10 curiosidades sobre a Finlândia
14.10.2020Por ser um país fora do mainstream, a Finlândia guarda muitas curiosidades que os viajantes desconhecem! Além disso, é uma cultura muito diferente da nossa brasileira. O que atraí ainda mais atenção para algumas singularidades. Neste artigo, mostrarei 10 curiosidades sobre a Finlândia para te deixar com vontade de visitar este lindo país!
1 – Sauna
A sauna é a única palavra que é escrita e dita da mesma forma ao redor do mundo. Inclusive, a sauna é uma invenção finlandesa da qual se orgulham muito. Existem mais saunas que carros no país e os finlandeses fazem sauna em qualquer época do ano.
A forma tradicional é aguentar a temperatura que pode variar entre 80oC a 100 oC e entrar na água gelada logo em seguida. No inverno, ainda fazem o avanto que vem a ser um buraco no gelo onde mergulham o corpo (não a cabeça) na água abaixo de zero. É bom saber que as saunas públicas pelo país são, em geral, separadas para homens e mulheres. Porém, quando em família, as pessoas vão nuas e juntos para desfrutar deste momento que faz parte da cultura.
2 – Sapatos
Na Finlândia, você nunca deve entrar na casa de alguém com sapatos. Logo na entrada, há um armário onde todos deixam seus sapatos e permanecem de meias. Você só ficará de sapato se a pessoa permitir ou se for uma grande festa, onde normalmente as pessoas levam dois diferentes: o que chegam da rua e o da festa.
O mesmo acontece nas academias. Você nunca deve entrar com seu sapato da rua, mesmo que esse seja o tênis que usará para treinar. Na verdade, o tênis de treino é usado apenas indoors. A razão para isso é que você não traga sujeira da rua para dentro da própria casa ou da dos outros. Como o inverno dura grande parte do ano, os sapatos da rua deixariam a casa imunda devido à neve, à chuva, ao barro e assim por diante.
3 – Ícones Finlandeses

Você sabia que o Papai Noel, a Nokia, a Rovio que fez os Angry Birds, a Supercell que fez o Clash of Clans e o Kimi Raikonnen são todos finlandeses? Olha só quantas curiosidades sobre a Finlândia!
A casa do Papai Noel fica em Rovaniemi, na Lapônia e é uma das principais atrações da região. Inclusive, não é simples ser Papai Noel no país e não existem pessoas vestidas dele por todos os lados. É algo muito tradicional onde ficam apenas em lugares específicos.
A Finlândia também é um dos países mais tecnológicos no mundo. Foi pioneira no desenvolvimento de telefonia móvel e é forte no setor de vídeo games. Além disso, tem o piloto mais experiente em atividade da Formula 1.
4 – Multa de Trânsito
Sabia que levar uma multa de trânsito pode sair bem caro na Finlândia? Sim, porque o valor é calculado através do seu salário anual e se você ganhar bem, a multa pode ser salgada. A multa mais cara foi dada a um executivo da Nokia em 2002 por ter ultrapassado o limite de velocidade. Por isso, ele precisou pagar a bagatela de 116 mil euros por estar a 75km/h numa via que era de 50km/h.
5 – Café

Por incrível que pareça, os finlandeses são os maiores bebedores per capta de café do mundo. Parece surreal pensar isso, principalmente para nós brasileiros que somos exportadores de café e o temos na cultura, não é? Porém, esse posto fica com eles, já que calculam que cada pessoa beba 12 quilos de café por ano.
6 – Salários
Você já teve curiosidade em saber quanto uma pessoa ganha? Aqui este problema não existe. Se alguém realmente quer saber o salário de alguém, basta entrar em contato com o órgão que cuida do imposto de renda –a Receita Federal no Brasil que na Finlândia se chama Vero – e perguntar. Já para as pessoas muito ricas, a renda é divulgada automaticamente todos os anos.
7 – Leite e Piima
Pode soar estranho, mas o tradicional suco que normalmente acompanha as refeições no Brasil, na Finlândia é trocado por água, leite ou piima (que é um tipo de coalhada). Estas são as bebidas mais populares, além de beberem chá ou café logo após de comer.
Essa curiosidades sobre a Finlândia é bem esquisita mesmo 😉
8 – Natureza
A natureza faz parte da cultura e do cotidiano dos finlandeses. Com isso, existe a Lei Everyman’s rights que vem a ser o direito de todos os homens. Ela consiste em permitir que todos usufruam livremente pela natureza, comendo e colhendo frutas vermelhas e cogumelos desde que não a destruam. Com ela, também se pode passar a noite acampando, num motorhome ou num barco, com a condição de não perturbar ou causar danos ao proprietário do local.
9 – Reciclagem
Os finlandeses são muito ligados à reciclagem e, nas casas, sempre há cestos diferentes na cozinha para separa o lixo. As latas e alguns tipos de garrafas podem, inclusive, ser retornadas nos supermercados em troca de dinheiro. O voucher pode ser utilizado como desconto nas compras ou solicitando o valor em moeda mesmo.
Além disso, o costume de reciclar não fica apenas no lixo. As pessoas consomem muitos produtos de segunda mão, tanto em roupas como em móveis ou utensílios para a casa.
10 – Imóveis

Ao alugar ou comprar um imóvel no Brasil, a não ser que ele seja mobiliado, ele sempre virá vazio. Na Finlândia, todas as casas já vem com alguns aparelhos domésticos na cozinha. Ela estará equipada com armários, geladeira, fogão e coifa. Em alguns, ainda há também a máquina de lavar-louça.
Até o próximo post!