Norte da Europa: países que você precisa conhecer

Norte da Europa: países que você precisa conhecer

09.02.2021

Quando falamos em viajar, nunca pensamos no norte da Europa, quase sempre nos referimos aos países que fazem limite com o mar mediterrâneo. Portugal, França, Espanha e Itália estão entre os principais destinos turísticos dos brasileiros.

Mas o segundo menor continente do planeta reserva outras regiões de surpreender e encantar qualquer turista. 

É só pensar nas praias e montanhas dos Bálcãs, da rica história dos países do leste europeu e da modernidade vibrante das nações de onde antes viviam os povos germânicos bárbaros.

Dá vontade de conhecer tudo, não dá?

E nesse nosso afã de desbravar todo o velho continente, hoje nós vamos te levar para viajar pelo norte da Europa, com uma seleção especial de 3 países nórdicos que você precisa conhecer.

Prepare a sua jaqueta mais quente, a sua bota de neve e venha com a gente descobrir um pouco mais desta região fantástica que é o norte da Europa. 

Norte da Europa: países e principais características

Noruega

Você sabe exatamente quais são os países que fazem parte do norte da Europa? 

Se faz tempo que as aulas de geografia não fazem mais parte da sua rotina, nós vamos refrescar a sua memória. 

Segundo a divisão estatística da ONU, o norte da Europa corresponde à região geográfica composta pelos seguintes países:

  • Dinamarca
  • Noruega
  • Suécia 
  • Finlândia
  • Estônia
  • Letônia
  • Lituânia
  • Irlanda
  • Reino Unido, o agrupamento político formado por Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte 
  • Islândia 

A lista acima contempla uma das regiões mais bonitas do planeta, com fenômenos naturais singulares e paisagens intocadas, com lagos e fiordes impressionantes. 

É uma região igualmente rica em descobertas culturais, onde celtas e vikings deixaram uma história cercada de muitos mistérios, através de contos e lendas curiosas que instigam os visitantes.

Além disso, o norte da Europa é o lar de alguns dos países mais prósperos do mundo, tanto em termos econômicos como em progresso social. 

Diz aí, quem não quer conhecer um lugar assim?

Para você que está planejando uma visita ao “topo do mundo”, aqui vão algumas informações importantes para você.

O Clima no norte da Europa: quando é melhor visitar

Frio na Europa

Frio! É essa a palavra que vem à cabeça logo depois que pronunciamos “norte da Europa”.   

Afinal, a região mais ao norte do velho continente é marcada pelo clima glacial, com temperaturas muito baixas ou inferiores a zero grau. 

Nessa região, os verões costumam ser curtos e os invernos bem rigorosos, com termômetros marcando entre -15 e -5 °C. Nos meses mais quentes, entre julho e agosto, as temperaturas são mais amenas, variando entre 8 e 22 °C.

Portanto, na hora de comprar seu bilhete aéreo, pense no clima que quer enfrentar. O frio tem a sua beleza e é inevitável para quem deseja assistir ao espetáculo da aurora boreal, mas o verão, além de ser mais agradável, pode te dar a oportunidade única de ver o sol da meia-noite.

Ficou na dúvida, né? 

Pois é, a boa notícia é essa: você terá que voltar ao norte da Europa mais vezes.

Norte da Europa: como chegar 

O único ponto de aterrissagem de voos diretos do Brasil no norte da Europa é Londres. Assim, para quem quer conhecer a região, as opções são partir da terra da rainha ou fazer escalas em outros países europeus. 

Se você está pensando em conciliar uma alternativa terrestre, saiba que a região está interligada com o restante da Europa por rede férrea, mas dependendo do local de desembarque e do destino escolhido, fazer o trajeto de trem não é recomendável para quem tem tempo contado na hora de viajar.

É claro que essa pode ser uma boa opção para quem desce em Paris e quer ir apenas até a Inglaterra. Porém, para quem desembarca em Madrid, por exemplo, uma viagem de trem até a Dinamarca levará mais de vinte e quatro horas e inúmeras paradas no meio do caminho. De avião, o mesmo percurso é feito em seis horas.

Assim, considerando a localização isolada dos países do norte da Europa, regra geral, a melhor opção de transporte é mesmo o avião. Já estando dentro das fronteiras do seu país nórdico escolhido, aí sim, o trem é um ótimo aliado. 

Leia também: Viagem de trem pela Europa: roteiros de tirar o fôlego

Países que você precisa conhecer no norte da Europa

Para quem pretende viajar para a Europa Setentrional tem um primeiro grande desafio: com tantos destinos interessantes, é difícil escolher quais países do Norte da Europa conhecer primeiro! 

Mas se você está procurando uma nova inspiração para sua próxima viagem, nós vamos te ajudar.

Abaixo, nós listamos 3 países do norte da Europa que você precisa conhecer

Role a página para descobrir quais são e porque eles foram os nossos escolhidos.

NORUEGA

Bandeira da Noruega

Você possivelmente conhece a Noruega pelas clássicas fotos dos longos braços do mar do norte adentrando montanhas majestosas e formando uma das principais atrações do país: os fiordes

De fato, são eles os reais motivos de uma visita à Noruega, dona do título de litoral mais bonito da Escandinávia, segundo a National Geographic.

Os mais impressionantes são os fiordes de Nærøyfjord, Sognefjord, Lysefjord, Geirangerfjord que podem ser descobertos de barco, em trilhas para caminhadas ou em rotas turísticas.

O ponto de partida ideal para quem quiser conhecê-los é a cidade de Bergen, mas outra cidade norueguesa merece destaque no seu roteiro.

Estamos falando de Tromsø, a capital não oficial do norte da Noruega, o lugar recomendado para quem quer ver as luzes do norte, a famosa aurora boreal. O fenômeno é mais visível entre os meses de novembro a março. 

Seja em meio as trilhas sobre os fiordes no verão ou em perseguição da aurora no inverno, a Noruega também merece ser explorada gastronomicamente.

Existem muitas experiências exóticas para saborear em toda a Noruega, cuja culinária é caracterizada principalmente pelos seus peixes e frutos-do-mar. É famosa pelo seu salmão, mas também pelo bacalhau seco e o enorme caranguejo-real, além das carnes de caça, como alce ou rena. 

Resumindo, se você é um viajante apaixonado por gastronomia e por natureza selvagem, a Noruega é o destino perfeito para você.

FINLÂNDIA

Bandeira da Finlândia

Que tal conhecer o país mais feliz do mundo?

A Finlândia ficou em primeiro lugar no Relatório de Felicidade Mundial de 2020 da ONU e não é a primeira vez que isso acontece. Na verdade, é o terceiro ano consecutivo que esse país do norte da Europa fica em primeiro lugar no ranking de países mais felizes do mundo.

De acordo com o Relatório, a classificação é baseada na qualidade e expectativa de vida, além de valores atrelados à vida em sociedade, como assistência social, conexões confiáveis, liberdade e a generosidade das pessoas.

Assim, uma viagem à Finlândia deve ser aproveitada em todas as suas nuances. Não apenas as paisagens densamente arborizadas, a capital vibrante, Helsinque, mas as pessoas que habitam o país que tornam uma viagem especial à Finlândia.

E ao menos uma delas você já ouviu falar muito, há bastante tempo e estará prestes a conhecer pessoalmente: o Papai Noel na Lapônia finlandesa!

Para uma verdadeira aventura ártica, viaje no inverno e desfrute de atividades como passeios de trenó puxado por cães, motos de neve, passeios com renas, além é claro, de conhecer a Aldeia do bom velhinho.

IRLANDA

Bandeira da Irlanda

Uma terra onde castelos em ruínas, enseadas recortadas e colinas verdes reinam supremas, a Irlanda não é estranha à lista de destinos de viagem. 

Mas não são apenas as aldeias de pescadores, os penhascos vertiginosos e os lagos pitorescos que atraem os turistas à Ilha Esmeralda.

Difícil mesmo é quem não se encante com os aspectos culturais característicos do país. Quem consegue ignorar a magia de Dublin, com a aura festiva e vibrante dos pubs que servem litros de Guinness ao som da animada música folk irlandesa?

Como uma das únicas regiões da Europa Ocidental que não foi afetada pela colonização romana, a Irlanda conseguiu manter suas raízes celtas e uma alma única. E é por esse traço identitário e história tão singular que as tradições perpetuadas pelos irlandeses merecem ser conhecidas ao vivo por você.

Então, escolheu qual país vai querer visitar primeiro? 

Na dúvida, siga a ordem da nossa lista, porque a verdade é que não importa para onde você vá. De qualquer forma, você ficará feliz por ter ido a um dos países do norte da Europa. 

Quer mais dicas para viajar pela Europa? Confira também:

O que visitar na Finlândia

Principais pontos turísticos na Irlanda

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Irlanda do Norte: conheça o país e suas tradições

08/04/2021
Visitar

Edimburgo na Escócia: castelos e monumentos

05/04/2021
Morar

Conheça as principais faculdades da Europa

27/03/2021