O que fazer em Madrid: 10 pontos turísticos incríveis

O que fazer em Madrid: 10 pontos turísticos incríveis

27.09.2020

Madrid é uma cidade cheia de encantos, com muitos pontos turísticos com muita história para contar, vários monumentos para conhecer e inúmeras obras de arte em exposição.

É uma metrópole animada e cheia de vida, seja para passeios diurnos como noturnos. É impossível se sentir entediado na capital espanhola.

Se você tem planos de conhecer a cidade, fique conosco até o final, porque separamos os dez principais pontos turísticos de Madrid. 

Com este roteiro você aproveitará a sua estadia, podendo contar com a facilidade de já garantir seu ingresso para muitas atrações através do GetYourGuide.

Puerta del Sol

Nosso trajeto terá início no epicentro da cidade, local por onde começam e terminam a maioria dos passeios à capital espanhola.

Por esta praça passam diariamente centenas de pessoas, sejam trabalhadores, estudantes ou turistas. O fato é que esta região está sempre muito viva e animada.

No meio de todo o movimento, você terá que buscar por uma placa fixada no solo marcando o quilometro zero das estradas espanholas.

Foto tirada em uma de nossas visitas à querida Madrid. Este ponto marca a origem de todas as estradas do país e fica na Praça conhecida como Puerta del Sol. Você pode ir de metrô e descer na estação que leva o mesmo nome.

Quer uma dica? Busque em frente ao edifício mais antigo da Puerta del Sol, a Real Casa de Correos, que teve sua construção concluída no século XVIII.

Você também poderá tirar uma foto com a escultura do Oso y el Madroño, que é o símbolo da cidade de Madrid.

Foto recente, tirada por mim em agosto de 2020.

E se você está na Puerta del Sol, não deixe de tomar um café em um dos locais mais tradicionais da cidade, que foi fundado em 1894, a Pastelería La Mallorquina.

Vista da praça. Foto do meu acervo pessoal, tirada em agosto de 2020.

Plaza Mayor

Saindo da Puerta del Sol pela Calle Mayor, vamos em direção à Plaza Mayor, que é um dos locais mais emblemáticos da cidade.

Você poderá ir até este ponto turístico de Madrid simplesmente para admirar sua beleza ou para comer algumas tapas em algum restaurante típico no seu entorno.

Foto do meu acervo pessoal, tirada em agosto de 2020. A praça é linda e bem típica. Em quase toda cidade espanhola há uma plaza mayor

Vale mencionar que, segundo o livro dos records, neste local está localizado o restaurante mais antigo do mundo, que se chama El Sobrino de Botín, na Calle Cuchilleros.

Perto dali também podemos encontrar a churrería y chocolatería mais tradicional da Espanha, a San Ginés, que fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A San Ginés é uma boa pedida para quem sai pela noite madrilenha e depois busca um local aberto pela madrugada, já que é um dos poucos locais abertos 24h.

Mercado de San Miguel

Ao lado da Plaza Mayor está localizado o famoso Mercado de San Miguel, que é um antigo mercado restaurado.

Em seu interior você encontrará quiosques com diversos tipos de comidas típicas espanholas.

Sem dúvida, o Marcado de San Miguel é uma excelente opção se você busca um local animado, descontraído e com produtos frescos e de qualidade. Vale a visita.

Foto do meu acervo pessoal. O mercado está sempre cheio e os preços podem ser um pouco mais caros. Mas, vale a pena provar um petisco típico e desfrutar do passeio. 

Catedral de Almudena, Palacio Real e Jardins de Sabatini

Seguindo pela Calle Mayor você sairá diretamente em uma parte com uma grande concentração de pontos turísticos de Madrid.

Primeiro você irá avistar a Catedral de Almudena, que foi construída entre o final do século XIX e o início do século XX.

Foto minha em frente à Catedral. Exatamente ao lado se encontra o Palacio Real.

Logo ao lado você poderá conhecer o Palácio Real de Madrid, o maior da Europa Ocidental e um dos maiores do mundo, que foi residência dos reis da Espanha até eles se mudarem para o Palácio de la Zarzuela.

Foto que tirei do Palácio, mas ele é maior do que parece. E, dentro, há toda aquela mobília glamorosa e uma decoração impressionante. Após uma visita, também é possível aprender um pouco sobre a história na Monarquia na Espanha, que até hoje é um Reino.

Se você já quiser garantir entradas para o Palácio, evitando aquelas filas chatas, acesse aqui. Com o GetYourGuide a viagem fica bem mais fácil. 

Você também pode reservar aqui uma visita audioguiada a mais de 100 lugares de Madrid.

E, ao final do passeio pelo Palacio Real, você se encantará com a calma transmitida pela simetria dos Jardins de Sabatini. É uma parada obrigatória para renovar as energias e seguir viagem.

Foto tirada por mim dos Jardins, que estão ao lado do Palacio. 
Outra foto do acervo pessoal, em frente aos Jardins de Sabatini, com o Palacio ao fundo.
Outros registros do meu acervo pessoal, nos arredores do Palacio e dos Jardins.

Além disto, caminhando por esta região você poderá passar pela Plaza de Oriente, o Monumento a Felipe IV e o Teatro Real.

Foto de um dia de inverno, em frente ao Teatro Real.

Templo de Debod

Seguindo com o passeio, do Palácio Real você pode caminhar até um dos mais belos pontos turísticos de Madrid para ver o pôr do sol, o Templo de Debod.

Se trata de um templo egípcio do século II a.C. que foi doado para o Reino de Espanha e levado pedra a pedra para a capital espanhola.

Deste ponto você poderá tirar boas fotos, apreciando a vista ao poente.

Mais uma foto do meu acervo pessoal. A iluminação fica incrível ao pôr do sol. Vale a pena a visita.
Essa é uma foto que tirei no caminho, para mostrar os detalhes da belíssima arquitetura de Madrid.

Gran Vía

Ao lado do Templo de Debot está localizada a Plaza de España, que é um espaço ajardinado e com monumentos que marca o início da famosa Gran Vía.

Nesta importante avenida madrileña você poderá curtir um pouco da agitação da cidade, com uma infinidade de opções de restaurantes, hotéis e lojas de marcas nacionais e internacionais.

Sua construção data do início do século XX, quando se iniciaram as obras de edificios importantes como o Metrópolis, que fica no extremo oposto à Plaza de España.

Detalhe do monumento na Praça, à noite. 
Olha que vista incrível de uma azotea (um terraço) em Madrid. Foto tirada por mim num lindo dia de verão. É possível observar o Edifício Metrópolis roubando a cena, na Gran Vía. É super famoso e representa a cidade.

Plaza Cibeles

Próximo à Gran Vía há a Plaza Cibeles, que possui uma das fontes mais emblemáticas da cidade de Madrid, a Fonte de Cibeles.

Registro feito por mim da linda Fonte de Cibeles com a representação da Deusa Grega.

Além disto, é possível apreciar o belíssimo Palácio de Cibeles, atual sede da prefeitura da cidade. É permitida a entrada para subir a uma de suas torres e apreciar a vista de Madrid.

Foto do meu acervo pessoal, em que é possível ver bem como é bonito o Palacio de Cibeles à noite também.
Registro que fiz dos detalhes do Palácio, em um lindo dia primavera.

Museu Nacional del Prado

Não muito distante de Cibeles, você pode visitar o Museo del Prado, que é, atualmente, o museu mais visitado da Espanha e é considerado como um dos mais importantes do mundo.

Nele você poderá ver obras importantes de El Greco, Goya, Tiziano, Rubens e Velázquez, como o quadro Las meninas, deste último. 

Aproveitando a localização você poderá visitar outros museus que estão próximos, como o Reina Sofia, o segundo mais visitado do país, e o Thyssen-Bornemisza.

Nessas fotos tiradas por mim é possível ver a estátua de Velázquez, do lado de fora do Museu.

Parque del Retiro

O Parque del Buen Retiro, Parque del Retiro ou simplesmente Retiro, como é popularmente chamado, é um parque público situado na região leste do centro de Madrid. Fica próximo aos museus mencionados anteriormente.

Você pode começar a caminhada da Plaza de Cibeles, seguindo pela Calle de Alcalá, que logo chegará a uma de suas entradas principais.

Esta entrada está marcada pela presença de um outro ponto turístico de Madrid, a Puerta de Alcalá.

Foto do arquivo pessoal. Registro de um dia primaveril. Os canteiros ficam assim, repletos de flores.

Este ponto merece a visita pela sua imponência, que marcava uma das cinco entradas reais da cidade de Madrid.

Além disso, entrando no Parque você poderá disfrutar de um dia em contato com a natureza em pleno centro urbano. E, com certeza se divertirá um pouco andando de pedalinho no Lago Grande del Retiro.

Foto também tirada por mim, em um lindo dia de primavera no Parque.

Mas você também pode alugar uma bicicleta, visitar o Palacio de Cristal e tirar fotos no Bosque del Recuerdo. Dependendo da época do ano, estará repleto de flores.

Foto do acervo pessoal, em frente ao Palacio de Cristal, que está dentro do Parque.

Não é à toa que este é um dos principais pontos turísticos de Madrid, uma visita ao Retiro é imprescindível. São impressionantes a magnitude e o tamanho do parque, em meio a uma grande metrópole europeia.

Mais detalhes do parque, flagrados por mim, em um adorável passeio de primavera.
Mais detalhes do parque, flagrados por mim, em um adorável passeio de primavera.

Se quiser curtir um passeio super divertido pelo Parque del Retiro, garanta seu ticket com o GetYourGuide aqui.

Santiago Bernabéu

Para fechar a lista, não poderia faltar o Templo do Futebol. Gostando ou não de esportes, essa visita é imperdível pela magestosidade e pela importância do local.

Seja para assistir algum jogo do Real Madrid, para realizar o Tour Bernabéu ou para tomar um café da manhã com vista para o gramado no Café Bernabéu, vale a visita!

Mais uma foto do acervo pessoal, dessa vez de um dia de inverno, passeando pela cidade. Madrid fica bonita em qualquer estação.

Principais pontos turísticos de Madrid: conclusão

Gostou do tour? Ficou com vontade de realizá-lo pessoalmente e conhecer estes pontos turísticos de Madrid? 

Tenho certeza que vai adorar a capital da Espanha! Fiz esse roteiro já na ordem do passeio, de acordo com a localização de cada ponto turístico, pensando em facilitar sua visita.

Para você que quer conhecer a Espanha, separei estes textos aqui também:

E, se pensa em morar no país ou gostaria de adquirir a nacionalidade espanhola, não deixe de dar uma olhada aqui:

Nacionalidade Espanhola
Vistos para a Espanha

Acompanhe também nosso perfil no Facebook e no Instagram, bem como o da Nacionalidade Espanhola Assessoria e conte conosco!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Herança árabe na Andaluzia

18/03/2022
Visitar

O que fazer na noite espanhola: dicas para todos os gostos

18/03/2022
Visitar

Os segredos de Madri

10/03/2022