Principais destinos dos brasileiros para viver na Espanha

Principais destinos dos brasileiros para viver na Espanha

07.11.2021

A Espanha é um dos países que mais atrai os brasileiros que desejam viver fora do Brasil. Atualmente, de acordo com dados oficiais, há aproximadamente 98.000 brasileiros morando na Espanha.

Mas qual serão os destinos mais escolhidos por essas pessoas? Para responder a essa pergunta, fizemos uma lista com os principais destinos dos brasileiros que escolhem viver na Espanha.

7 principais destinos dos brasileiros que vão morar na Espanha

Para elaborar esta lista, utilizamos os dados oficiais da imigração brasileira na Espanha, publicados em 2021 pelo INE (Instituto Nacional de Estadística) da Espanha. 

Os 7 destinos (províncias) mais escolhidos por brasileiros no país são:

1. Madrid

A Província de Madrid, que fica localizada na região central do país, é a região escolhida por 17,29% dos brasileiros que vivem na Espanha (são 17.057 pessoas). Quase a totalidade vive mesmo na cidade de Madrid, são 10681. O restante está distribuído em outras cidades da região.

Madrid é considerada uma excelente opção para quem vai em busca de emprego, já que existem boas oportunidades em diversos setores. A qualidade de vida e a oferta de atividades culturais e de lazer também é muito grande.

O ponto negativo é o custo de vida, que é um dos mais caros da Espanha, principalmente por conta dos altos valores dos aluguéis.

2. Barcelona

Barcelona é a segunda província mais escolhida pelos brasileiros, são 16.500 que moram lá (16,72%). Quase a metade escolheu viver na cidade de Barcelona, estando os demais nas cidades ao redor da capital da região da Catalunha.

Assim como Madrid, por ser uma cidade grande, Barcelona oferece boas ofertas de empregos e de atividades para quem gosta de uma vida cultural mais agitada.

Porém, é importante destacar que a cidade tem um dos custos de vida mais altos do país.

Se você ficou em dúvida entre estas duas cidades, veja o nosso artigo: Onde morar na Espanha?

3. Valência

A Comunidade Valenciana é o terceiro destino mais escolhido pelos brasileiros. A província já tem uma comunidade brasileira bem menor, em comparação com Madrid e Barcelona, e a maior parte dos brasileiros mora na capital.

Atualmente vivem na região de Valência 4752 brasileiros, o que representa 4,82% dos cidadãos brasileiros no país.

Valência já não tem tantas oportunidades para quem precisa trabalhar, com exceção das atividades ligadas ao turismo, que movimenta bastante a cidade. 

Os pontos positivos de Valência são: custo de vida mais acessível, clima ameno, proximidade da praia e boas opções de lazer.


Seguros Promo

4. Ilhas Baleares

Nas Ilhas Baleares (que ficam no Mar Mediterrâneo, na Costa Leste do país)  moram 4484 brasileiros (4,82%). Eles estão divididos em 24 cidades da ilha, sendo Palma a preferida. Na cidade moram atualmente 1447 brasileiros.

A região é recheada de cenários paradisíacos, e é escolhida principalmente pelos aposentados e por pessoas que querem uma vida mais calma e junto ao mar.

Nas Ilhas Baleares, o custo de vida pode variar conforme a cidade, mas de modo geral, é mais acessível, se compararmos às grandes cidades espanholas.

Já as oportunidades de trabalho são mais escassas, sendo a maioria das ofertas ligadas ao setor de turismo.

5. Málaga

Na região de Málaga vive 4,28% da comunidade brasileira na Espanha, ou seja, são 4221 pessoas, sendo Marbella e Málaga as cidades mais escolhidas.

A região litorânea do sul da Espanha (localizada na Andaluzia) tem um custo de vida mais acessível e um clima moderado.

Em Málaga, principalmente na capital da província, é possível encontrar boas ofertas de trabalho além do setor turístico, o que pode torná-la uma boa opção para os brasileiros que pretendem trabalhar na Espanha.

6. Corunha

A província de Corunha fica na região da  Galícia e tem 3568 brasileiros (3,62%). Boa parte mora nas cidades de Corunha e Santiago de Compostela.

O custo de vida não é dos mais elevados, o que é um ponto positivo. Entretanto, por serem cidades menores, as oportunidades de trabalho podem ser mais escassas.

O clima da região também não é tão ameno como em outras zonas do país. O inverno, principalmente, pode ser bastante úmido e com temperaturas baixas.

7. Pontevedra

O sétimo destino mais escolhido pelos brasileiros que vivem na Espanha também fica na Galícia. Na província de Pontevedra, dos pouco mais de 83.000 habitantes, 3496 são brasileiros. O número representa 3,54% dos brasileiros que moram no país.

A maior parte dos brasileiros que residem na Província de Pontevedra escolheu morar nas cidades de Vigo e Pontevedra.

Assim como na região de Corunha, em Pontevedra é possível alugar um apartamento e pagar as contas mensais por preços mais acessíveis, o que é sempre um bom ponto a ser considerado.

Mesmo que as cidades da província não sejam tão grandes, existem boas oportunidades de emprego, principalmente para quem pretende trabalhar nos setores turístico e de serviços.

A escolha da cidade não é uma tarefa tão fácil 

Escolher a melhor cidade para viver na Espanha depende de alguns fatores, como seus objetivos no país, preferência por clima, orçamento, entre outros.

Na hora de tomar a decisão, é importante que você tenha estes aspectos bem claros. Por exemplo, se você é um aposentado e tem um bom orçamento mensal, pode optar por cidades com um custo de vida mais alto e que tenham muitas opções de lazer.

Quem vai para estudar, pode fazer a escolha com base nas opções de curso oferecidas, além de considerar o custo de vida na cidade.

Já quem vai trabalhar, também deve pesquisar sobre a oferta de oportunidades de emprego. Normalmente, nas cidades maiores há mais vagas disponíveis, mas o custo de vida é bem mais caro.

Em resumo, é preciso ponderar todos os aspectos para encontrar uma cidade que possa atender, pelo menos, a maior parte das suas expectativas.