Melhores universidades para estudar na Europa

Melhores universidades para estudar na Europa

03.05.2021

Conheça a lista das mais prestigiadas universidades da Europa para estudar no exterior.

Estudar na Europa é dar um upgrade no seu currículo, na sua vida pessoal e na trajetória. A experiência de morar fora é muito enriquecedora e com certeza você terminará seus estudos muito mais maduro e independente do que começou. Conheça a seguir quais são as melhores universidades da Europa para se candidatar, fazer um intercâmbio, graduação ou Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. 

Melhores universidades para estudar na Europa

Saber qual é a melhor universidade da Europa não é uma tarefa fácil, pois existente diversos rankings globais para classificar as instituições de ensino. Além disso, uma universidade pode ser excelente em uma área e não em outra. De um modo geral, as universidade europeias são muito bem conceituadas e com certeza você aprenderá muito. 

Outra vantagem de estudar na Europa é poder conviver com pessoas do mundo inteiro, trocar experiências, falar outros idiomas, viajar pelo continente e conhecer novas culturas. 

Entre as 10 melhores universidades da Europa estão instituições britânicas, suíças, suecas e alemãs. Entretanto, na lista do top 5 estão quatro universidades da Inglaterra

Para avaliar as universidades são levadas em conta os seguintes requisitos: a pesquisa, o ensino, as citações em artigos e a perspectiva internacional. 

Veja a seguir o ranking das melhores universidades para estudar na Europa, de acordo com o Times Higher Education – World University Ranking de 2021:

Ranking Europa 2021

1) Universidade de Oxford – Reino Unido

2) Universidade de Cambridge – Reino Unido

3) Colégio Imperial de Londres – Reino Unido

4) ETH Zurique – Suíça

5) UCL – Reino Unido

6) Escola de Economia e Ciência Política de Londres – Reino Unido

7) Universidade de Edimburgo – Reino Unido

8) LMU Munique – Alemanha

9) King’s College London – Reino Unido

10) Instituto Karolinska – Suécia

11) Universidade Técnica de Munique – Alemanha

12) Universidade de Heidelberg – Alemanha

13) École Polytechnique Fédérale de Lausanne – Suíça

14) KU Leuven – Bélgica

15) Paris Sciences et Lettres – PSL Research University Paris – França

16) Universidade de Manchester – Reino Unido

17) Universidade e pesquisa de Wageningen – Países Baixos

18) Universidade de Amsterdam – Países Baixos

19) Leiden University – Países Baixos

20) Erasmus University Rotterdam – Países Baixos

Leia também: Intercâmbio na Inglaterra vale a pena?

Mais sobre as top 5 universidades da Europa

Descubra mais sobre as 5 principais universidades da Europa para estudar: 

1) Universidade de Oxford – Reino Unido

A Universidade de Oxford é uma das melhores universidades do mundo e uma das mais prestigiadas. Sua fundação é tão antiga, que não tem data certa de fundação. Porém existem evidências do ensino desde o ano de 1096. 

Além de possuir o maior sistema de biblioteca do Reino Unido, com 11 milhões de obras, também conta com museus e galerias de arte. Isso inclui o museu mais antigo do Reino Unido, o Ashmolen. 

Localizada em Oxford, na Inglaterra, atualmente a universidade conta com mais de 23 mil alunos. 

Onde há maior concentração de brasileiros na Europa? Descubra nesse artigo. 

2) Universidade de Cambrigde – Reino Unido

A Universidade de Cambrigde é a segunda mais antiga do Reino Unido ainda em funcionamento. Ela foi fundada em 1209 e é uma das instituições mais tradicionais e renomadas da Europa. 

Com mais de 21 mil alunos, quase 4 mil estudantes são internacionais, de mais de 120 países do mundo. A universidade conta com 31 faculdades autônomas e seu campus está localizado no centro da cidade de Cambrigde. 

3) Colégio Imperial de Londres – Reino Unido

O Imperial College London é a única universidade da Inglaterra focada inteiramente em Ciência, Engenharia, Medicina e Negócios. Com mais de € 15 milhões em bolsas de pesquisa oferecidas, possui um vínculo muito forte com todo o continente europeu. 

Considerada uma das universidades mais internacionais do mundo, conta com alunos de 125 países. Ela é uma universidade pública da Inglaterra e é considerada uma das melhores universidades da Europa e do mundo. 

Descubra  7 passeios para fazer de graça em Londres.

4) ETH Zurique – Suíça 

O Instituto Federal de Tecnologia de Zurique está localizado na cidade de Zurique na Suíça. Com mais de 22 mil alunos, é uma das melhores universidades para estudar na Europa

Voltada para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, o instituto de ensino produziu mais de 20 ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo nada mais, ninguém menos que Albert Einstein!

Com pesquisas desenvolvida em todo o mundo, o ETH da Suíça conta 35% de alunos internacionais e possui muito prestígio em nível global. 

5) UCL – Reino Unido

A UCL foi a primeira universidade da cidade de Londres e seu campus principal está no centro da capital inglesa. Porém, a UCL também possui campus em Doha, no Catar.  

Fundada em 1826, foi a primeira universidade da Inglaterra a aceitar mulheres em igualdade de direitos com os homens. A UCL conta com 11 faculdades e foi berço de 29 Prêmios Nobel de alunos ou funcionários. Incluindo William Ramsey, Prêmio Nobel de Química em 1904, por sua descoberta dos gases nobres. 

Além disso, a universidade conta com quase 36 mil alunos e possui um dos maiores sistemas de pós-graduação da Inglaterra. 

Conheça também Utrecht na Holanda e suas principais atrações.

Lista das melhores universidades da Itália

Além das cinco principais universidades que listamos, a Itália também é um dos principais países europeus para estudar no exterior. Ao todo, 49 instituições de ensino superior aparecem no ranking. Já a melhor universidade da Itália avaliada é a Universidade de Bolonha, considera a universidade mais antiga do mundo. 

Fundada em 1088, ela está constantemente na lista das melhores universidades do mundo. Localizada em Bolonha, é uma instituição de muito prestígio e conta com mais de 80 mil alunos. 

E você, gostou de conhecer as melhores universidades da Europa? Em qual delas você tem o sonho de estudar? Conta pra gente! Aproveite para conferir também a listagem completa da Times Higher Education.

Veja também quais as principais faculdades da Europa para estudar no exterior.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

6 cidades europeias incríveis para visitar pós-pandemia

23/09/2021
Visitar

Guias turísticos pela Europa valem a pena?

18/08/2021
Visitar

Como encontrar a melhor passagem aérea

08/08/2021