Formas de enviar dinheiro para o exterior

Formas de enviar dinheiro para o exterior

11.05.2021

Descubra quais as formas mais baratas de envio de dinheiro para o exterior e dicas para economizar.

Se você está planejando morar fora, é muito importante saber as formas de enviar dinheiro para o exterior. Existem maneiras baratas e mais rápidas para isso, portanto conheça todas as possibilidades de envio de remessas internacionais. 

Formas de enviar dinheiro para o exterior

Os bancos tradicionais já foram a única forma de envio de dinheiro para o exterior. Mas atualmente com a internet, é possível enviar dinheiro sem sair de casa, fazendo tudo online. Além de mais baratos, as plataformas digitais são mais rápidas e menos burocráticas que os bancos convencionais. 

Veja a seguir as melhores formas:

1) Wise

A Wise é a antiga TransferWise e é uma das plataformas online mais utilizadas pelos estrangeiros que moram no exterior.  A Wise é 7x mais barata que um banco tradicional e funciona muito bem. 

Além do site e aplicativo para envio de dinheiro para o exterior, a Wise disponibiliza um cartão de débito para ser usado em 200 países do mundo e pagamento com Apple Pay. 

A empresa foi fundada em 2010 em Londres, na Inglaterra e possui escritórios em diversas partes do mundo. O site possui versão em português, assim como chat de suporte em português.

Importante saber que a Wise agora tem como parceiro comercial a JPMorgan, que atua como banco no Brasil. Além disso, a Wise já está autorizada pelo Banco Central para operar no Brasil como corretora de câmbio. 

Custo de vida x qualidade de vida na França: veja um comparativo.

2) Remessa Online

Já a Remessa Online é uma plataforma brasileira para envio de dinheiro para exterior, com boas taxas. Com sede no Brasil, possui atendimento em português e é possível enviar remessas internacionais para diversas moedas. 

O site e aplicativo são bastante intuitivos e é possível aumentar o limite disponível, enviando seu Imposto de Renda para empresa. A grande vantagem da Remessa Online é a facilidade de utilização da plataforma e as boas taxas.

Veja qual o salário mínimo e custo de vida na Inglaterra.

3) CloudBreak

O CloudBreak é a mais nova opção do mercado financeiro no Brasil. Criada pelo MSBank, é a antiga parceira da TransferWise no Brasil. A plataforma brasileira de envio de dinheiro para o exterior tem tido ótimas taxas, porém o tempo de envio é de dois a três dias para recebimento. 

O pagamento em reais pode ser feito por boleto, TED ou PIX. Atualmente é possível enviar dinheiro de reais para dólares, euros ou libras. 

Salário mínimo na Alemanha, é possível viver com ele?

4) Western Union

A Western Union é bastante conhecida e antiga no mercado. Ela está presente em 200 países em mais de 525 mil agentes. Fundada nos Estados Unidos, ela está presente no Brasil, na Europa e em diversos locais do mundo. Com locais físicos para recebimento do dinheiro, não é necessário ter uma conta em banco para receber o dinheiro. 

Desse modo, a Western Union é muito utilizada para manutenção de brasileiros no exterior, para envio de dinheiro em diversas moedas de maneira muito rápida. O dinheiro chega em poucos minutos do outro lado do mundo e quem recebe precisa apenas do código e um documento com foto para recebimento. 

É uma maneira super prática e rápida para receber dinheiro no exterior. Eu já usei várias vezes e realmente o dinheiro chega em poucos minutos. 

Você pode fazer o envio nos locais físicos (agentes autorizados) ou pelo site (disponível para alguns países). 

5) MoneyGram

Outra opção para envio de dinheiro para o exterior é a MoneyGram, uma empresa norte-americana, com sede em Dallas. A MoneyGram possui agentes autorizados em diversas partes do mundo e é possível receber dinheiro sem a necessidade de uma conta bancária. 

O dinheiro chega no exterior em poucos minutos e quem vai receber pode retirar o dinheiro na moeda do país em que está nos agentes autorizados. A grande vantagem do MoneyGram é a grande quantidade de locais credenciados no exterior. 

Descubra qual a maior concentração de brasileiros na Europa.

Outras formas de envio de dinheiro para o exterior

Além das melhores opções que listamos acima, outras formas que podem ser utilizadas são as seguintes:

1) Bancos tradicionais

Os bancos tradicionais também possuem opções de envios de dinheiro para o exterior, seja por Western Union ou transferência bancária internacional para qualquer país do mundo. 

O grande problema dos bancos são as taxas escondidas e o conversão do câmbio bastante acima dos valores praticados. Por isso, os bancos tradicionais nem sempre são a melhor opção. 

Eles podem ser ágeis para fazer o pedido, mas levam alguns dias para chegar o dinheiro na conta bancária internacional. 

Por isso, a melhor coisa a fazer é comparar as taxas, o câmbio do dia e ver qual está mais valendo a pena para que você não perca dinheiro. 

2) PayPal

Já o PayPal é uma ótima plataforma para pagamentos internacionais, seja de lojas, e-commerce, universidades internacionais, cursos, compra de produtos ou envio de dinheiro para empresas. 

Para utilizar mensalmente como pessoa física, não compensa, porque as taxas são mais altas. Mas para pagamentos de empresas no exterior, sem dúvida funciona muito bem. 

Além disso, é possível fazer recibos dos pagamentos ou recebimentos e também fazer solicitações de pagamentos para clientes que estão em outros países. 

Veja também: como comprar e financiar imóvel em Portugal.

Conclusão

Existem diversas formas de envios de remessas internacionais, mas as plataformas digitais são, sem dúvida, as formas mais baratas e rápidas para recebimento. O tempo de espera da transação vai depender do país em que você está e para qual deseja enviar. 

Por isso, compare sempre as opções, pesquise as taxas e veja quais as cotações do dia. Outra dica importante é acompanhar diariamente a cotação do câmbio para saber qual o melhor dia de envio. 

Eu já usei todas as formas que listamos acima e cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Tudo vai depender da sua pressa e, disposição para fazer os cadastrados. 

Espero que você tenha gostado das dicas e que possa economizar!

Também pode te interessar: quais são as 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Veja os principais pontos turísticos da Ucrânia

11/06/2021
Visitar

5 destinos da Europa mais procurados pelos europeus

21/05/2021
Visitar

Guia de 3 dias em Luxemburgo

20/05/2021