Melhores Universidades da Espanha para estudar

Melhores Universidades da Espanha para estudar

24.12.2020

Você já pensou em estudar e conhecer as melhores Universidades da Espanha? Com certeza, esse é um dos destinos europeus mais buscados pelos brasileiros e não é à toa!

Um país com uma cultura parecida com a nossa, mas com características próprias apaixonantes; familiaridade linguística, destinos turísticos paradisíacos e um acervo cultural incrível: essa é a Espanha. 

E, claro que você encontrará excelentes instituições de ensino superior, algumas das mais antigas de todo o continente europeu. Quer saber quais são as melhores Universidades do país? 

Assim você pode começar o seu planejamento de estudar na Espanha! Lembre-se que mesmo com a pandemia os vistos continuam sendo emitidos e, portanto, você não precisa adiar seus planos.

Como estudar na Espanha?

Antes de mais nada, aproveitamos para lembrar que brasileiros precisam de um visto ou uma autorização de residência, se pretendem passar mais de 3 meses na Espanha.

Além disso, durante a pandemia, as fronteiras permanecem fechadas para quem não possua um visto, autorização de residência ou uma nacionalidade europeia.

A boa notícia é que os vistos continuam a ser emitidos! Quem tiver interesse em estudar na Espanha precisará fazer o processo seletivo e ter a aprovação de uma instituição de ensino, para poder iniciar o processo.

Confira aqui quais são os vistos e autorizações de residência para a Espanha. 

Agora, vamos à lista de algumas das melhores Universidades espanholas.

Universidade Complutense de Madrid (UCM)

A Universidade Complutense de Madrid, ou simplesmente Complutense, como é chamada por seus alunos, é uma das maiores instituições de ensino superior em número de estudantes. Sem dúvida, é também uma das melhores Universidades da Espanha.

É uma das mais antigas e tradicionais do país. Foi fundada no século XVI com o nome de Universidade de Alcalá de Henares, na cidade homônima.

Mas, no ano de 1936, sua trajetória começou a mudar. Após uma série de incorporações e fusões, a Universidade foi transferida à Madrid com o nome de Universidade Central de Madrid.

E, em 1970, uma nova mudança interna fez com que seu nome passasse, finalmente, a ser Universidade Complutense de Madrid.

Sua especialidade é a área das Ciências. Mas, as áreas de Direito e Filosofia foram fundadas junto com a sua formação, no ano de 1499. Portanto, são faculdades muito tradicionais e reconhecidas. 

As demais carreiras foram agregadas já com a sede oficial em Madrid, mas também gozam de bastante prestígio acadêmico. 

Universidade Autônoma de Madrid (UAM)

Apesar da história e da tradição da Universidade Complutense de Madrid, uma das Universidades mais prestigiadas da Espanha é a Universidade Autônoma de Madrid, destacando-se na área jurídica.

O curso de Direito da Universidade Autônoma de Madrid foi eleito diversas vezes como o melhor da todo o país. Inclusive, foi na Faculdade de Direito da Universidade Autônoma de Madrid onde o atual Rei da Espanha estudou.

Sua história é recente se comparada a outras Universidades, já que foi fundada somente no ano de 1968. Mas, de qualquer forma, é uma das melhores Universidades da Espanha e costuma sempre a ocupar as melhores posições nos rankings.

Universidade Politécnica de Madrid (UPM)

Outra instituição mais recente que também pode ser considerada como uma das melhores Universidades da Espanha é a Politécnica, fundada no ano de 1971.

Esta Universidade está localizada perto do centro de Madrid, em uma região conhecida como Ciudad Universitária, mesma região onde estão situadas a maioria das faculdades da Universidade Complutense.

Esta universidade possui uma ampla oferta formativa na área de tecnologia, como Engenharias e Arquitetura, enquanto que a Universidade Complutense oferece cursos relacionados às Ciências Experimentais e Humanas.

Se você é da área técnica, vale mencionar que a Universidade Politécnica também está presente em outras regiões do país, como Barcelona, Valência e Cartagena.

Universidade de Barcelona (UB)

Saindo de capital e indo para Barcelona, começaremos com a Universidade de Barcelona, ou Universitat de Barcelona, em catalão.

Esta não é somente uma das melhores Universidades da Espanha, mas também uma das mais antigas e mais buscadas por alunos do mundo inteiro.

Foi fundada no ano de 1450 e hoje ocupa o primeiro lugar entre as Universidades espanholas no ranking geral das melhores universidades do mundo!

Além disso, possui uma ampla oferta formativa, mas suas especialidades são as áreas das Ciências Sociais e de Saúde.

Vale mencionar que a Universidade faz parte do Grupo Coimbra. Essa é uma rede de instituições de ensino superior da Europa que tem como objetivo criar laços acadêmicos e culturais.

Assim, este grupo está constituído por 39 Universidades de 23 países diferentes como Portugal, Itália, França, Alemanha, entre outros. Na Espanha, também fazem parte as Universidades espanholas de Salamanca e Granada.

Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)

Outra Universidade que entra na lista das melhores Universidades da Espanha é a Autônoma de Barcelona.

A instituição foi fundada no ano de 1968 e hoje é uma das universidades mais respeitadas da Espanha, com uma excelente infraestrutura. Destacam-se as áreas de Ciências Experimentais e Sociais.

Universidade de Valência (UV)

Depois de passar por Madrid e Barcelona, vamos a outra região para seguir com a lista das melhores Universidades da Espanha.

E o local da vez é a preciosa cidade de Valência, que é a terceira maior cidade espanhola e um dos principais destinos para turistas e estudantes.

Os turistas são atraídos pelas belezas naturais, cultura, pela gastronomia e arquitetura da cidade. Já os estudantes buscam também ingressar em uma das mais antigas e melhores Universidades da Espanha: a Universidade de Valência.

Esta universidade foi fundada no ano1499. Mas, apesar de antiga, é uma instituição moderna e que preza pela inovação, oferecendo uma ampla oferta formativa, com destaque para a área da Saúde.

Universidade de Navarra

Em sétimo e último lugar, na nossa lista das melhores Universidades da Espanha, está a Universidade de Navarra, localizada ao norte da Península.

Diferentemente dos casos anteriores, esta Universidade é privada. Mas, ocupa um lugar na nossa lista por se destacar em diversas áreas do saber, como: Administração, Farmácia, Ciências Sociais, Medicina e Direito.

Dicas Finais

Destacamos essas Universidades por ocuparem excelentes lugares nos rankings acadêmicos. 

No entanto, algumas outras instituições de ensino merecem ser mencionadas: a Universidade de Salamanca, sendo a mais antiga da Espanha, além da Universidade de Santiago de Compostela, bem como as Universidades andaluzas, como a de Granada, Sevilla e Málaga.

Para ingressar em cada uma dessas instituições, recomendamos que você acesse diretamente os sites e veja os requisitos exigidos, já que isso costuma variar. Mas, para as Universidades andaluzas, há um sistema online unificado de admissão do Distrito Único Andaluz. 

Se você quiser morar e estudar na Espanha, pode conferir também outros artigos úteis do nosso blog:

E, se precisar de ajuda para ingressar numa dessas Universidades e para tramitar seu visto, mande um e-mail para espanha@conexaoeuropa.com.br

POSTS RELACIONADOS

Morar

Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

09/03/2021
Morar

Como é morar em Múrcia na Espanha?

27/02/2021
Visitar

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11/02/2021