Verão na Espanha: As 9 Melhores Praias Espanholas

Verão na Espanha: As 9 Melhores Praias Espanholas

17.09.2020

Você já ouviu falar na Costa do Sol? E na Costa Brava? Das Rías Baixas, na Galícia, até a Costa da Luz, na Andaluzia, a Espanha possui aproximadamente oito mil quilômetros de praias.

Cada parte do litoral espanhol, dividido por províncias, recebeu apelidos como estes citados em razão de suas características físicas, geográficas e climatológicas.

Não podemos nos esquecer das ilhas paradisíacas do território espanhol, como as Ilhas Baleares e as Ilhas Canárias. O fato é que existem praias de todos os tipos e para todos os gostos, seja para relaxar ou para praticar esportes.

Onde quer que seja, o importante é curtir as belezas do litoral ibérico durante sua temporada de verão na Espanha. Por isso, fugindo do roteiro mais convencional, listamos as nove praias espanholas que você não pode deixar de conhecer em suas próximas viagens à Espanha.

Praia de Matalascañas (Huelva)

Começando pela Costa da Luz, na Andaluzia, vamos falar de uma praia com areia fina e uma paisagem selvagem de tirar o fôlego. Localizada no meio da Reserva Natural do Parque Nacional de Doñana, esta praia possui uma extensão de aproximadamente cinco quilômetros.

Praia de Bolonia, Tarifa (Cádiz)

Seguindo na Costa da Luz, escolhemos a belíssima praia de Bolonia, situada na província de Cádiz, na região de Tarifa.

Esta praia possui a forma de uma concha com uma extensão aproximada de quatro quilômetros. Possui dunas de areia fina e branca, com um mar de águas cristalinas. Perfeita para curtir o verão na Espanha.

Uma curiosidade é que nesta praia você encontrará um conjunto arqueológico construído pelos Romanos. São as ruínas de uma cidade chamada Baelo Claudia, do século II a.C.

Há quem diga que esta é uma das praias espanholas mais encantadoras e surpreendentes.

Praia de Calahonda e Praia El Salón, Nerja (Málaga)

Nerja por si só já é uma cidade encantadora e que vale a visita, não apenas pelas praias, mas também pela gastronomia, o agito da cidade e a simpatia das pessoas que vivem neste local.

Balcón de Europa em Nerja, Málaga, que divide 2 das melhores praias espanholas.

Um dos principais pontos turísticos de Nerja é o Balcón de Europa, que é um mirante que avança para o mar, formando uma espécie de varanda em cima da água.

Mas, não estamos aqui para falar somente disto. Neste local, estão localizadas duas das praias espanholas mais procuradas por turistas, a Praia de Calahonda e a Praia El Salón.

E por que selecionamos duas praias de uma vez? Chegando ao local você entenderá. Ocorre que estas praias estão localizadas aos pés do Balcón de Europa e fica difícil escolher apenas uma.

Portanto, se você for para Nerja, faça uma visita às duas praias.

Praia de Granadella (Alicante)

Indo diretamente para a Costa Branca, na Comunidade Valenciana, encontraremos outro local que merece destaque entre as principais praias espanholas.

Alicante na Espanha, reserva uma das mais belas praias espanholas no mar mediterrâneo

Esta praia está na província de Alicante, no Mar Mediterrâneo, e é um dos principais cartões postais da região.

Por estar entre duas montanhas, o mar está sempre calmo, como uma piscina de água azul turquesa. Ótima pedida para se refrescar durante o verão na Espanha.

E exatamente pela presença das montanhas, praticar mergulho nesta região é algo bem comum. A paisagem é incrível, já que existem pedras brancas e cascalhos deixando o visual submarino bem interessante de observar.

Apesar de ser considerada uma praia selvagem, possui uma boa estrutura e é possível chegar de carro, o que faz com que este local tenha bastante concorrência, principalmente aos finais de semana.

Praia de Rodas (Pontevedra)

Praia em Pontevedra

Saindo do Mar Mediterrâneo e indo para o norte da Espanha, vamos às praias que são banhadas pelo Oceano Atlântico.

E começaremos com uma preciosidade do Norte, que está localizada no arquipélago de Cíes, no trecho da costa espanhola conhecida como Rías Baixas.

O acesso é possível partindo da cidade de Vigo e pegando um barco que lhe deixará diretamente neste paraíso.

O arquipélago de Cíes é formado por duas ilhas, que são unidas justamente pela praia de rodas.

Quando a maré sobe, um lago se forma entre as ilhas o que deixa a paisagem ainda mais encantadora.

Uma dica: procure também pela Playa de las Catedrales, em Ribadeo, na Galícia.

Praia de Laga (País Basco)

Já ouviu falar na Praia de Laga? Esta é uma das praias espanholas mais bonitas do litoral norte e está situada na Reserva da Biosfera de Urdaibai.

Sendo assim, pela sua posição no mapa já podemos imaginar o que nos espera nesta praia, certo? Um paraíso com uma riqueza natural impressionante.

Esta praia é a preferida dos surfistas da região, sendo um ponto com diversas escolas de surf.

Mas não se preocupe, se você não curte o esporte esta praia também pode te agradar, já que as ondas são pequenas.

Praia de Gulpiyuri (Astúrias)

Ainda na região norte da Espanha, vamos conhecer uma praia muito singular da Costa Verde, na província de Astúrias.

A Praia de Gulpiyuri é a menor praia espanhola com apenas 50 metros de areia. Mas, o que é ainda mais surpreendente é que ela está localizada a 100 metros da costa.

Isso mesmo! Com o passar dos anos, o mar criou uma espécie de gruta nas pedras do litoral, o que permite a passagem da água até hoje.

Sua forma, sua localização e a paisagem verde ao redor desta praia, fazem deste local um ponto turístico único e encantador. Vale a pena a visita.

Praia de Macarella e Macarelleta (Ilhas Baleares)

Verão na Espanha nas Ilhas Baleares

Saindo da Espanha continental e partindo para as ilhas, reservamos uma praia de cada província. Começaremos pelas Ilhas Baleares, pela praia de Macarella e Macarelleta, em Menorca.

O acesso a esta praia pode parecer complicado, mas é bem simples. Você poderá escolher entre alugar um carro, comprar bilhetes de ônibus ou comprar um passeio de barco que leve até ao local.

Se você escolher chegar por terra, saiba que tanto os ônibus como os carros devem parar em um estacionamento próximo. O restante do caminho terá que ser feito a pé, já que só se chega na praia caminhando ou de barco.

Apesar de todas as dificuldades que você pode encontrar para chegar, saiba que estas praias são, provavelmente, as mais bonitas da região.

Praia de Benijo (Ilhas Canárias)

Para fechar nossa lista separamos a Praia de Benijo, ao norte da Ilha de Tenerife, na Província das Ilhas Canárias.

É uma praia selvagem, afastada do agito da cidade e sem nenhum comércio, onde você poderá relaxar e curtir a natureza.

O acesso é realizado através de uma caminhada de apenas 15 minutos, mas com muitas escadas, o que acaba sendo um problema para algumas pessoas, principalmente para os idosos.

Mas, apesar de tudo, esta é uma das praias mais fascinantes e surpreendentes da região. O destaque vai para a faixa de areia, que é escura, já que a ilha é de origem vulcânica.

Conclusão do Verão na Espanha

Viu que fugimos daquele roteiro mais convencional? Isso é para ajudar você a descobrir alguns dos segredos do litoral ibérico e considerar o período de verão na Espanha em seu planejamento de férias. Tenho certeza que você vai amar a viagem.

Para você aproveitar ainda mais a Espanha

Confira aqui outras dicas interessantes sobre viagens pelo país:

Para morar bem próximo destas praias maravilhosas

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Primeira vez em Málaga: O que visitar?

19/10/2020
Visitar

Bilbao: Conhecendo a cidade e sua beleza

11/10/2020
Empreender

Como encontrar um emprego na Espanha: Guia para brasileiros

30/09/2020