Roteiro em Edimburgo: o que fazer na capital da Escócia

Roteiro em Edimburgo: o que fazer na capital da Escócia

12.02.2021

A capital da Escócia é, sem dúvida, uma daquelas cidades que você precisa visitar na sua viagem pela Europa. Com ruas históricas, a arte e a cultura transbordam por lá, por isso pensamos em um roteiro em Edimburgo ideal para quando você for visitá-la. Confira tudo a seguir!

Sobre Edimburgo

Edimburgo é a capital da Escócia, um dos países do Reino Unido (Irlanda do Norte, Inglaterra, Escócia e País de Gales). Com aproximadamente 500 mil habitantes, Edimburgo transpira história e, ao visitá-la, você parece fazer uma viagem no tempo.

Capital da Escócia

Seja pelo Castelo de Edimburgo ou por suas ruas históricas e medievais, é certo que Edimburgo é um importante centro econômico e cultural. Aliás, o Festival de Edimburgo coloca a capital escocesa na rota dos grandes eventos mundiais, além de na cidade estar uma das mais importantes e prestigiadas universidades europeias, Universidade de Edimburgo.

Cultura e tradições da Inglaterra: descubra as principais. 

Clima em Edimburgo

Por se localizar no Norte do Reino Unido, podemos afirmar que Edimburgo é uma cidade fria. Para você ter uma ideia, nos meses de inverno dificilmente as temperaturas são superiores aos 6ºC, mas estão sempre pertinho de 0ºC.

E se você é daquelas pessoas encaloradas, nos meses mais quentes do ano (Primavera e Verão), raramente os termômetros marcam mais do que 20ºC. De ressaltar que a temperatura média anual em Edimburgo é de 8,3°C.

Outra curiosidade é que não existe um período em que chove mais ou menos. A chuva é praticamente constante, em termos de quantidade, durante todos os meses do ano. Abril é o mais “seco” e, em média, chove 41 mm, porém o mês mais chuvoso é setembro e a quantidade média de chuva é de 66 mm.

Descubra 15 curiosidades sobre a Rainha da Inglaterra.

Melhor época do ano para visitar

Geralmente atribuímos como melhor época do ano os meses de verão. Isso porque os dias são mais quentes, secos e ensolarados. Porém, como isso não é uma realidade em Edimburgo e como praticamente chove sempre, a Primavera e o Verão são mais indicados por conta das temperaturas um pouco mais altas.

Com roupas impermeáveis e boas botas você consegue visitar a cidade em todas as épocas do ano. 

Roteiro em Edimburgo: o que fazer na capital da Escócia?

Pensar um roteiro é Edimburgo é fácil. Isso porque a cidade é pequena e as principais atrações estão localizadas na parte central. Sendo assim, em poucos dias você consegue visitar quase tudo e aproveitar bastante.

Uma dica de ouro é caprichar no calçado e no guarda-chuva ou jaqueta impermeável e bater perna. Como tudo é relativamente perto, você pode se deslocar pela Old Town e New Town a pé, por isso confira nosso roteiro em Edimburgo:

Roteiro em Edimburgo de 2 dias

Dia 1

Dependendo do seu estilo de viagem (e disponibilidade financeira), dois dias podem ser suficientes para um roteiro em Edimburgo. No primeiro dia, comece pelo famoso Castelo de Edimburgo, a atração mais visitada de toda a Escócia.

Castelo de Edimburgo

O Castelo é lindo e com muitas histórias, porém por ser enorme você precisará dedicar umas três horas para ver tudo. O que é legal é que o Castelo de Edimburgo fica numa colina e nela você consegue ver a cidade e o mar.

Localizado em uma das ruas mais bonitas da Europa, a Royal Mile em Old Town, você pode aproveitar a ida ao castelo para conhecer outros locais sensacionais. Os edifícios em estilo gótico são históricos e você não se cansará de tirar belas fotos por lá.

Na mesma rua você pode visitar a Catedral de St. Giles, a fonte de máscaras e o edifício The Hub, um prédio com arquitetura clássica vitoriana. Sem contar que você sempre verá cidadãos escoceses vestidos de kilt, a clássica saia escocesa e tocando gaita de fole.

Catedral de St. Giles

Na outra ponta da rua você encontra o Palácio de Holyrood, a residência oficial da Rainha na Escócia. Em resumo, se o seu tempo é curto, vá para a Royal Mile e caminhe por ela de ponta a ponta que será muito proveitoso.

Viajando pela Europa de carro: veja dicas do que organizar.

Dia 2

Depois de dedicar praticamente o primeiro dia para “matar” a Royal Mile, não se impressione se precisar voltar. É que ela é uma rua sensacional mesmo e não tem jeito. Porém, no segundo dia vá até a Princes Street para visitar as atrações da New Town.

Na Princes Street você encontra o Monumento Scott e a torre (com 60 metros de altura) está lá como uma homenagem ao escritor escocês Sir Walter Scott. Bem pertinho está o Princes Street Gardens, um parque muito bonito e que você pode aproveitar para dar uma descansada.

Monumento Scott

O parque se divide no The Mound, um espaço que fica no meio entre a Old Town e a New Town. Ali você tem museus muito importantes como o Royal Scottish Academy, a National Gallery of Scotland e o Museum on The Mound. As entradas são gratuitas.

Ainda nas proximidades da Princes Street, é possível chegar ao Calton Hill. Na colina estão monumentos neoclássicos como Monumento Nacional e o Monumento Nelson. Também está o observatório astronômico.

Veja também a importância de ter um seguro viagem para a Europa.

Roteiro em Edimburgo de 3 dias

Considerando que você vai ficar mais e quer roteiro em Edimburgo para o terceiro dia, concentre seus esforços em visitar e conhecer o Museu Nacional da Escócia e o Greyfriars Bobby’s Bar.

O Museu Nacional fica em Old Town e nele você pode visitar e conhecer mais sobre a geologia escocesa, a história natural, tecnologia, arte e ciência. Sem contar que no Museu Nacional da Escócia você pode visitar e ver o corpo embalsamado da mundialmente conhecida Ovelha Dolly, o primeiro clone do mundo.

Depois do museu, vá até o Greyfriars Bobby’s Bar, pois ele é considerado um dos pubs mais famosos de Edimburgo. Aliás, o pub fica bem próximo do cemitério Greyfriars, outro lugar sombrio, mas maravilhoso.

Para acabar o terceiro dia de passeio e roteiro em Edimburgo, nada como um pub crowl. Caminhar pela cidade entrando em pubs para experimentar as melhores cervejas e, claro, curtir um pouco da vida noturna que a capital escocesa oferece.

Outras dicas de roteiro em Edimburgo

Para finalizar, se você gosta de Harry Potter, não esqueça que a autora J.K Rowling se inspirou muito na cidade para criar a sua saga. Pois é, por lá você pode até fazer um tour gratuito e caminhando pela cidade e passando por locais como o cemitério Greyfriars.

Harry Potter

No local você verá um portão que chega na parte de trás da George Heriot’s School, a escola que inspirou Rowling durante a criação e desenvolvimento de Hogwarts. Também é possível visitar e conhecer a cafeteria Elephant House, onde a autora começou a escrever a obra e bem pertinho do Castelo de Edimburgo está o City of Chambers, onde J.K. Rowling deixou marcada sua mão no piso.

Conheça também os melhores destinos para ski na Europa.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Programas de inverno na Europa: as melhores atrações para os dias frios

18/02/2021
Visitar

Roteiro em Edimburgo: o que fazer na capital da Escócia

12/02/2021
Visitar

Norte da Europa: países que você precisa conhecer

09/02/2021