Roteiro no leste europeu, conheça destinos incríveis
22.09.2020Fazer um roteiro no leste europeu está se tornando cada vez mais popular entre os viajantes de todo o mundo. A ideia de visitar lugares incríveis, seguros, cultural e historicamente ricos por um preço bacana agrada muita gente!
Também te balança?
Pois saiba que em menos de 2 semanas é possível ter uma bela experiência aos encantos do Leste Europeu. Nesse post, combinamos os destaques da República Tcheca, Polônia e Hungria para quem deseja conhecer o essencial da Europa Oriental.
Nosso roteiro no Leste Europeu sugerido é de 10 dias e é perfeito para quem quer ver o melhor que a região tem a oferecer, mas não têm muito tempo para sair das grandes cidades e ou desbravar destinos menos conhecidos, ou seja, ótimo se é a sua primeira vez pela Europa Oriental!
Bora viajar com a gente por esse roteiro no leste europeu?
Dia 1-2: Varsóvia, Polônia

Comece com dois dias na dinâmica Varsóvia, visitando as lindas praças e os parques reais no seu renovado centro histórico.
A capital da Polônia sofreu enormes danos durante a Segunda Guerra, mas hoje é uma cidade completamente reconstruída, vibrante e conhecida por sua atmosfera amigável.
Um ótimo start para sua visita é caminhar pela principal rua da cidade, a Krakowiskie Przedmiescie para começar o passeio pela Rota Real até o Castelo e a Cidade Antiga.
O que visitar em Varsóvia, Polônia:
- Parque Łazienki
- Praça do Mercado da Cidade Velha
- Museu da Revolta de Varsóvia
- Palácio da Cultura e Ciência
- A Tumba do Soldado Desconhecido
- Memorial do Gueto Judaico
Entre uma atração e outra, não deixe de se deliciar com esse destino provando muitos pierogies, o prato nacional do país.
Dia 3-5: Cracóvia, Polônia

No terceiro dia, siga de trem para a Polônia para chegar à Cracóvia e prepare-se porque há muito o que fazer na cidade!
Ao longo de dois dias, percorra a pé as principais áreas da cidade velha, como a imponente Rynek Główny, considerada a maior praça medieval da Europa. Visite o Castelo de Wawel, pelo bairro de Kazimierz, o antigo bairro judeu.
Outra opção muito interessante é fazer uma viagem de um dia inteiro à Auschwitz, o fatídico lugar onde ocorreram eventos horríveis durante a Segunda Guerra Mundial. Nesse caso, é altamente recomendado fazer um passeio guiado de um dia inteiro. A facilidade é que muitos pacotes incluem transporte de ida e volta de Cracóvia, um guia que fala inglês, bem como um passeio pelo memorial, museu e visitas ao campo de concentração. Fácil e sem stress!
O que visitar em Cracóvia, Polônia:
- A praça principal de Cracóvia
- O Castelo Wawel
- As minas de sal de Wieliczka (a cidade fica a apenas 15 km de Cracóvia e o passeio vale muito a pena!)
- A Fábrica de Oskar Schindler
- Viagem de um dia para o campo de concentração de Auschwitz
- O histórico bairro judeu de Kazimierz
- A Basílica de São Francisco
E quando bater aquela fome, se renda a um obwarzanek, o pão trançado tradicional da Cracóvia, característico por suas sementes de papoula e gergelim.
Dia 6-8: Budapeste, Hungria

Hora de dar adeus à Polônia e chegar ao segundo país do roteiro. A capital da Hungria é pitoresca, linda e com muitas coisas incríveis para fazer!
Especialmente adorada pelos jovens, Budapeste é super animada, repleta de cafés, bares e festas. Mas a principal atração da capital faz muito sucesso também com os turistas mais experientes: são os banhos termais.
Os spas de Budapeste são super tradicionais e frequentados não apenas pelos turistas, mas também pelos húngaros. Diz a lenda que a sua viagem ao leste europeu não estará completa se você não entrar em uma das piscinas de águas termais de Budapeste.
O que visitar em Budapeste, Hungria:
- Basílica de Santo Estêvão
- As termas de Budapeste (vá a Gellert e Széchenyi)
- Parlamento húngaro
- Calçadão do Danúbio (e confira os sapatos infames)
- A Praça dos Heróis
- O Bastião dos Pescadores
- A Sinagoga da Rua Dohány
- Castelo de Buda
- Museu Nacional Húngaro
Incluia no roteiro, ainda, uma passadinha no Great Market Hall e prove o Lángos, o quitute frito preferido dos húngaros.
Dia 8-10: Praga, República Tcheca

Termine sua viagem pelo leste europeu por Praga, uma mina de ouro da história e da cultura que parece ter saída de um conto de fadas! Passe dois dias absorvendo a Cidade Velha, o bairro de Malá Strana e o castelo Hradčany, no topo da colina.
Para quem quer ter uma outra vista da cidade, a sugestão é fazer um cruzeiro de barco pelo rio Moldava.
O que visitar em Praga, República Tcheca:
- A Cidade Velha
- O Castelo de Praga
- O Bairro Judeu do Gueto
- A Torre do Relógio Astronômico
- A Ponte Carlos
- A Catedral de São Vito
- O Museu KGB
- O muro de Lennon
E quando bater aquela fome, fique de olho nos restaurantes de comida típica e se delicie provando o Svíčková. Feito a base de contrafilé e legumes, é um dos pratos mais populares da República Checa.
Então? Já está de malas prontas para o Leste Europeu? Confira ainda nossas dicas finais:
- Esse é um itinerário com foco urbano, passando as noites em cidades grandes, onde é fácil se locomover.
- Você pode fazer todo o roteiro utilizando transporte público. Nossa sugestão? Vá de trem.
- Atualmente não há vôos diretos saindo do Brasil para as cidades listadas acima. Os destinos mais próximos são Alemanha e Suíça. O ideal, portanto, é comprar uma passagem já com o trajeto completo, na modalidade múltiplos destinos, onde a chegada e a partida de volta não precisam necessariamente ser do mesmo lugar. E, se o primeiro voo atrasar e você perder o segundo, a companhia aérea se responsabiliza por encontrar um outro voo para você.
- A temporada com maior número de turistas no leste europeu vai de maio a setembro. Nesses meses, o clima é mais agradável e os dias são mais longos. Além disso, as cidades contam com mais atrações, show e espetáculos durante o verão europeu.
- Para quem quer fugir das multidões, a primavera e o outono são provavelmente a melhor época para viajar pela Europa Oriental.
- Quer ficar tranquilo e não se incomodar com imprevistos? Não importa o destino, é sempre uma boa ideia fazer um seguro de viagem internacional antes de viajar.
Aí está, um super roteiro de 10 dias pelo leste europeu passando por 3 países incríveis. Agora é só fazer as malas e se preparar para conhecer ao vivo essas cidades agitadas com toques históricos e muita coisa legal para fazer!
Gostou das dicas? Confira ainda nossos posts sobre: