5 parques temáticos mais visitados da Europa

5 parques temáticos mais visitados da Europa

05.10.2020

Você é daquelas pessoas que o olho brilha só de falar em montanha-russa, barco viking e elevadores em queda livre? Adora aquela sensação de frio na barriga, coração acelerado e adrenalina correndo nas veias?

Então comece a planejar sua viagem para a Europa que a lista dos melhores parques de diversão europeus é por nossa conta!

Neste artigo, você confere os 5 parques temáticos mais visitados da Europa, com os aspectos mais interessantes de cada um.

E ao final das descrições você ainda encontrará os links para adquirir as entradas nos parques com antecedência, sem fila, sem stress, nem complicação. 

Preparado? Sua diversão pelos parques europeus começa agora!

5º PortAventura | Espanha

O PortAventura é o maior parque temático da Espanha e o quinto parque de diversões mais visitado de toda a Europa. Em 2019, 3,7 milhões de pessoas se divertiram por lá!

O legal é que PortAventura está muito bem localizado, a apenas uma hora de carro da incrível cidade de Barcelona, ao ladinho do mar mediterrâneo. 

Dentro dos seus portões, o mundo de aventura desse parque espanhol é dividido em seis áreas temáticas. 

Tudo começa pelo Mediterrània, um espaço inspirado em uma vila de pescadores e a partir daí, você começa uma viagem pelas ilhas da Polinésia, pelo colorido México, pela China imperial e pelo perigoso Velho Oeste. Também existe um espaço especialmente dedicado às crianças, com personagens do programa de televisão Vila Sésamo. 

Para os que buscam adrenalina, o PortAventura é dono de um eletrizante recorde. É aqui que fica a Furius Baco, a montanha-russa de lançamento mais rápida da Europa, atingindo 135 km/h em apenas três segundos. 

Quer mais aventura? No parque há ainda muitas outras atrações igualmente emocionantes, como o catamarã que simula a passagem por um forte temporal na Polinésia ou a Shambhala, a montanha-russa que atinge 76 metros de altura. Isso sem falar na Dragon Khan, a montanha russa com 8 loops, e nas outras 40 atrações pensadas para todas as idades. 

O complexo conta ainda com outros dois parques, com bilheterias separadas: o parque aquático Caribe Aquatic Park e o Ferrari Land, o espaço dedicado aos fãs do automobilismo. 

O PortAventura está aberto do início de março ao final de novembro, todos os dias, e nos finais de semana e feriados durante o inverno. Para quem viaja em família é sem dúvida uma excelente opção de passeio de bate-volta de Barcelona.

4. Jardins de Tivoli | Dinamarca

O quarto parque de diversões mais visitado da Europa fica no coração de Copenhagen, na Dinamarca. Com 4,5 milhões de visitas no ano de 2019, o Tivoli´s Garden é o maior parque temático da Escandinávia. 

Mas é outro dado que impressiona quando se trata do Tivoli: ele foi inaugurado em 1843 e é o segundo parque de diversões mais antigo de todo o mundo! Dá pra imaginar?

Lá você terá a chance de andar em montanhas russas de madeira de 1914, passear com trenzinhos de 1969 e visitar jardins com árvores frutíferas cultivadas nos anos 50. 

Mas nada de achar que o parque é obsoleto! O Jardins de Tivoli tem as raízes no passado, mas está no topo do que é mais moderno em termos de entretenimento.

Se você está procurando emoção, suba a bordo do Aquila para vivenciar o mundo de cabeça para baixo de 11 metros de altura e sentir forças centrífugas de até 4G. Depois eleve o nível da brincadeira no Vertigo, o avião que dá voltas e mais voltas a 360º em 5G, ou seja, sob aceleração cinco vezes mais intensa que a força da gravidade. 

Se a sua paixão é por queda livre, precisa experimentar a Golden Tower, uma das atrações mais altas do parque. Dela é possível ter uma vista especial da cidade de Copenhagen antes de despencar de 63 metros de altura. 

Na hora de desacelerar os batimentos cardíacos, o Tivoli continua surpreendendo, com vários espaços verdes, jardins botânicos e inúmeros shows, festivais de música, teatro e dança e é especialmente encantador à noite, quando luzes mágicas iluminam o parque.

A temporada de verão, quando os Jardins do Tivoli ficam abertos todos os dias, vai de junho a outubro. Em meados de outubro ao início de novembro o parque abre para o Halloween e de meados de novembro a 31 de dezembro para o Natal. 

E para quem está se perguntando até agora qual seria então o parque de diversões antecessor ao Tivoli e o mais antigo do mundo, adivinhe só: ele também fica na Europa, também na capital da Dinamarca. O Bakken está cerca de 10 km ao norte do centro de Copenhague, foi inaugurado em 1583 (!) e tem a entrada gratuita. Passeio imperdível, não é mesmo?

3. Efteling | Holanda

Efteling é o maior parque de diversões da Holanda e, atualmente, ocupa a terceira posição no ranking dos parques mais visitados da Europa. Só no ano passado, o Efteling recebeu 5,2 milhões de amantes de contos de fadas e de aventura.

Embora ele tenha sido especialmente projetado para pais com filhos de até 12 anos e seja conhecido por sua floresta encantada, o parque que foi inaugurado em 1952 e hoje atrai (muitas!) pessoas de todas as idades. 

O parque temático holandês possui brinquedos e atrações espalhados por 4 reinos, baseados no folclore, contos de fadas, fábulas, lendas e mitos. 

O lado mágico do Efteling está em fazer você esquecer da realidade enquanto atravessa 61 mil metros quadrados de floresta habitada por chapeuzinho vermelho e outros 24 temas e personagens clássicos de histórias infantis. Em meio às árvores, contos como Rapunzel, Pinóquio e Bela Adormecida ganham vida numa forma envolvente e interativa.

Para quem procura algo menos místico e mais pulsante, deve procurar pelo reino de Ruigrijk

Ali está localizada a Baron 1898, a montanha-russa mais popular do parque. Os carrinhos sobem 37 metros de trilhos e desabam 90km/h numa queda incrível, praticamente vertical, diretamente para dentro de um buraco escuro e fumegante de uma mina.   

Para os que têm espírito competitivo, a Joris and the Draak vai fazer você pirar. Essa montanha-russa de corrida de madeira tem duas pistas, com os trens Fogo e Água que competem para fazer o tempo mais rápido. Cada trilho tem quase 790 metros de extensão e os trens atingem uma velocidade de 75 quilômetros por hora. Os dois trens se encontram em pontos diferentes durante o trajeto, o que torna a corrida ainda mais animada. No final, o painel sinaliza qual dos trens cruzou a linha de chegada primeiro.

Nesse incrível parque temático holandês que fica a uma hora de carro de Roterdã, o dia termina ao redor do enorme lago de sapos dourados gigantes com show de águas, sons e luzes no Aquanura, a atração conhecida por ter a maior fonte da Europa. 

2. Europa-Park | Alemanha

O Europa-Park é o maior parque temático da Alemanha e é também o segundo parque de diversões mais popular da Europa. No último ano ele recebeu 5,7 milhões de visitas.

Localizado em Rust, cerca de 35 km de Freiburg, bem pertinho das fronteiras com a França e a Suíça, o parque conta com nada menos de 100 atrações e 13 montanhas-russas! 

E tudo está muito bem organizado e dividido em suas áreas temáticas europeias. Você passeia e se diverte enquanto conhece a arquitetura detalhada, a vegetação autêntica e culinária tradicional de 15 países da Europa, da Islândia à Rússia, em questão de horas.

Para os aventureiros, os brinquedos preferidos do Europa-Park são a Blue Fire Megacoaster e a Alpenexpress Coastiality. 

A primeira é a uma montanha russa que atinge 100 km/h em apenas 2,5 segundos, passando por paisagens rochosas acidentadas inspiradas na Islândia. 

Já na segunda, todos os aventureiros devem utilizar óculos 3D para embarcar nessa experiência futurista de diversão. A montanha-russa que combina forças centrífugas, movimentos rápidos, alta velocidade e realidade virtual é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes.

Na hora de recuperar o fôlego, os visitantes procuram áreas como a Floresta Encantada de Grimm, onde é possível mergulhar em alguns dos contos de fadas favoritos dos Irmãos Grimm, como João e Maria.  

Como se vê, o parque foi projetado para oferecer entretenimento para todas as idades, com circuitos especiais para crianças e para idosos e o legal é que ele se transforma ainda conforme as estações.

Na primavera, as flores coloridas tomam conta do parque e ficam à espera do verão, quando as atrações aquáticas entram em cena. No outono, milhares de abóboras com figuras assustadoras de halloween decoram os caminhos do Europa-Park que se transforma, nos meses seguintes, em um paraíso de inverno com neve, pinheiros de Natal, música e luzes.

Assim, seja qual for a época do ano, cada visita ao Europa-Park se torna uma ocasião memorável.

 1. Disneyland Park | França

Disney em Paris

Com 9,7 milhões de visitas no ano de 2019, o Disneyland Park é o parque temático mais visitado da Europa!

Ele foi inaugurado em 1992, no mesmo ano que o seu parque-irmão, o Walt Disney Studios. Juntos, o Disneyland Park e o Walt Disney Studios formam o complexo Disneyland Paris que alcançou a marca de 15 milhões de visitantes no ano passado!

É bem verdade que, com esses números, além do Disneyland Park alcançar o primeiro lugar em número de visitas, o Walt Disney Studios figura – sozinho – na quarta colocação de parque mais visitado da Europa. 

Para entender a diferença entre eles é simples. O Walt Disney Studios Park é o parque destinado ao mundo do cinema, o equivalente ao Hollywood Studios da Flórida. É nele que você descobre os segredos por trás das cenas curiosas dos filmes da Disney e aprende como são feitas as animações mais famosas do mundo. É no Walt Disney Studios Park que que você se diverte na Torre do Terror, na montanha-russa do “Procurando o Nemo” ou na Half-Pipe Racer, o “barco viking” do Toy Store Playland

Já o Disneyland Park reúne tudo aquilo que é sinônimo de contos de fadas, inclusive uma réplica do castelo da Bela Adormecida e os diversos personagens da Disney que divertem os visitantes em shows e desfiles de rua.

Tudo isso, é claro, misturado com as atrações e passeios com muito mais adrenalina, como a Big Thunder Mountain. Nessa montanha russa, um carrinho de mina descontrolado atravessa montanhas mal-assombradas cheias de subidas e descidas no meio da escuridão. 

Outra atração famosa e imperdível do Disneyland Park é a viagem de 13 minutos cheia de emoções e respingos no barco dos Piratas do Caribe.

Ambos os parques da Disneyland Paris ficam a apenas 20 quilômetros do centro da capital francesa. Para quem está em Paris e quer curtir um dia na Disneylândia da França, basta pegar um trem de Paris até a estação Marne-la-Vallée/Chessy, sem maiores complicações. Em 40 minutos de viagem você estará na entrada do parque de diversões mais visitado de toda a Europa.

That’s it! That’s all folks

Agora você já tem cinco ótimas desculpas para voltar à infância e se divertir sem limites nos incríveis parques temáticos da Europa.

Boa viagem e ótima diversão!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

6 cidades europeias incríveis para visitar pós-pandemia

23/09/2021
Visitar

Guias turísticos pela Europa valem a pena?

18/08/2021
Visitar

Como encontrar a melhor passagem aérea

08/08/2021