Conheça Antuérpia na Bélgica

Conheça Antuérpia na Bélgica

30.11.2021

Descubra o que visitar na Antuérpia na Bélgica e aproveitar o melhor da Europa.

A Antuérpia é uma cidade na Bélgica que fica a 45 quilômetros de Bruxelas, capital do país europeu. A cidade da Antuérpia é capital da província de Antuérpia na região flamenga e tem uma população de mais de 520 mil habitantes. É a segunda cidade mais populosa da Bélgica, ficando somente atrás de Bruxelas.

The Brabo fountain with its statue was created in 1887 by the sculptor Jef Lambeaux. It represents the local legend of Brabo, a Roman soldier who killed and cut the hand of the giant Druoon Antigoon, guilty of terrorizing sailors on the river by cutting their hands if they did not pay toll. The fountain is located in the Grote Markt, the major square of Antwerp surrounded by remarkable buildings.

Sobre a Antuérpia

A Antuérpia fica ao norte de Bruxelas e a cerca de 15 quilômetros ao sul da fronteira com os Países Baixos. O Porto da Antuérpia é um dos maiores do mundo, ocupando o segundo lugar na Europa e figura entre os 20 melhores do mundo. A cidade também é conhecida por sua indústria e comércio mundial de diamantes. 

Mas, além do comércio e lapidação de diamantes chamar a atenção na Antuérpia, você sabia que a cidade é a que mais armazena café em todo o mundo? Pois é, na Antuérpia são armazenadas 300 mil toneladas de grãos de café de diversos lugares do mundo e por lá você encontra muitos restaurantes estilosos que servem um delicioso cafezinho.

Veja um roteiro pela Bélgica e saiba o que fazer no país europeu.

Zoológico da Antuérpia

Se você se surpreendeu com as curiosidades da Antuérpia que falamos anteriormente, temos mais uma. Você sabia que um dos zoológicos mais antigos da Europa está lá? São quase 1.000 espécies no Zoológico da Antuérpia e você encontra, além de centenas de animais, muita história e belos jardins.

O local foi construído pelo Rei Leopoldo II e é considerado um dos mais antigos de toda a Europa. O jardim zoológico abriu suas portas no de 1843, exatamente 13 anos após a independência da Bélgica da Holanda.

Morar na Bélgica: conheça os tipos de vistos, o custo de vida e o mercado de trabalho.


Seguros Promo

Locais para visitar e conhecer na Antuérpia

Além do zoológico, criamos uma lista de locais e coisas para você visitar e fazer na Antuérpia. Confira:

Museum Aan de Stroom (MAS)

O Museum aan de Stroom é o maior museu da Antuérpia. O local foi inaugurado em maio de 2011 e sua coleção vai desde objetos marítimos que documentam o comércio internacional e o transporte marítimo, até a história, arte e cultura da cidade portuária de Antuérpia e arte e cultura da Europa, África, América, Ásia e Oceania.

Onze-Lieve-Vrouwekathedraal

A Onze-Lieve-Vrouwekathedraal (Catedral de Nossa Senhora) fica no Handschoenmarkt e é a principal igreja da diocese da Antuérpia. Ela é dedicada a Maria e foi uma catedral entre 1559 e 1803 e de 1961 até hoje. A torre da catedral faz parte de um conjunto de 56 campanários da Bélgica e França incluídos na Lista do Património Mundial da UNESCO.

Grote Markt

A Grote Markt (Grande Praça do Mercado) é uma praça que fica no coração do bairro antigo da cidade. Lá está a prefeitura, inúmeras guildhalls (construções que formavam várias prefeituras) elaboradas do século XVI, diversos restaurantes e cafés. Muito próxima do rio, é na Gorte Markt que é realizado o mercado de Natal e, no inverno, uma pista de gelo é instalada.

Port House

A arquitetura impressionante do Port House já vale a visita. O local é a sede da Autoridade Portuária da Antuérpia e nele trabalham mais de 500 funcionários, porém você pode visitá-lo e ter a oportunidade de desfrutar de uma vista diferente da cidade e, com certeza, tirar belas fotografias.

Antwerpen-Centraal (Estação Central da Antuérpia)

A Estação Central da Antuérpia foi utilizada a primeira vez em 1905. É conhecida também como Spoorwegkathedraal (Catedral Ferroviária) e sua estrutura é composta por aço e pedra. A estação já foi apontada como a quarta estação de trem mais bonita do mundo e se você  estiver visitando a cidade, vale a visita!

Leia também: 7 cidades com canais na Europa que merecem a sua visita tanto quanto Veneza.

St. Anna’s Tunnel

Se você curte história vai adorar visitar e caminhar pelo St. Anna’s Tunnel na Antuérpia. O local remete a Primeira Guerra Mundial onde uma comunidade-dormitório com arranha-céus, mas também conjuntos habitacionais geminados, cresce e se desenvolveu na margem esquerda do Rio Escalda, em frente ao centro histórico da cidade.

Esta nova parte da cidade foi inaugurada na década de 1930 com o Waasland Tunnel, um túnel rodoviário, e o St. Anna’s Tunnel, pois não há pontes sobre o Escalda para não afetar as rotas de navegação. 

A construção do Túnel Sint-Anna começou em 1931 e a inauguração ocorreu em 10 de setembro de 1933, assim como o Túnel Waasland.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as tropas alemãs em retirada danificaram seriamente o túnel que ficou fechado até 1949. Além de enorme, você pode utilizar as escadas rolantes de madeira. A visita é muito interessante e você estará debaixo do rio Escalda e caminhando pela história da Europa e das guerras.

Cidades na Bélgica que formam um triângulo e valem a visita

Se você tem interesse em conhecer a Bélgica, você pode fazer uma rota em triângulo e visitar três cidades que valem a pena. Comece pela capital Bruxelas que é a capital da União Europeia e conta com inúmeras atrações (ah… e a melhor batata frita do mundo). Depois, você pode ir até Gant e se encantar pela cidade que parece ter saído de um filme.

Para finalizar e fechar a última ponta do triângulo, ir até a Antuérpia. Para você ter uma ideia de distância, saindo de Bruxelas para Gant são 55 quilômetros. 

De Gant até a Antuérpia são 58 quilômetros e para voltar para Bruxelas você são mais 51 quilômetros. Ou seja, rodando pouco mais de 160 quilômetros você conhece três importantes cidades belgas e aproveita melhor a sua viagem!

Na sua viagem pela Bélgica não deixe de provar o melhor chocolate belga em diversas lojas como Godiva, Neuhaus, Guylian, Leonidas, Callebaut. Eles são sensacionais e ótimos presentes para levar para os amigos. 

Aproveite para ler também: Como visitar de graça os principais museus da Europa.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Ranking de segurança na Europa

26/02/2022
Morar

Europa para nômades digitais

16/02/2022
Visitar

Reabertura da Dinamarca: já podemos mesmo arrumar as malas?

01/02/2022