Carreiras mais promissoras para exercer na Europa

Carreiras mais promissoras para exercer na Europa

17.03.2020

Migrar do país de origem para um novo destino e recomeçar a vida do zero, faz parte da história da humanidade desde os primórdios. No mundo moderno, dentre os principais motivos está a melhoria da qualidade de vida, através da busca de novas oportunidades profissionais e carreiras no exterior. Segundo o Inventário de Migração Internacional, estudo realizado pela ONU, o número de migrantes pelo mundo alcançou 272 milhões de pessoas em 2019, representando 3,5% da população global. No ano 2000 a porcentagem era de 2,8%. 

Os brasileiros também estão em um movimento de emigração para diversos lugares do mundo, e a Europa é um dos principais destinos procurados na hora de escolher um novo país. A procura agora vai além de intercâmbios e passa a incluir profissionais altamente qualificados, em busca de boa posição no mercado exterior ou também interessados em cursos de pós graduação, mestrado e doutorado. Preocupados com segurança, situação econômica do país e também melhor educação para os filhos, famílias inteiras estão deixando a terra de origem para firmar raízes no Velho Mundo. 

Mas quais são as carreiras mais promissoras para exercer na Europa? A minha profissão se encaixa nos critérios para imigrantes? Pesquisar quais mercados estão ou estarão em alta, é parte importante da transição, bem como acessar sites de busca de empregos nos possíveis países de destino. O processo de imigração para profissionais qualificados é mais acessível, já que muitos países buscam por mão de obra internacional para complementar ou até mesmo suprir uma lacuna existente por falta de especialistas. 

Em dezembro de 2019 o LinkedIn divulgou o Relatório das Profissões Emergentes de 2020. O estudo apresenta uma lista com as carreiras mais promissoras do ano em 17 países, englobando algumas das principais potências mundiais e destinos onde a procura e oferta de empregos vem se destacando. Nada surpreende saber que as profissões em maior crescimento, estão relacionadas à tecnologia da informação. 

Os brasileiros estão presentes em muitos países pelo globo, e para decidir o que é melhor para a sua carreira profissional, é importante pesquisar qual é a cena atual do mercado no país em que você pretende se instalar, seja na área que você já trabalha, ou no que pretende atuar no futuro. Para ajudar nesta busca, listamos os principais países no continente Europeu, com oportunidades de emprego e as carreiras mais promissoras para exercer na Europa.

Carreiras em Luxemburgo

Um país pequeno e com alto índice de qualidade de vida, é um dos destinos que está na lista de profissionais já especializados que buscam uma nova experiência de trabalho. Porém, para conseguir uma vaga em Luxemburgo é preciso falar uma das 3 línguas nativas, Alemão, Francês ou Luxemburguês. Uma das profissões mais cobiçadas e bem pagas, é de professor. As áreas de contabilidade, tecnologia da informação, auditoria de finanças, consultoria para organização e gerenciamento além de transporte e comunicação, também estão em expansão e possuem alta procura de profissionais. 

Alemanha

Conhecida por ser uma das potências mundiais, tanto alemães quanto imigrantes consideram a saúde, educação e transporte público fatores importantes quando se fala das vantagens da Alemanha. Destaque no setor industrial, o governo incentiva profissionais especializados e também estudantes estrangeiros a migrarem para o país. 

A Alemanha é uma das nações que aparecem na lista de profissões emergentes do LinkedIn e entre elas estão: especialistas em Inteligência Artificial, especialistas de sucesso do cliente, recursos humanos, engenheiros e cientistas de dados e  especialistas em segurança de TI. Além desta lista estão também em alta demanda profissionais da área de saúde – principalmente geriatria-, engenheiros das áreas mecânica e industrial e vendas.

Países Baixos

Conhecida pelos brasileiros como Holanda – embora este seja o nome apenas de uma região dos Países Baixos, o alto índice de qualidade de vida também atrai a atenção de muitos brasileiros. Os empregos em Amsterdam são muito concorridos, mas em outras cidades do país existem excelente oportunidades nas áreas de serviços financeiros, marketing, mídia e educação Para encontrar um trabalho no país, não é preciso falar a língua nativa, o holandês (dutch). Porém, recrutadoras alertam que falar uma outra língua como francês ou alemão pode ser um diferencial. 

Entre as profissões citadas pelo LinkedIn nos Países Baixos, as que estão emergentes são: oficial de proteção de dados, hacker de desenvolvimento, oficial de privacidade, engenheiro de robótica, especialista em inteligência artificial, cientista de dados, especialista em sucesso do cliente, consultor de vendas, consultor de analíticos, entre outros. A cena tecnológica está em forte expansão e tende a atrair muitos especialistas estrangeiros. 

Irlanda

O país com o crescimento econômico mais rápido e com um dos salários mínimos mais altos da União Europeia vem se destacando principalmente na área tecnológica. Grandes empresas abriram as portas das suas sedes na Ilha Esmeralda, e com isso, atraiu e continua atraindo profissionais do mundo inteiro. 

Entre as carreiras mais promissoras e procuradas no país estão: engenheiros de todos os setores, cientistas e farmacêuticos, contadores e especialistas em finanças, tecnologia e design criativo e profissionais de idiomas e línguas. 

Carreiras em Portugal

A facilidade com a língua e proximidade cultural são dois dos principais motivos pelos quais muitos brasileiros decidem firmar solo em Portugal. Apesar de ter uma economia não tão estável e favorável como outros países da Europa, o país ainda é uma boa possibilidade de consolidar uma carreira. 

As áreas de atuação que mais irão contratar neste ano e nos próximos que virão são: contabilidade e finanças, bancos e seguros, recursos humanos, indústria e logística, construção e imobiliário, tecnologias da informação, marketing e vendas, retalho e grande distribuição, turismo e lazer, farmácia e cientistas e negócios. 

Ainda de acordo com o relatório “As Profissões do Futuro – Mapeamento de Oportunidade na Nova Economia”, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial em janeiro deste ano, há espaço tanto para os profissionais do mundo “digital”, como também da área “humana”. As pesquisas apontam que as principais áreas e carreiras que prometem desenhar o futuro do mercado profissional são: Dados e Inteligência Artificial, Economia do Cuidado, Engenharia e Computação de Nuvem, Economia Verde, Pessoas e Culturas, Desenvolvimento de Produto e Vendas, Marketing e Conteúdo. Sendo assim, é possível visualizar que, embora o cenário mundial econômico esteja instável e repleto de dúvidas, há espaço para profissionais qualificados que buscam por novas oportunidades.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Culinária Suíça e seus deliciosos chocolates

22/04/2021
Empreender

Conheça os principais polos de tecnologia da Europa

09/04/2021
Visitar

Irlanda do Norte: conheça o país e suas tradições

08/04/2021