Viajar pela Espanha: Um roteiro para cada estação

Viajar pela Espanha: Um roteiro para cada estação

13.06.2020

A Espanha é conhecida pela riqueza cultural e paisagística e, sem dúvida, é um dos destinos turísticos mais desejados de toda a Europa. Se o seu interesse é fazer um mochilão ou simplesmente montar um roteiro para Espanha, saiba que este país ibérico é uma boa pedida para qualquer estação do ano.

Para quem gosta da neve, é possível esquiar no inverno em diversas regiões do país. Mas, se você prefere o calor, pode se esbaldar nas incríveis praias e ilhas que ocupam os primeiros lugares no ranking europeu.

Mas se você não gosta de extremos, também poderá optar pela primavera ou outono, cada qual com seu encanto e com temperaturas mais amenas e cujas lindas paisagens devem ser incluídas em qualquer Eurotrip.

Separamos algumas dicas para cada uma das estações do ano, pensando em ajudar você a organizar seus roteiros para Espanha, porque você precisará de mais de um para conhecer esse país incrível de norte a sul.

Viajar pela Espanha

No ranking divulgado há dois anos pelo Idealista, a Espanha aparece em segundo lugar entre os países mais visitados no mundo inteiro, sendo primeiro lugar absoluto entre as nações turísticas mais competitivas do globo.

Dessa forma, você encontrará na Espanha muita oferta turística, para todos os gostos e bolsos. É ótimo aproveitar a oportunidade de vir passear pelas regiões espanholas sem necessitar de um visto para isso, podendo estar por até três meses disfrutando de uma bela Eurotrip.

Aqui vão algumas dicas para você aproveitar o que de melhor o país tem a oferecer em cada estação.

Roteiro para Espanha: Os encantos da primavera espanhola

Começando no final de março e estendendo-se até junho, esta estação é um momento de transição entre o frio e o calor, com temperaturas mais amenas e muito agradáveis.

Em algumas regiões, como no norte do país, a presença da primavera se nota um pouco mais tardiamente se comparado ao sul da Espanha, que em março já pode registrar temperaturas bastante elevadas ao longo do dia.

Neste período do ano os preços de hotelaria e serviços começam a subir, devido aos feriados da Semana Santa, celebrado em todo o país, e da Feria de Abril, festa típica do sul da Espanha.

Falando na região sul, da Andaluzia, esse é um dos maiores destinos para um mochilão pela Espanha, pelo preço acessível, pela gastronomia, além do típico flamenco e do estilo andaluz de curtir a vida. E é justo nessa época que a região é mais buscada por turistas, já que as cidades ficam repletas de flores e ganham um charme especial com os famosos pátios andaluzes.

Andaluzia
Palácio em Andaluzia

Um bom exemplo é o evento que ocorre normalmente no mês de maio na cidade de Córdoba, chamado de El Festival de los Pátios que é um concurso em que os moradores da cidade exibem seus pátios e varandas, de forma gratuita, para que possam ser visitados e fotografados pelos visitantes.

Uma região vizinha à Andaluzia que também chama a atenção e atrai turistas nesta época do ano é a região de Extremadura. No início do mês de abril as Cerejeiras começam a florescer, e isto só ocorre uma vez por ano e não dura muito. A paisagem é simplesmente incrível.

O agito do verão na Espanha

Oficialmente, o verão começa no final do mês de junho e termina no final de setembro e isso significa alta temporada em algumas regiões e baixa temporada em outras devido ao calor intenso. Claro que todos querem dar uma escapa e ir para o litoral, sobretudo para a tão conhecida Costa do Sol ou para alguma das deslumbrantes ilhas espanholas.

Este período coincide com as férias escolares e também com o período de férias da maioria das empresas espanholas, gerando grande quantidade de fluxo de turistas no país. Então, muitos dos turistas são os próprios espanhóis e os destinos mais buscados são as cidades litorâneas que vão desde a Catalunha até a Andaluzia, como Barcelona, Valência, Málaga e Cádiz. Ao longo de toda essa costa, há lindas cidades e praias, busque por Marbella e Nerja, por exemplo.

Mas, os grandes destinos de praias no sul são, sem dúvida, as Ilhas baleares e Tenerife, como Ibiza, Las Palmas, Maiorca, Minorca, Santa Cruz de Tenerife e Fuerteventura, conhecidas por suas paisagens de tirar o fôlego.

Ibiza
Ibiza

Claro que não são só turistas espanhóis que viajam neste período. Pessoas do mundo inteiro costumam deslocar-se até estas regiões. Entretanto, as temperaturas nestas regiões podem alcançar valores muito elevados em determinados dias e há quem prefira viajar pelas praias do norte espanhol, que possui temperaturas mais amenas e não deixam a desejar.

Essa é uma boa dica se você quer curtir o verão, mas também quer fugir de destinos tradicionais e muito disputados. Apesar de pouco comentado o norte possui paisagens incríveis e que atraem a muitos turistas também, começando pela Bahía de la Concha, em San Sebastián, no país Vasco, que é conhecida por ser uma cidade luxuosa e por possuir uma tradição culinária de renome mundial.

Logo ao lado, as regiões de Astúrias e de Cantábria são conhecidas pela difusão e prática do surf, mas isto não significa que o mar não seja ideal para banho e para crianças, muito pelo contrário, só depende da praia específica e do período. E, chegando na Comunidade Autônoma da Galícia, você encontrará ótimas cidades litorâneas como é o caso de A Coruña e Vigo, cujas praias são banhadas pelo Oceano Atlântico e que também são recomendadas para famílias. Busque a linda Playa de las Catedrales e dê uma olhada.

O charme outonal espanhol

Se o verão afasta os turistas das regiões centrais como Madrid, por exemplo, é no outono que esta e outras comunidades mostram-se imponentes. No caso de Madrid, não só por ser a capital econômica do país e por possuir diversas atrações culturais, mas também pela quantidade de parques e superfícies verdes.

O Parque del Buen Retiro, popularmente chamado de Retiro, é o principal parque urbano da cidade e pode ser considerado como o grande pulmão verde da região, com aproximadamente 118 hectares.

Não só o parque do Retiro, mas também outros parques e áreas verdes possuem uma paisagem marcante. No outono, com a renovação da folhagem das árvores, o cenário torna-se incrível e inesquecível para o visitante.

Palácio de Cristal
Outono no Palácio de Cristal, Madrid

Outra região que merece destaque está a pouco menos de 3 horas de carro de Madrid e se chama Valle del Ambroz, no extremo norte da Comunidade Autônoma da Extremadura. Neste Vale se realizam todos os anos um evento chamado de Outono Mágico, com concursos de fotografias, eventos esportivos, feiras gastronômicas, caminhadas pela natureza e oficinas.

Outra grande vantagen do outono espanhol é a possibilidade de visitar as vinícolas e as oleícolas em seu melhor período, já que é nesta época que se realizam as colheitas em ambas as culturas, deixando seu roteiro para Espanha com um sabor ainda mais especial.

Roteiro para Espanha: O inverno também é sinônimo de diversão

O inverno espanhol tem início em dezembro e termina no mês de março. As temperaturas costumam ser muito baixas em algumas regiões do país. Mas, nas grandes cidades dificilmente alcança valores negativos. De qualquer forma, você poderá encontrar bastante neve mais ao norte do país ou em alguma das regiões montanhosas.

Se compararmos com outros países da Europa, a Espanha não sofre tanto com temperaturas baixas devido à influência do Deserto do Saara e do Mar Mediterrâneo ao sul e do Oceano Atlântico a oeste, devido às correntes marítimas quentes vindas do golfo do México. Mas, ainda assim, as temperaturas são baixas nesta estação.

Além disso, a Espanha possui algumas cadeias de montanhas distribuídas por todo o seu território e isto favorece a prática de esportes de neve, sendo possível esquiar nas comunidades de Madrid, Castela e Leão, Aragão, Catalunha e Andaluzia.

Dentre estas opções, uma se destaca por ser uma zona normalmente quente, com muitos dias de sol ao longo de todo ano e baixo nível de pluviosidade, inclusive no inverno, o que não é comum no país: a chamada Sierra Nevada, na cidade andaluza de Granada, que garante um clima agradável para o turista mesmo com a presença da neve.

Astúrias
Astúrias

Em contrapartida, as demais estações de esqui oferecem pistas de melhor qualidade devido a quantidade de neve e às temperaturas mais baixas, como por exemplo, as estações da Catalunha e a de Aragão, localizadas nos Pirineus.

Em outras regiões do país onde não há prática deste esporte, o período é considerado de baixa temporada e os preços podem ser bem convidativos, como na região de Salamanca e Valladolid. Se você prefere um inverno mais calmo, pode curtir as lindas paisagens de pinheiros com neve e desfrutar de uma gastronomia maravilhosa, curtindo também uma lareira e um bom vinho espanhol.

Conclusão

Anotou todas as nossas dicas para montar seu roteiro? Aqui citamos também algumas principais cidades para visitar na Espanha e ideias que vão ajudar a montar seu mochilão ou Eurotrip.

Em qualquer estação, tenha certeza que haverá muito que ver e fazer na Espanha. Lembre-se de buscar pelas feiras medievais, que costumam ocorrer no outono, mas que dependem da região e dê uma olhada em locais mágicos para visitar como a Gruta de las Maravillas, ao sul.

Você sabia que na Espanha há um rio de águas vermelhas, único do mundo em sua categoria, chamado de Rio Tinto? Também fica ao sul do país, na região da Andaluzia. E, visitá-lo pode incluir um divertido passeio de trem com a família pela região das minas.

Tenho certeza que seu roteiro para a Espanha estará bem completo e que sua viagem será maravilhosa. Para mais dicas sobre a Europa, siga nosso canal e acompanhe as novidades!

Você pensa em morar na Espanha? Separamos esse texto para você: Como é morar na Espanha

Lembre-se que para residir será necessário um visto, se você não tiver nacionalidade europeia.
Confira também os seguintes textos:

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Primeira vez em Málaga: O que visitar?

19/10/2020
Visitar

Bilbao: Conhecendo a cidade e sua beleza

11/10/2020
Empreender

Como encontrar um emprego na Espanha: Guia para brasileiros

30/09/2020