As 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros

As 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros

19.01.2021

É fato que a cada dia mais e mais pessoas despertam para o desejo de buscar e obter suas possíveis cidadanias europeias. Hoje vamos falar sobre as 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros nos últimos anos, confira tudo a seguir.

7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros

Antes de tudo, é importante relembrar como foi o processo de colonização do Brasil. Isso porque depois de lembrarmos alguns aspectos históricos da nossa formação enquanto nação, encontraremos muitas respostas em relação as 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros.

Portugal colonizou o Brasil e por todo o nosso país temos descendentes dos cidadãos portugueses. Porém, não podemos nos esquecer que durante o século 20 e com as duas grandes guerras mundiais, europeus de diversos países fugiram para o Brasil e por lá recomeçaram suas vidas.

No sul do Brasil, por exemplo, existem colônias alemãs, espanholas, italianas, inglesas e até luxemburguesas que surgiram de 1900 para frente. Sendo assim, vamos mostrar as 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros abaixo:

Países europeus que mais concederam cidadania para brasileiros

Entre 2002 e 2017, mais de 170 mil brasileiros obtiveram cidadanias europeias de acordo com dados do Eurostat. Somente em 2017, 22.503 cidadãos brasileiros obtiveram cidadania de algum país europeu e a quantidade de pedidos aumenta ano após ano.

1º — Portugal

Bandeira de Portugal

Das 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros, Portugal está no topo da lista. Entre 2002 e 2017, 54.497 cidadãos brasileiros obtiveram a cidadania portuguesa e os principais motivos são a facilidade da língua, mas também a ligação histórica e as mudanças na lei de nacionalidade do país europeu nos últimos anos.

2º — Itália

Bandeira da Itália

O segundo país europeu com mais concessões de cidadania foi a Itália. Foram 30.294 novas cidadanias italianas para cidadãos brasileiros entre 2002 e 2017 e a ligação histórica é o principal motivo para a quantidade, além de não haver limite de geração para o pedido de cidadania italiana.

Tudo sobre a cidadania italiana: passo a passo completo!

3º — Espanha

Bandeira da Espanha

A cidadania espanhola foi solicitada por 26.606 cidadãos entre 2002 e 2017 e ocupa o terceiro lugar na lista das 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros. A crise econômica no Brasil e a ligação histórica com o país europeu surgem como maiores motivos para tantos pedidos.

Nova lei sobre Cidadania Espanhola, o que esperar?

4º — Alemanha

Bandeira da Alemanha

No caso da cidadania alemã, ela foi concedida para 13.328 brasileiros no mesmo período (entre 2002 e 2017). Os familiares de cidadãos alemães que foram para o Brasil, especialmente durante e depois da Segunda Guerra Mundial, podem ser os principais solicitantes da cidadania alemã.

Saiba como tirar cidadania alemã, quem tem direito?

5º — Reino Unido

Bandeira do Reino Unido

A cidadania britânica ocupa o quinto lugar nas 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros. Foram 12.130 novas cidadanias para brasileiros em 15 anos (2002-2017) e o período coincide com o tempo em que a quantidade de brasileiros que optou por viver no Reino Unido aumentou.

6º — França

Bandeira da França

A França está na sexta posição entre as 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros e 8.875 cidadãos do Brasil obtiveram a cidadania francesa entre 2002 e 2017. Provavelmente pelo mesmo motivo da cidadania britânica, ou seja, por viver tempo suficiente no país europeu como imigrante e ter direito ao benefício.

7º — Suíça

Bandeira da Suíça

Para finalizar a lista das 7 cidadanias europeias mais solicitadas por brasileiros, 7.853 brasileiros obtiveram a cidadania Suíça em 15 anos (2002-2017). A ligação histórica e o tempo de residência no país europeu de imigrantes podem justificar o número.

Vantagens de ter cidadanias europeias

Ser um cidadão europeu e ter a possibilidade de solicitar e obter um passaporte europeu é positivo sob vários aspectos. Em termos profissionais, por exemplo, você pode trabalhar  livremente em qualquer país membro da União Europeia e isso pode fazer toda a diferença no momento da contratação.

Além das questões profissionais, caso você pretenda passear, estudar ou até viver em algum país da União Europeia, isso fica bem mais fácil com a cidadania europeia. Sem contar que com um passaporte europeu, você pode viajar para diversos países do mundo como turista e sem a necessidade de obtenção de um visto.

Em resumo, sua vida tende a ficar mais fácil e menos burocrática tendo uma das cidadanias europeias. Quando você desembarca em um aeroporto europeu, até a fila é diferente das pessoas de “outras nacionalidades” e os cidadãos europeus têm prioridade.

Como morar em Portugal: conheça os vistos.

Possibilidades de obtenção de cidadanias europeias

São várias as possibilidades de de obtenção de cidadanias europeias. Como quando falamos de Europa, falamos de dezenas de países, vamos focar na cidadania portuguesa para contar como você pode obter e solicitar a sua, caso tenha interesse.

Basicamente você tem direito a cidadania portuguesa se nascer em Portugal com pais de nacionalidade portuguesa, nascer em Portugal com pais estrangeiros, nascer fora de Portugal com pais de nacionalidade portuguesa, casar com português ou residir legalmente em Portugal por 5 (cinco) anos.

Além disso, existe a opção do Visto Gold (Golden Visa) que é o visto de investidor. De acordo com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), pode solicitar o Visto Gold quem fizer a transferência de capitais no montante igual ou superior a 1 milhão de euros ou criar, pelo menos, 10 postos de trabalho em Portugal.

Também podem solicitar esse tipo de visto que adquirir bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros, adquirir bens imóveis para reabilitação no montante global igual ou superior a 350 mil euros. É possível através de outras formas, é só consultar o site do SEF e verificar.

Entre as facilidades e vantagens de ter o Visto Gold é poder entrar em Portugal com dispensa de visto de residência, residir e trabalhar em Portugal, circular pelo Espaço Schengen sem necessidade de visto e beneficiar de reagrupamento familiar. E claro, a possibilidade de solicitar a aquisição da nacionalidade portuguesa.
Conheça quais os melhores negócios para empreender em Portugal.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Programas de inverno na Europa: as melhores atrações para os dias frios

18/02/2021
Visitar

Roteiro em Edimburgo: o que fazer na capital da Escócia

12/02/2021
Visitar

Norte da Europa: países que você precisa conhecer

09/02/2021