Vai dirigir no inverno europeu? Veja dicas

Vai dirigir no inverno europeu? Veja dicas

19.01.2022

Se você está planejando uma viagem à Europa durante o inverno e pretende dar um giro de carro é preciso ter atenção redobrada, não apenas na hora de dirigir, mas também no momento de organizar a sua viagem.

Durante o inverno, muitas cidades europeias estão sujeitas ao mau tempo, com neblina, chuva intensa e também neve. 

E é nessa última situação que para nós brasileiros a estrada fica ainda mais perigosa. Como não estamos acostumados a essa situação no trânsito, é fácil cometer alguns deslizes. Literalmente.

Por isso trouxemos algumas dicas que aprendemos viajando há alguns anos de carro pela Europa e também com nossos amigos que moram em locais com condições climáticas adversas.

Esperamos mesmo que elas ajudem você que vai dirigir no inverno europeu. Boa leitura e excelente viagem!

Family on a winter road trip

Nem pense duas vezes: alugue pneus de inverno

As regras quanto à obrigatoriedade de uso de pneus de neve na Europa variam de país para país.

Enquanto em alguns há obrigação do uso de pneus para neve por um período específico, em outros são necessários apenas na presença de certas condições climáticas (gelo, geada ou neve) ou a menos que um sinal de trânsito os exija.

Por isso, se você for cruzar vários países com o mesmo carro alugado, é bom se assegurar que ele esteja com os pneus de inverno e em condições de trafegar em todos eles.

Da mesma forma, mesmo que você permaneça em um mesmo país, vale se atentar a essa dica. É melhor estar preparado caso você decida conhecer algum destino não previsto de última hora, certo? Ele é essencial se você está a caminho de alguma estação de esqui ou região montanhosa, por exemplo.

Ademais, a tração entre os pneus e a estrada determina o quão bem um veículo roda, vira e pára, e é crucial para uma condução segura no inverno. Por isso, optar pelos pneus de inverno é muito importante.

Assim, na hora de alugar o carro para viajar no inverno pela Europa, preste atenção no que você tem direito ao contratar o aluguel pelo preço básico de locação. 

Algumas locadoras já trazem na descrição a indicação de “pneus de inverno inclusos”, mas em alguns casos é preciso dar uma olhada nos equipamentos opcionais. 

As locadoras costumam ter um “kit de inverno” disponível para a locação. 

Já contratou seu Seguro Viagem? Ele custa pouco e garante uma viagem tranquila. Faça a sua cotação com a Seguros Promo e garanta o melhor preço!


Seguros Promo

Antes de botar o pé na estrada: fique atento às condições climáticas

Bem, você decidiu viajar à Europa no inverno; você sabe de antemão que as temperaturas não serão muito altas. 

Mas além do frio, é preciso estar atento às intempéries, muito comuns nessa estação do ano no velho continente.

Falamos de neblina, de chuva e, claro, de neve.

No último caso, é preciso ter ainda mais cautela.

No momento em que escrevemos esse artigo, 3.500 pessoas tiveram que ser resgatadas de seus carros por conta de uma intensa nevasca em Atenas.

A cidade virou um caos em poucas horas, com todas as estradas interditadas. 

Portanto, não subestime a força da natureza e prepare-se para dirigir no inverno.

Em uma situação como essa, alguns cuidados tomados antes mesmo de pegar a estrada fazem toda a diferença na hora de lidar com a emergência. Anote essas dicas:

  • Planeje seu roteiro com antecedência;
  • Evite dirigir cansado;
  • Procure obter atualizações sobre as condições das estradas na região para a qual você está indo;
  • Planeje sua hora de chegada a um destino levando em consideração quaisquer atrasos devido a tráfego mais lento, visibilidade reduzida, bloqueios de estradas, etc.;
  • Escolha roupas quentes e confortáveis;
  • Leve alimentos e água;
  • Deixe seu celular carregado antes da partida. Vale a pena anotar o endereço final e outras informações importantes da sua viagem em um papel para o caso de ficar sem bateria no caminho;
  • Não deixe o nível de combustível ficar muito baixo. O tempo de condução até o próximo posto de gasolina pode demorar muito mais do que você esperava;
  • Se a previsão é de baixas temperaturas, no momento em que passar no posto de combustíveis, adquira um raspador de gelo e um líquido de limpador de para-brisa apropriado para temperaturas abaixo de zero.
  • Por fim, verifique se a pressão dos pneus está dentro dos níveis recomendados pelo fabricante do veículo (o manual do carro deve estar no porta-luvas). A pressão dos pneus cai conforme há queda de temperatura.

Quer saber como viajar pela Europa de carro sem gastar muito? Nesse vídeo reunimos várias dicas!

Inverno europeu: como dirigir na neve?

Dirigir em clima de inverno – com neve, gelo, molhado e frio – é um grande desafio para os motoristas.

Aqui estão algumas dicas para dirigir na neve com segurança:

  • Antes de mais nada, limpe a neve de todas as janelas, espelhos e faróis para ter total visibilidade e ser visível para outras pessoas;
  • Retire a neve também que se formou no capô para evitar qualquer queda de neve no seu pára-brisa durante a viagem;
  • Coloque a ventilação na direção do para-brisa para descongelar os limpadores;
  • Na hora de dar a partida, engrene a primeira marcha e lentamente tire o pé da embreagem para evitar patinar na neve ou no gelo; 
  • Minimize as distrações e esteja em alerta. Dirigir na neve exige atenção total;
  • Fique atento e pronto para antecipar os movimentos. Identifique com antecedência quando vai ter que frear para ter tempo de parar e evitar travar as rodas.
  • Mantenhas grandes distâncias de segurança dos demais carros e antecipe a frenagem para que ela seja suave e não trave as rodas;
  • Ao se aproximar das curvas, reduza sua velocidade. Uma vez na curva, segure para limitar a perda de aderência dos pneus;
  • Use freio motor nas descidas para diminuir a velocidade;
  • Se sentir que o carro está deslizando, não mude de repente, acelere ou freie repentinamente. Solte os pedais e segure firme o volante;
  • Tenha cuidado redobrado ao trocar de faixa, principalmente se houver acúmulo de neve entre as pistas. Deixe pelo menos o triplo de distância dos carros a sua frente  para evitar colisões. 
  • Mesmo ao trafegar em pista simples, aumente sua distância de segurança do veículo à sua frente. Considere que a distância de parada em uma estrada com gelo é o dobro da distância de parada em uma estrada seca. 
  • Dirija com movimentos suaves. Mudar de  direção rapidamente, frear ou acelerar com muita força pode causar derrapagens.
  • Na neve, os pneus não respondem bem aos movimentos simultâneos de conversão e frenagem. Portanto, freie antes e depois faça a curva em baixa velocidade.
  • A estrada não estará do mesmo jeito em grandes trajetos. Pontes, estradas próximas a rios e trechos sombreados tendem a formar gelo primeiro. Esteja atento a esses locais e diminua a velocidade.

Ademais, fique atento à temperatura e tenha ainda mais cuidado quando ela estiver próxima a zero do que em temperaturas negativas. Próxima a zero, o gelo começa a derreter e formar uma camada de água, extremamente escorregadia. Reforce todos os cuidados acima nessa situação.

E vale reforçar a dica mais importante: desacelere. 

Conduzir a velocidades reduzidas é a melhor medida de precaução em estradas escorregadias.

Ficar de olho na meteorologia e ter precaução extra vai garantir que a sua viagem nas estradas da Europa seja muito mais tranquila.

Claro, quando as condições da estrada são difíceis, o jeito é remanejar sua rota: é mais seguro não pegar a estrada de jeito nenhum.

Leia também: Viajar de carro pela Europa: vantagens e desafios