Melhor época para viajar em família para a Europa

Melhor época para viajar em família para a Europa

09.05.2020

Toda oportunidade de viajar em família para a Europa é válida, afinal, a imersão cultural e facilidade de locomoção estão garantidos. E, independentemente do estilo da sua família ou até mesmo da idade dos seus filhos, sempre há lugares para visitar, novidades para explorar e um roteiro repleto de atividades para realizarem juntos.

Diferente do que estamos acostumados aqui no Brasil, sabemos que a Europa tem climas extremos durante o ano – ou muito calor, ou muito frio. E, durante o planejamento de uma viagem em família para a Europa é muito importante que isso seja levado em consideração.

Inclusive, o roteiro é algo muito importante para a realização de uma viagem e ensinamos a montar o seu aqui.

Com climas sempre contrárias da América do Sul, as estações do ano por lá ocorrem nas seguintes datas:

Primavera: 21 de março até 20 junho;

Verão: 21 de junho até 20 setembro;

Outono: 21 de setembro até 20 de dezembro;

Inverno: 21 de dezembro até 20 de março.

Como estamos falando de todo o continente europeu – até porque é impossível realizar a visita em apenas um único país, né? Neste caso, é comum algumas variações de clima entre os países – alguns com o inverno mais intenso do que outros, acontecendo o mesmo durante o verão.

Então, quando é a melhor época para viajar em família para a Europa?

A resposta para essa pergunta é que depende. Depende do que você busca nessa viagem com a família para a Europa. Mas também é importante levar alguns pontos em consideração ao montar seu roteiro:

Verão:

Europa no verão
  • Este é o período perfeito para quem busca fugir do inverno aqui do Brasil. Apesar de não ser rigoroso, é uma ótima oportunidade de aproveitar o período de férias daqui e optar por viajar em família para a Europa. Com as estações opostas, dá para garantir a experiência de “dois verões” em um único ano!
  • Sabemos que essa época é muito esperada pelos europeus, que passam meses enfrentando dias bastante gelados. Portanto, é durante o período de calor que há mais concentração de pessoas nas ruas, nos parques. Lembrando que este também é o período de férias escolares;
  • É no verão também que a impressão que o dia dura mais tempo que o normal acontece. Como lá eles ainda têm horário de verão, é comum que o Sol se ponha lá pelas 22h da noite, tornando o dia ainda mais proveitoso;
  • O Verão também fica responsável por ser o período de grandes festivais e shows. Naturalmente, o clima mais quente e tranquilo oferece ainda mais diversão e conforto para curtir lugares abertos. O mesmo vale para passeios em parques;
  • Para quem visita lugares com praia, como Grécia e Itália, evidentemente o verão é a melhor época para se viajar com a família, trazendo toda a liberdade de curtir este momento quente e ao ar livre.
  • Mas nem tudo são flores. Este é um período mais caro para se viajar, uma vez que atrai tantos turistas no continente. E com a grande movimentação, as filas tanto em restaurantes quanto em museus e eventos turísticos estão garantidas.

Inverno…

Europa no inverno
  • Quem optar por viajar nesse período, precisa estar bastante preparado para os dias frios com agasalhos, luvas, botas e todo tipo de vestimenta adequada. Em alguns casos, preparar-se para lidar com a neve também. 
  • Uma das desvantagens em viajar no inverno é que há diversos pontos turísticos fechados, justamente por conta do frio. Então, pesquisar sobre as datas de funcionamento dos locais pode ajudar bastante na escolha. 
  • Em contrapartida, no período de inverno, alguns países fazem algumas feiras especiais. Os lagos se tornam pista de patinação no gelo e várias outras atrações são realizadas. Portanto, vale pesquisar aquilo que se adequa mais ao perfil da sua família e do tipo de viagem que você deseja realizar na Europa.
  • Andar pela cidade pode tornar-se uma experiência mais gelada, porém, ainda é uma opção válida e o “frio” só vai se intensificar enquanto você estiver caminhando pelas ruas mesmo. Mercados, restaurantes, lojas e todos os demais comércios têm aquecimento. Quando o frio ficar mais forte, vale a pena fazer uma pausa em algum café, aproveitar uma bebida quente e esquentar o corpo.
  • Falamos das férias de julho das escolas, mas também existe a opção das férias de fim de ano que contempla a experiência do Natal e Ano Novo. E na Europa, neste período as cidades estão enfeitadas exatamente como vemos nos filmes. A opção é válida para quem prefere fugir do calor, rs.

Primavera e Outono

  • As duas estações podem ser consideradas mais “neutras”, afinal, são os responsáveis pela transição entre os extremos. 
  • Sendo assim, os dois são considerados épocas excelentes para viajar, por serem menos intensos, e ainda acompanham cada item citado acima, de forma que a Primavera é relacionada ao Verão, e o Outono, ao Inverno.

Sabemos que é difícil escolher a melhor época para viajar com a família para a Europa, visto que há tantas vantagens e desvantagens para todas as opções. Portanto, a dica mais importante de tudo isso é entender o que a família deseja em uma viagem. Visita a parques, piqueniques à tarde e aproveitar a luz do dia! Ou, então, conhecer a neve, patinar no gelo e aproveitar a cidade mais vazia e tranquila?

Depois de decidir a melhor época, compartilhe com a gente ☺ vamos adorar saber!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Roteiro pela Bélgica

12/10/2020
Visitar

5 parques temáticos mais visitados da Europa

05/10/2020
Visitar

Tour pela Europa de Trem

25/09/2020