Tradições natalinas na Espanha: conheça algumas

Tradições natalinas na Espanha: conheça algumas

24.11.2021

Algumas tradições de comemoração de Natal são comuns a vários países, independentemente da localização, como a ceia e a troca de presentes. Mas existem também os hábitos de cada país, que fazem com que a celebração tenha um gostinho todo especial. Na Espanha não é diferente, e o país tem alguns hábitos bem curiosos e interessantes. Veja agora uma lista com algumas das principais tradições natalinas na Espanha.

A chegada dos Reyes Magos 

Na tradição espanhola não é o Papai Noel que entrega os presentes às crianças, são os Reyes Magos (os Três Reis Magos Melchior, Baltasar e Gaspar). Até mesmo as cartinhas com os pedidos especiais de Natal são endereçadas aos Reyes Magos.

Além disso, a troca de presentes de Natal não acontece na noite do dia 24 de dezembro ou no dia 25, como é tradicional em alguns países, como no Brasil. As crianças recebem e abrem os seus presentes no Dia de Reis, que é comemorado em 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos teriam chegado a Belém para conhecer o Menino Jesus.

Na véspera, no dia 5 de janeiro, acontece a Cabalgata de Reyes Magos. É um desfile muito festivo, que representa a chegada dos Três Reis Magos a Belém para o nascimento de Jesus. Os desfiles acontecem por todo o país e são um acontecimento visto por pessoas de todas as idades. As crianças se divertem muito porque, durante a passagem do cortejo, os Reis Magos jogam balas e doces para os pequenos.

Além dos Reyes Magos, no Natal espanhol existem muitos outros personagens que são populares em várias regiões do país. Alguns dos mais curiosos são o Caga Tío (na região da Catalunha), o Olentzero (em Navarra e no País Basco) e o Apalpador ou Pandigueiro (na região da Galícia).

Comer Roscón de Reyes e Turrón de Almendra

Estes dois doces fazem parte das mais típicas mesas natalinas da Espanha. O Roscón de Reyes é um dos mais conhecidos. Trata-se de um bolo feito com frutas cristalizadas, muito doce e colorido. 

Além de ser uma tradição da gastronomia natalina, digamos assim, o Roscón também faz parte das brincadeiras do Natal. Isso porque o bolo guarda duas surpresas que divertem quem está à volta da mesa.

A rosca costuma ser vendida acompanhada de uma coroa de rei e, no interior do bolo estão escondidos dois símbolos: uma fava e um boneco. Quem encontrar o boneco é o rei da comemoração e tem direito a usar a coroa. Já quem encontrar a fava no seu pedaço de bolo, fica responsável por comprar o Roscón de Reyes do ano seguinte.

Já o Turrón de Almendra é um doce feito com massa obtida a partir do cozimento de mel e recheado com lascas de amêndoas tostadas. Ele pode ser servido como sobremesa na ceia de Natal.

Hoje em dia existem muitas variações e inovações nas receitas do Turrón, mas o tradicional feito com amêndoas (que existe pelo menos desde o século XVI) ainda é um clássico nas mesas natalinas na Espanha.

Comemorar o Dia dos Santos Inocentes

Esta é outra tradição espanhola famosa durante o período de Natal. A data, que é celebrada no dia 28 de dezembro, tem origem na história cristã, celebrada em lembrança do Massacre dos Inocentes, relatado na Bíblia.

Mas, hoje em dia, a data tem um contexto bem mais alegre. É um dia de brincadeiras, em que as crianças pregam peças umas nas outras, fazem piadas e jogos divertidos. Em alguns locais, as crianças também vestem fantasias, perucas e usam acessórios engraçados.


Seguros Promo

Apostar na Loteria de Natal

Outra tradição muito conhecida das famílias espanholas é a aposta na famosa loteria de Natal, conhecida como El Gordo de Navidad. O jogo é tão popular no país, que muitas famílias se reúnem para organizar um bolão e aumentar as chances de receber um dos prêmios.

O grande sorteio acontece na cidade de Madrid, na manhã do dia 22 de dezembro e é acompanhado pelos jogadores mais ansiosos.

O El Gordo existe na Espanha há mais de 200 anos (desde 1812) e os prêmios podem ser muito empolgantes. No Natal de 2020, por exemplo, o total de prêmios chegou ao incrível valor de 240 milhões de euros, sendo 4 milhões apenas para o primeiro sorteio da noite.

Outra característica interessante da Loteria de Natal da Espanha é o fato de que os prêmios são cantados de uma forma bem original: por crianças, com transmissão ao vivo pela televisão.

Montar o Portal de Belén

O Portal de Belén é a representação do presépio, que relembra a história do nascimento de Jesus Cristo. No Portal, aparecem as figuras de Jesus, Maria, José, os Três Reis Magos e os animais presentes durante a história desse nascimento, que deu origem às comemorações de Natal.

Na Espanha, é bem comum encontrarmos Portais de Belém muito requintados e cheios de detalhes, muitos construídos em tamanho real, normalmente expostos em praças e outros locais públicos onde podem ser apreciados.

Alguns deles podem remeter a um cenário muito realístico, tamanha a dedicação aplicada nos detalhes das construções, belezas e personagens utilizados.

Ir à missa da meia noite

Na véspera de Natal, na noite do dia 24 de dezembro (chamada de Nochebuena), muitos espanhóis costumam comparecer a uma missa celebrada à meia noite, conhecida como Misa del Gallo. A missa acontece em muitas igrejas espalhadas pelo país e também é um evento super tradicional das comemorações de Navidad.

Para os católicos praticantes, ir à Missa do Galo é um momento importante para celebrar a fé cristã e comemorar o dia do nascimento de Jesus Cristo. O acontecimento marca o início das comemorações natalinas no país.