado através do seu salário anual e se você ganhar bem, a multa pode ser salgada. A multa mais cara foi dada a um executivo da Nokia em 2002 por ter ultrapassado o limite de velocidade. Por isso, ele precisou pagar a bagatela de 116 mil euros por estar a 75km/h numa via que era de 50km/h.

5 – Café

Café

Por incrível que pareça, os finlandeses são os maiores bebedores per capta de café do mundo. Parece surreal pensar isso, principalmente para nós brasileiros que somos exportadores de café e o temos na cultura, não é? Porém, esse posto fica com eles, já que calculam que cada pessoa beba 12 quilos de café por ano.

6 – Salários

Você já teve curiosidade em saber quanto uma pessoa ganha? Aqui este problema não existe. Se alguém realmente quer saber o salário de alguém, basta entrar em contato com o órgão que cuida do imposto de renda –a Receita Federal no Brasil que na Finlândia se chama Vero – e perguntar. Já para as pessoas muito ricas, a renda é divulgada automaticamente todos os anos.

7 – Leite e Piima

Pode soar estranho, mas o tradicional suco que normalmente acompanha as refeições no Brasil, na Finlândia é trocado por água, leite ou piima (que é um tipo de coalhada). Estas são as bebidas mais populares, além de beberem chá ou café logo após de comer.
Essa curiosidades sobre a Finlândia é bem esquisita mesmo 😉

8 – Natureza

A natureza faz parte da cultura e do cotidiano dos finlandeses. Com isso, existe a Lei Everyman’s rights que vem a ser o direito de todos os homens. Ela consiste em permitir que todos usufruam livremente pela natureza, comendo e colhendo frutas vermelhas e cogumelos desde que não a destruam. Com ela, também se pode passar a noite acampando, num motorhome ou num barco, com a condição de não perturbar ou causar danos ao proprietário do local.  

9 – Reciclagem

Os finlandeses são muito ligados à reciclagem e, nas casas, sempre há cestos diferentes na cozinha para separa o lixo. As latas e alguns tipos de garrafas podem, inclusive, ser retornadas nos supermercados em troca de dinheiro. O voucher pode ser utilizado como desconto nas compras ou solicitando o valor em moeda mesmo.

Além disso, o costume de reciclar não fica apenas no lixo. As pessoas consomem muitos produtos de segunda mão, tanto em roupas como em móveis ou utensílios para a casa.

10 – Imóveis

Casas em Porvoo
Casas em Porvoo

Ao alugar ou comprar um imóvel no Brasil, a não ser que ele seja mobiliado, ele sempre virá vazio. Na Finlândia, todas as casas já vem com alguns aparelhos domésticos na cozinha. Ela estará equipada com armários, geladeira, fogão e coifa. Em alguns, ainda há também a máquina de lavar-louça.

Até o próximo post!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Conheça a Finlândia: O lugar mais feliz do mundo!

17/11/2020
Visitar

10 curiosidades sobre a Finlândia

14/10/2020
Visitar

Guia da Aurora Boreal

07/09/2020