Como visitar de graça os principais museus da Europa

Como visitar de graça os principais museus da Europa

14.11.2021

Visitar museus faz parte de qualquer viagem à Europa.

Ao pisar no velho continente mergulhamos na história da nossa civilização e somos convidados instantaneamente a entrar em seus museus incríveis.

Afinal, como ignorar a oportunidade de estar diante de múmias do Egito, artefatos da civilização grega e obras fascinantes do Império romano?

Como não querer ver de perto as criações famosas de Michelangelo, Picasso ou Monet, não é verdade?

E se nós disséssemos que é possível ver tudo isso sem pagar nada?

Sim, você pode ter acesso aos principais museus da Europa de graça, basta você planejar a sua visita.

É que muitas cidades europeias adotam o sistema de domingo livre, dando aos visitantes acesso gratuito às coleções permanentes uma vez por mês. 

Outros museus oferecem entrada gratuita em outros dias da semana ou em horários específicos. 

E é claro que ainda existem museus que sempre oferecem coleções com entrada gratuita, o ano todo, e tudo o que você precisa fazer é ler esse artigo para descobrir quais são eles.

Abaixo você fica sabendo como visitar de graça os principais museus da Europa.

Centro Pompidou, Paris

Reconhecido como uma maravilha arquitetônica e um símbolo da arte moderna, o Centre Georges Pompidou, em Paris, abriga a maior coleção de arte moderna e contemporânea da Europa, com mais de 75.000 obras, desde Pablo Picasso a Frida Kahlo, entre outros.

A coleção do museu está aberta ao público gratuitamente no primeiro domingo de cada mês. 

Reservar seu ingresso antecipadamente no site oficial do Centro Pompidou é fortemente recomendado.

Museu Britânico, Londres

Apesar do nome, o British Museum é um museu em Londres dedicado à história e cultura da humanidade. 

O Museu Britânico foi fundado em 1753 e abriu suas portas em 1759. Foi o primeiro museu nacional a cobrir todos os campos do conhecimento humano, aberto a visitantes de todo o mundo.

Isso mesmo.

Com cerca de 8 milhões de objetos em seu acervo permanente, está entre os maiores e mais completos que existem, documentando a história e cultura do homem, de todos os continentes, desde os seus primórdios até os dias atuais. 

A entrada do museu é gratuita, todos os dias, das 10h às 17h.

A reserva dos bilhetes pode ser feita antecipadamente pela internet

Louvre, Paris

Quase 35.000 objetos da pré-história ao século XXI são exibidos em uma área de 60.600 metros quadrados. 

Com mais de 9,7 milhões de visitantes por ano, o Louvre é o maior e mais popular museu do mundo. 

O Louvre costumava ser gratuito aos sábados à noite, depois das 18h, mas essa gratuidade foi suspensa. 

Hoje, contudo, o museu ainda pode ser visitado gratuitamente no feriado nacional francês do dia 14 de julho.

Uma ótima oportunidade se você estiver por Paris nesta data.

>> Procurando passagem aérea para Europa em promoção? Na Passagens Promo você encontra!

Museu do Prado, Madri

Para quem visita a capital da Espanha, uma passagem pelo Museo del Prado é sempre uma grande recompensa.

O museu abriga obras importantíssimas de Goya, Velázquez, Rembrandt, Botticelli e Caravaggio. Além de As meninas de Velásquez e O 3 de Maio de 1808 de Goya, você pode admirar em suas salas obras-primas das escolas espanholas, italianas e flamengas, entre sua preciosa coleção de 8.600 pinturas e mais de 700 esculturas.

Horário gratuito de segunda a sábado das 18h00 às 20h00; domingo e feriados das 17h00 às 19h00.

Tate Modern, Londres

Londres é uma ótima cidade para os fãs de arte porque vários museus da cidade são gratuitos, incluindo não apenas o British Museum, que citamos acima, como o Tate Modern. 

Esta última é uma galeria de arte moderna localizada em uma antiga estação de energia elétrica, com vista para o rio Tamisa e a Millennium Bridge, em Londres. 

Aliás, como uma coleção de arte que abrange desde pintura, escultura, desenho e gravuras a fotografia, filme, vídeo, cartas e manuscritos, é uma das galerias de arte moderna mais visitadas do mundo, com cerca de 6 milhões de visitantes por ano. 

O Tate Modern está aberto a todos de segunda a domingo, das 10h às 18h.

Galleria degli Uffizi, Florença

Com seu imenso legado artístico, a Galleria degli Uffizi, em Florença, é um dos museus mais importantes do mundo.

As coleções de pinturas do século XIV e do Renascimento contêm algumas obras-primas mais respeitáveis para o mundo da arte: basta lembrar os nomes de Giotto, Leonardo, Raffaello, Michelangelo e Caravaggio.

Suas extraordinárias coleções de esculturas e pinturas antigas atraem mais de 4 milhões de visitantes ao ano.

Em 2021 a iniciativa dos museus gratuitos foi suspensa por ordem do Ministério da Saúde em toda a Itália devido à emergência sanitária, mas acreditamos que essa iniciativa seja restabelecida em 2022.

Então fique atento: no primeiro domingo do mês, a entrada no museu costuma ser gratuita, mas não pode ser reservada, então você precisa necessariamente entrar na fila.


Seguros Promo

Museus do Vaticano, Roma

Assim como acontece com a Galleria degli Uffizi e outros museus da Itália,  a iniciativa dos museus gratuitos foi suspensa em 2021 ainda em razão da covid-19. 

Contudo, ao tempo que a pandemia vai sendo controlada – e esperamos que isso aconteça em 2022! – a gratuidade deve ser retomada.

Portanto, para quem visita Roma deve ficar de olho no calendário. Todo último domingo do mês, o museu deve estar excepcionalmente aberto ao público sem nenhum custo. O horário de funcionamento é das 9 às 14 horas e a última admissão é permitida até às 12h30.

Inaugurado em 1506, os Museus do Vaticano incluem 22 coleções de arte, e muitos vêm para ver as pinturas de Michelangelo na Capela Sistina. 

Descubra tudo sobre a Capela Sistina no Vaticano!

Museu de Orsay, Paris

O segundo museu mais visitado de Paris segue a antiga regra do Louvre. No primeiro domingo de cada mês, você tem também a oportunidade de passear por suas galerias e admirar todos os tesouros que elas têm a oferecer de forma totalmente gratuita.

O Musée d’Orsay reúne obras que vão de 1848 a 1914 e retratam a corrente do Impressionismo e pós-impressionismo. Os principais representantes estão alojados no quinto andar do museu, na antiga e belíssima ferrovia restaurada, com obras-primas conhecidas em todo o mundo.

GardeRobe Manneken Pis, Bruxelas

Manneken-Pis é a única estátua no mundo que tem um closet para chamar de seu.

Localizado a poucos passos da pequena fonte onde o garoto faz xixi em meio ao centro histórico de Bruxelas, o GardeRobe Manneken Pis apresenta cerca de 140 das 1000 fantasias que vestem a irreverente estátua em ocasiões especiais.

O museu do Manneken Pis é grátis todos os primeiros domingos do mês, das 10h às 17h.

Confira outras dicas de viagem por Bruxelas em nosso Roteiro pela Bélgica

Museu Picasso, Barcelona

O Museu Picasso está localizado na bela parte medieval da cidade e exibe orgulhosamente cerca de 4.000 obras de Pablo Picasso. 

Dedicado a ele e seu trabalho, é um reconhecimento de seu amor e relacionamento com o Barcelona. 

No primeiro domingo do mês e quintas-feiras das 16h00 às 19h00, a entrada é gratuita. É essencial reservar o seu bilhete grátis através do site oficial do museu.

A Europa é um dos melhores destinos turísticos para descobrir os mais belos museus do mundo e essa oportunidade não pode, nem merece ser desperdiçada. 

Depois de conhecer essa lista, esperamos que você aproveite de verdade a chance de conhecer de graça os grandes museus da Europa.

Quer mais dicas?

Descubra 7 passeios para fazer de graça em Londres !