Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11.02.2021

Realizar um roteiro de carro pela Espanha pode ser uma experiência incrível. As estradas nacionais são excelentes e a viagem certamente será muito prazerosa e cheia de lindas paisagens.

Você pode visitar praias paradisíacas no verão ou os famosos pátios andaluzes na primavera. Além disso, poderá conhecer as estações de esqui no inverno ou as fantásticas paisagens outonais dos bosques espanhóis.

Por isso, preparamos este artigo completo com dicas importantes e opções de roteiros pela Espanha.

Aluguel de veículo para um roteiro de carro pela Espanha

Roteiro pela espanha

Seja no centro das cidades, em estações de trem ou nos aeroportos, você sempre verá uma companhia de aluguel de carro na Espanha. Estas empresas são muito comuns em todo o território ibérico porque muitos turistas realizam roteiro de carro pela Espanha.

Por isso, aconselhamos a reservar com antecedência o seu aluguel, principalmente em períodos de alta temporada.

Assim, você não correrá o risco de não conseguir alugar um carro pela alta demanda dos turistas nas agências. Cidades como Madrid e Barcelona não costumam ter este tipo de problema, mas é um risco e, por isso, vale a pena reservar através dos próprios sites das diferentes companhias. 

Desta forma, você garantirá o melhor preço, já que a reserva pela internet é mais barata do que quando se realiza presencialmente. 

Mas, tenha atenção com o pagamento do seguro. Esse sim pode ser melhor caso contratado presencialmente e você pode deixar para adicioná-lo na hora em que retirar o veículo.

Postos de gasolina em seu roteiro de carro pela Espanha

Algo muito importante e que deverá ser levado em consideração no seu roteiro de carro pela Espanha é o combustível e os gastos que você terá. 

De fato, planejar esse investimento e saber como economizar nesse aspecto será imprescindível para o seu roteiro de carro pela Espanha. 

As redes que você encontrará com mais facilidade pelas estradas são: Repsol, Cepsa, Galp, Avia, bp, entre outras. Entretanto existem outras redes pouco conhecidas, mas que são de confiança e muito utilizadas pelos espanhóis.

Uma dica é abastecer nos postos de gasolina dos supermercados, já que estes locais oferecem gasolina a um preço mais acessível de forma a atrair clientes para seus complexos comerciais.

Preço médio do Combustível

Fazendo uma comparação com os vizinhos Portugal e França, por exemplo, a Espanha possui preços de combustíveis mais acessíveis.

O custo médio do litro do diesel, chamado de gasoil, é 1,10€. Enquanto isso, a gasolina comum, chamada de Gasolina 95, custa aproximadamente 1,20 €.

Nos postos de supermercados o combustível pode custar até 10 centavos a menos. Essa diferença pode representar uma excelente economia para quem está viajando e precisa encher o tanque muitas vezes.

Carros elétricos

Não é tão comum encontrar carros elétricos para alugar. Mas, para uma viagem com este tipo de veículo, saiba que existem diversos pontos para recarga.

Você poderá consultar os postos de recarga através da internet e aplicativos de celular. Planeje bem a sua viagem, calculando a autonomia do carro e as paradas necessárias para evitar problemas.

Muitos destes pontos estão localizados em Centros Comerciais, ou seja, é possível tomar um café enquanto seu carro está carregando.

Pegando a estrada com seu roteiro de Carro pela Espanha

Já estando com tudo preparado e planejado, chegou a hora de pegar a estrada em seu roteiro de carro pela Espanha!

Pedágios

Ainda que sejam poucos, os pedágios estão presentes em algumas estradas espanholas, principalmente em Madrid e na Catalunha.

Entretanto, na maioria dos casos, você tem a opção de viajar por autoestradas gratuitas, onde o limite de velocidade permitido, geralmente, é de 120 km/h.

É importante ressaltar que, para controlar a velocidade e garantir a segurança nas estradas, existem alguns radares. Mas, não se preocupe, estes radares estão sempre muito bem sinalizados.

Posso dirigir com a habilitação brasileira na Espanha?

Se sua habilitação está em vigor, sim, você poderá dirigir com ela desde que esteja no país há menos de 180 dias.

Ou seja, se você é turista ou se você é titular de uma residência e acaba de se mudar para a Espanha, você pode dirigir com a habilitação brasileira. Em contrapartida, se você está há mais de 180 dias no país é necessário trocar a habilitação brasileira pela espanhola.

Assim, para dirigir na Espanha não é necessário emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID), já que na Espanha a habilitação brasileira é aceita.

De qualquer forma, viajar com este documento pode ser uma vantagem, já que todas as informações referentes à sua habilitação virão traduzidas. Isso poderá facilitar a compreensão, caso alguma autoridade pergunte e peça para verificar seu documento. 

Opções de roteiro de carro pela Espanha

Estradas na Espanha

Agora você já tem informações importantes sobre o aluguel do veículo e sobre a parte prática e burocrática. Esse planejamento será fundamental.

Mas, vamos deixar aqui algumas sugestões de roteiro de carro pela Espanha, para que você possa escolher as cidades que visitará! Essa também será uma parte importante do seu planejamento de um roteiro de carro pela Espanha.

Sul da Espanha

Ah, a nossa querida Andaluzia! Essa Comunidade Espanhola fervilha com a cultura alegre e festiva, ao som do flamenco e à base do melhor azeite espanhol. Isso sem falar da delícia do vinho doce de Jerez. 

As paisagens são incríveis, desde de um passeio pela oleícolas (as plantações de oliveiras e onde há produção de azeite) até uma volta pelas praias paradisíacas. 

Assim, esta opção de roteiro de carro pela Espanha pode ser explorada tanto no verão como na primavera. Por isso, separamos duas possibilidades de roteiro pelo sul, uma para cada estação.

Roteiro por Málaga e Cádiz

Praia em Cádiz

No verão, você poderá realizar uma rota pelas belíssimas praias malaguenhas, conhecida como a costa do Sol. Inclua na sua rota, as cidades de Nerja, Málaga, Marbella e Estepona.

Se sobrar tempo na sua viagem, entre na Costa da Luz, que é o litoral da província de Cádiz. Vale a pena conhecer as praias de Bolonia, Alemanes e Zahara de los Atunes.

Confira aqui As 10 praias mais inacreditáveis da Espanha e não perca essas excelente dicas para o seu roteiro de carro pela Espanha!

Não se esqueça das incríveis atrações que poderá encontrar em Málaga.

Roteiro por Sevilha, Córdoba e Granada

Sevilla

A segunda opção para a região é uma rota durante a primavera. Neste período, indicamos as cidades de Sevilha, Córdoba e Granada em seu roteiro de carro pela Espanha.

Sevilha é a capital da Andaluzia e este período do ano é o ideal para visitar a cidade. Você encontrará essa típica metrópole andaluza ainda mais encantadora, repleta de flores na primavera e com um clima muito agradável para passear pelas ruas.

O mesmo se pode dizer a respeito de Granada, sendo talvez o momento mais oportuno para visitar a famosa Alhambra de Granada, o principal ponto do turístico da região. 

Mas, a principal atração e única desta estação do ano fica em Córdoba, com o Festival de Pátios de Córdoba. Neste período os moradores abrem suas casas para exibir seus pátios floridos para quem passa pelas ruas.

Centro e Oeste da Espanha

Se você vai visitar Madrid, você terá muitas opções de roteiro de carro pela Espanha. Isso ocorre porque a capital espanhola está localizada no centro da península ibérica. 

Com efeito, na famosa Plaza del Sol você encontrará o Marco Zero, que é o ponto de partida de todas as estradas espanholas.

Sendo assim, você poderá iniciar muitos roteiros por Madrid. Entretanto, listaremos aqui a opção mais requisitada por turistas do mundo todo que visitam esta região.

Confira aqui O que fazer em Madrid: 10 pontos turísticos incríveis

Roteiro por Madrid e Extremadura na Primavera

Um dos melhores períodos para realizar este passeio é na primeira semana de abril, quando é primavera na Espanha.

A primeira semana de abril coincide com a época em que florescem as cerejeiras na região do Valle del Jerte, na Extremadura.

Portanto, começando por Madrid, visite os parques da cidade, que estarão repletos de flores e paisagens incríveis para desfrutar. Depois de uns dias na capital espanhola, pegue a estrada em direção ao Valle del Jerte.

Valle del Jerte

É importante mencionar que as cerejeiras só passam aproximadamente 9 dias floridas. Este período pode variar entre a última semana de março ou a primeira de abril.

Roteiro por Madrid e Extremadura no Outono

Outro período muito bonito para visitar a região é o outono. Comece sua viagem por Madrid e visite os parques da cidade para observar a paisagem outonal da capital espanhola.

A seguir dirija-se para o Parque Nacional de Monfrague e o Valle del Ambroz, na Extremadura. Nestes locais você verá as paisagens outonais mais impressionantes da Espanha.

Inclusive todos os anos é celebrado um festival chamado de Outono Mágico no Valle del Ambroz. Essas são dicas que eu descobri depois de morar anos na Espanha e é uma alegria poder compartilhar com você, que deseja conhecer esse lindo país.

Mas, fica aqui outra dica: perto de Madrid, aproveite para conhecer Toledo!

Leste da Espanha

Para fechar nossa lista, vamos explorar um pouco do leste da Espanha, que você poderá visitar em qualquer estação do ano.

Entretanto, eu acredito que os melhores momentos para visitar essa região espanhola sejam no verão e no inverno. Assim, deixo aqui uma sugestão de roteiro de carro pela Espanha que explore essa região em cada um desses períodos do ano.

Roteiro pela Catalunha e pela Comunidade Valenciana no Verão

Para visitar a região no verão, você poderá chegar na Espanha por Barcelona e aproveitar um pouco do agito e das praias da cidade. Logo, você poderá iniciar seu roteiro de carro pela Espanha por aqui. 

Confira: 10 principais pontos turísticos de Barcelona

Partindo de Barcelona, você pode ir em direção a Girona e conhecer uma região chamada de Cadaqués. Esta região está dentro dos limites da Costa Brava, já que é parte da Catalunha.

Saindo em direção ao sul, você chegará na Costa del Azahar, que compreende a costa da Comunidade Valenciana.

A recomendação é dirigir até a cidade de Benidorm, que é uma cidade costeira com o maior número de arranha-céus da Espanha. Toda esta zona é conhecida por suas belas praias e pela prática de esportes aquáticos.

Roteiro pela Catalunha no Inverno

Uma das regiões mais visitadas no inverno espanhol é a região da Catalunha. A Comunidade Autônoma é conhecida por possuir as melhores estações de esqui da Espanha.

Isso ocorre pela proximidade com os Pirineus, onde há muita neve e durante um período maior que outras regiões espanholas. 

Assim, você deverá alugar um carro em Barcelona e dirigir até o norte da Comunidade Autônoma, onde estão localizadas as estações de esqui.

Norte da Espanha e País Basco

Vigo na Espanha

Toda a parte norte da Espanha também reserva paisagens incríveis e ainda inexploradas!

É no Norte a comida sempre é farta e há locais bem pitorescos para serem conhecidos. A melhor sidra espanhola e o famoso chuletón também se encontram nesta região.

Por isso, se você considera fazer um roteiro por esta região ou deseja conhecer melhor o que pode encontrar por lá, dê uma olhada nos seguintes textos que separei para você:

Norte da Espanha: Conheça a charmosa cidade de Vigo

Galícia na Espanha: Explore muito além de Santiago de Compostela

Bilbao: Conhecendo a cidade e sua beleza

Dicas Finais para o seu roteiro de carro pela Espanha

Gostou das sugestões de roteiro de carro pela Espanha e de todas as dicas que estão neste artigo? Tenho certeza que todas as informações aqui reunidas vão te ajudar a ter uma viagem maravilhosa por esse país lindo!

Eu mesma já testei essas informações na prática e depois de muitas viagens de carro na Espanha reuni aqui as informações que eu gostaria de ter recebido antes. Então, estas dicas serão úteis para planejar e colocar em prática seu roteiro de carro pela Espanha.

Espero que eu tenha conseguido te ajudar a montar o melhor roteiro! 

Para isso, dê também uma olhada nos artigos a seguir. Estes outros textos irão ajudar a selecionar os melhores destinos, conforme a sua preferência:

Lugares lindos e pouco explorados na Espanha

Viajar pela Espanha: Um roteiro para cada estação

POSTS RELACIONADOS

Morar

Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

09/03/2021
Morar

Como é morar em Múrcia na Espanha?

27/02/2021
Visitar

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11/02/2021