5 destinos da Europa mais procurados pelos europeus

5 destinos da Europa mais procurados pelos europeus

21.05.2021

Quando o assunto é viajar de férias pelo velho continente, os europeus têm preferências um pouco diferentes em relação aos brasileiros.

De acordo com a agência de viagens Decolar, os dois destinos europeus mais procurados pelos brasileiros são Portugal e França, mas curiosamente eles não estão entre as primeiras escolhas dos próprios europeus.

Para onde viajam os europeus quando o destino é o próprio continente?

O site Statista respondeu a essa pergunta numa pesquisa publicada em dezembro de 2020; o resultado a gente divide com você agora.

Confira os 5 destinos da Europa mais procurados pelos europeus!

5 | REINO UNIDO

Com 9% dos votos, o Reino Unido ficou na 5ª colocação entre os destinos europeus preferidos dos que vivem na Europa.

Embora o clima pouco ensolarado não agrade à maioria dos turistas nas férias de verão, o Reino Unido leva uma grande vantagem em relação aos outros destinos: ele reúne quatro países e centenas de viagens diferentes possíveis para planejar. 

Do outro lado do Canal da Mancha, o visitante aprecia o fluxo perfeito entre as cidades britânicas e uma infinidade de paisagens e culturas à parte.

Pubs, chás da cinco em salões sofisticados, falésias, castelos, lagos, vida cultural intensa e a curiosidade em torno da família real mais popular e admirada do mundo são alguns dos motivos que levam os europeus a visitar Escócia , País de Gales, Irlanda do Norte, além da Inglaterra.

Confira:  7 passeios para fazer de graça em Londres

4| GRÉCIA

Entre os turistas europeus entrevistados, 12% disse escolher a Grécia como destino de férias.

Os viajantes se dividem entre a mítica Atenas e a paradisíaca Santorini em busca de cultura, paisagens, relaxamento e também gastronomia.

Para os europeus, o país é uma excelente opção também em relação ao custo-benefício.

Em comparação aos destinos badalados da França, por exemplo, os custos de hospedagem, passeios e alimentação na Grécia ficam pela metade do preço. 

Confira ainda: Santorini, dicas para aproveitar ao máximo

3| TURQUIA

Quinze por cento dos europeus preferem partir para o leste europeu nas férias.

A Turquia é o terceiro país a atrair mais visitantes do próprio continente e as razões são muitas. Para se ter uma ideia, 18 regiões turcas estão classificadas pela UNESCO como patrimônio mundial, entre elas, a famosa Capadócia, vários sítios arqueológicos, locais religiosos, parques nacionais e vestígios que datam do Império Otomano.

O grande diferencial está na sua localização: a Turquia é um de seus raros países na encruzilhada de dois continentes. O turista pode alternar facilmente entre um distrito ocidental e um ambiente muçulmano.

Além disso, o clima na Turquia é ótimo e algumas das suas praias, como Antalya, Alanya, Kusadasi, Marmaris, estão entre as mais bonitas do mundo. 

2| ITÁLIA 

A península itálica recebe 20% dos turistas europeus.

O motivo de tanta procura?

Ah, isso merece um – ou vários – posts à parte!

Dos vinhedos da Toscana à Cidade do Vaticano, a Itália tem muito a oferecer aos turistas. Num resumo rápido, aqui vão alguns motivos que levam os visitantes europeus a se encantar e viajar pela Itália:

  • A história e magia de Roma, a cidade eterna;
  • Os canais de Veneza, que a fazem ser uma cidade única no mundo;
  • A dolce Vitta, o jeito como os italianos encaram a vida de forma simples e descomplicada;
  • Centenas de vilas e palácios lindos, com a mistura de estilos arquitetônicos das maiores civilizações que existiram, a exemplo da grega e a romana;
  • Arte, arte e mais arte. Com Michelangelo, Botticelli e, claro, Da Vinci – a Itália produziu alguns dos maiores artistas da história;
  • Um litoral maior que o brasileiro; uma costa de mares azuis espetacular;
  • Chianti, Brunello di Montalcino, Barolo, Valpolicella, Lambrusco, Sangiovese, Prosecco… a Itália tem alguns dos melhores vinhos do mundo;
  • Os relaxantes e belíssimo lagos de Como, Maggiore, Garda;
  • Comida Maravilhosa: dos frutos-do-mar da Sicília, passando pela pizza de Nápoles, aos queijos da Emília Romagna, a Itália é o destino ideal para quem gosta de comer bem.

Leia também: O que fazer em Veneza? As 10 principais atrações de Veneza na Itália

1| ESPANHA 

A Espanha é o destino mais procurado entre os europeus na Europa. 

Quando questionados sobre sua última viagem, 24% haviam visitado a Espanha, classificando-a como o destino intra-europeu mais popular.

E não é para menos.

A Espanha tem 47 sítios do patrimônio mundial da UNESCO, inúmeras praias no Atlântico e no Mediterrâneo e inúmeros festivais que reúnem pessoas de todo o mundo. 

Com belíssimas praias, temperaturas altas e clima descontraído é o local perfeito para recarregar as energias, especialmente dos europeus que vivem em locais frios e desprovidos da atmosfera latina. 

No verão, os dias são longos e ensolarados com uma duração de cerca de doze horas: um convite e tanto para desfrutar os intermináveis quilômetros de costa espanhola.

No continente, os destinos preferidos são a Costa Blanca, a Costa del Sol e a Costa Brava. Nas ilhas Baleares e Canárias há praias para todos os gostos: Barceloneta e San Sebastian, para os que gostam de praticar esportes; Palma de Maiorca, para os que querem apenas tomar banhos de sol e curtir o mar.

Além disso, os europeus adoram a Espanha pelas suas festas e tradições regionais.

Várias cidades espanholas são conhecidas por serem festas durante todo o ano. É o caso de Barcelona , a capital da Catalunha, mas também da ilha de Ibiza , especialmente famosa pelas suas noites de jet set, e por último da cidade de Málaga e Marbella , no sul do país. 

Afora isso, o país tem uma longa lista de festivais que atraem inúmeros visitantes, como a Fiesta de Las Fallas de San Jose em Valência, a Feria de Abril e a Semana Santa em Sevilha, a Festa de Sant Jordi em Barcelona, e ​​a famosa Tomatina, em Buñol, na província de Valência.

Há ainda as festas de São Firmino, celebradas todos os anos em Pamplona, durante 8 dias a partir de 6 de julho e com meio milhão de participantes, a metade deles franceses

Qualquer dessas festividades Espanholas é sinônimo de shows ao ar livre, desfiles, touradas, muita comida, bebida, música e diversão.

Sem contar que a Espanha é um ótimo lugar para se visitar por conta da segurança, acessibilidade e boa infraestrutura em suas praias e cidades.

Quem não quer passar as férias em um lugar assim?

Esperamos que você se inspire nessa lista ao escolher o seu próximo destino de viagem na Europa. Afinal, se os europeus estão recomendando, vale a pena conferir, não é mesmo?

Leia também:

Lugares lindos e pouco explorados na Espanha

Viajar pela Espanha: Um roteiro para cada estação

POSTS RELACIONADOS

Visitar

6 cidades europeias incríveis para visitar pós-pandemia

23/09/2021
Visitar

Guias turísticos pela Europa valem a pena?

18/08/2021
Visitar

Como encontrar a melhor passagem aérea

08/08/2021