Mallorca na Espanha: O que fazer nesta linda ilha

Mallorca na Espanha: O que fazer nesta linda ilha

04.02.2021

Se você deseja conhecer as famosas praias em tons de azul turquesa, Mallorca na Espanha é o seu destino ideal. Com certeza você já ouviu falar nessa badalada ilha, repleta de paisagens incríveis.

Localizada no Mar Mediterrâneo, Mallorca é a maior das Ilhas Baleares, um destino muito buscado por turistas do mundo inteiro.

Ficou animado? Acompanhe este artigo até o final e descubra o que fazer nesta linda ilha espanhola.

A chegada – Palma de Mallorca

Plaza Major: Mallorca na Espanha

Você provavelmente chegará na ilha pela capital, Palma de Mallorca. São quase 8 horas de viagem de barco saindo de Valência, mas você também pode optar por chegar de avião.

Chegando na capital de Mallorca na Espanha, você poderá dedicar um dia inteiro para conhecer um pouco mais dos seus monumentos e da sua história.

São inúmeras as opções de lazer, e pelo tamanho da cidade, é possível conhecer a maioria dos locais caminhando pela cidade. 

Bairro Judeu de Palma de Mallorca na Espanha

O nosso passeio começará na área leste da cidade de Palma de Mallorca na Espanha. Assim, iniciaremos o roteiro caminhando pelas ruas estreitas e sombreadas do bairro judeu da cidade.

A área deste bairro é extensa, começando na Porta des Camp e indo até a Plaça de Santa Eulàlia.

É interessante caminhar por estas ruas estreitas e descobrir o encanto deste bairro tradicional que abrigou aproximadamente 5 mil judeus no século XIII.

Pátios Mallorquinos

Continuando com a nossa caminhada, iremos em direção à Catedral de Palma. Entretanto, no caminho você poderá passar pela Carrer de la Portella para observar alguns Pátios mallorquinos.

São vários pátios distribuídos por toda a cidade e vale a pena visitar o máximo que você conseguir. Eles são diferentes entre eles e cada um tem o seu encanto.

Além da Carrer de la Portella, outro local onde você verá estes pátios com bastante frequência é na Carrer Soler. Assim, vamos seguir com o passeio e mais para frente passaremos por alguns outros pátios.

Catedral de Palma

Catedral de Palma

Começando pela Catedral da cidade, você ficará impressionado com a imponência deste templo gótico.

A vista deste monumento é realmente incrível, principalmente se você o está observando do Parque del Mar.

Mas não fique só do lado de fora, entre para admirar sua beleza desde outra perspectiva. A Catedral de Palma de Mallorca na Espanha possui vitrais formando um belíssimo jogo de luzes e cores.

Qualquer semelhança com Barcelona não é mera coincidência, já que o encarregado pela reforma desta belíssima Catedral foi Antoni Gaudí. Isso mesmo, o renomado arquiteto responsável pela construção da Sagrada Família na capital Catalã.

Palacio Real de la Almudaina

Palacio Real de la Almudaina

A segunda parada obrigatória em Palma de Mallorca na Espanha é o Palácio Real de la Almudaina. Está ao lado da Catedral e você poderá continuar sua rota indo para este local.

Este Palácio é uma das residências da Família Real espanhola. Assim, é utilizado como residência oficial de verão pelo Rei da Espanha durante sua estadia na cidade.

Passear pelas antigas muralhas de Mallorca na Espanha

A muralha antiga da cidade, que ajudou na defesa da cidade contra os ataques dos Mouros, já não está presente como antes. No entanto, você poderá encontrar trechos da muralha pela cidade. 

Mas, o melhor lugar para visitá-la é próximo do Museu d’Art Contemporani de Palma.

Neste ponto você poderá subir até a parte alta da muralha e ter uma vista incrível de Palma de Mallorca na Espanha.

Castillo de Bellver

Castillo de Bellver

Para finalizar o dia de visitas pela cidade de Palma de Mallorca na Espanha, você poderá visitar o Castillo de Bellver.

Trata-se de uma construção do século XIV sobre um monte e o seu nome possui raiz no Catalão antigo, Bell Veer, que significa Bela Vista.

De fato, as vistas deste castelo são impressionantes, fazendo deste ponto turístico uma ótima opção para fechar bem o dia de passeio pela cidade.

Vale mencionar que, por estar mais afastado da cidade, a caminhada do ponto anterior até este pode ser um pouco cansativa e demorada. Por isso, recomendamos a ida até o Castelo de Bellver de taxi ou pelos ônibus de número 4 ou 46.

Praias de Palma de Mallorca na Espanha

Praias em Mallorca na Espanha

Terminado o nosso roteiro de um dia pela capital, vamos conhecer um pouco mais das badaladas e lindas praias que você encontrará na região.  

Assim, vamos fazer um roteiro de um dia pelas principais praias de Palma de Mallorca na Espanha.

Cala Major

Começaremos pelo extremo oeste da cidade de Palma de Mallorca na Espanha, visitando a Cala Major.

Esta praia de areia fina e água azul turquesa possui uma faixa de areia de 200 metros de extensão. Sua paisagem é marcada pela presença de rochas nas laterais, o que dá um encanto muito especial ao local.

O acesso a esta praia é bastante fácil, podendo ser realizado de carro, ônibus ou táxi do centro da cidade.

Se você está visitando a cidade de Palma e não pretende alugar um carro, a Cala Major pode ser uma excelente opção, já que não está muito afastada.

Cala Estancia

Outra boa opção para quem vai visitar as praias mais próximas do centro urbano de Palma de Mallorca na Espanha é a Cala Estancia.

A poucos minutos em ônibus do centro da cidade, você desfrutará de um dia em uma praia tranquila, com pouca profundidade e muitos restaurantes.

Ciutat Jardí

Uma praia bastante visitada pelos moradores de Palma é a praia de Ciutat Jardí pela proximidade com o centro da cidade.

Esta praia é também um excelente ponto para uma visita noturna, já que o ambiente é muito agradável com excelentes restaurantes.

Platja de Palma

Para apresentar a seguinte parada, vamos entender a diferença entre Praia e Cala, do catalão, Platja e Cala.

Uma Cala é um trecho de Bahia onde o mar penetra. Uma Cala tem como característica o fato de ter águas mais tranquilas e dimensões reduzidas.

Sendo assim, a nossa recomendação atual é uma visita à Praia de Palma, que possui uma faixa de areia de aproximadamente 4600m.

Neste local o ambiente é agradável tanto de dia como de noite, com destaque para o passeio marítimo, que é uma espécie de calçadão pela orla.

O que visitar na Ilha de Mallorca na Espanha

Depois de conhecer os principais pontos da capital de Mallorca na Espanha, vamos começar um roteiro em outras regiões da ilha.

No total, além de Palma de Mallorca, existem outras 5 regiões que formam a principal ilha balear.

Sua divisão territorial ocorre da seguinte maneira:

Sierra de Tramuntana

Raiguer

Pla de Mallorca

Llevant

Migjorn

Veremos agora o que cada uma dessas regiões tem para oferecer. Se você gostou das paisagens naturais vistas na capital, imagine o que te espera por estas regiões. As paisagens são inacreditáveis e de tirar o fôlego!

Sierra de Tramuntana

Sierra de Tramuntana

Localizada no noroeste da ilha, a região é a área montanhosa mais importante das Baleares com o título de Patrimônio Mundial da UNESCO.

Para conhecer bem a Sierra de Tramuntana, você deverá dedicar pelo menos 3 dias de sua viagem à Mallorca na Espanha. A região se resume a praias paradisíacas, estradas cheias de curvas e mirantes com os povoados mais autênticos de toda a ilha.

Além dos belíssimos povoados, você poderá conhecer as praias mais selvagens e menos exploradas da ilha. Como exemplo podemos citar: Sa Calobra, Cala Tuent, Cala Estellencs, Cala Deià, Sant Elm, ilha Dragonera e Cap de Formentor. 

Se você não possui muito tempo, dê preferência para visitar as duas primeiras, que estão entre as praias mais bonitas da Espanha.

Raiguer

Ao lado da Sierra de Tramuntana, na parte centro-norte da ilha, está a região de Raiguer. Sua área compreende uma faixa de terra plana que vai de Palma de Mallorca até a outra ponta da ilha, conhecida como Alcúdia.

Seu trecho de praias é curto, mas vale a pena fazer uma parada em Alcúdia para conhecer a Platja d’Alcúdia.

Pla de Mallorca

Seguindo viagem, a poucos metros de Platja d’Alcúdia você poderá conhecer a Platja de Muro  na comarca de Pla de Mallorca.

Esta região também está situada na parte centro-norte da ilha e aqui você encontrará um litoral mais extenso para explorar.

Llevant

A próxima parada está repleta de paisagens incríveis e se trata da comarca de Llevant no nordeste de ilha. Aqui você poderá visitar praias paradisíacas como a Cala Torta, Cala Mitjana e Cala Estreta.

Mas, há algo bem interessante e diferente nesta região que te deixará impressionado. Em razão do tipo de solo e da sua erosão, Mallorca está repleta de grutas. São formações rochosas impressionantes e lagos subterrâneos de tirar o fôlego.

As mais conhecidas estão na cidade de Porto Cristo, que são as Cuevas del Drach e as Cuevas dels Hams.

Migjorn

Por último, vamos conhecer a parte sul da ilha, a região de Migjorn.

Se você se encantou com o que viu até agora, você não sabe o que te espera. Em Migjorn estão localizadas as Calas mais impressionantes de Mallorca na Espanha.

Começando por Portocolom conheça a Cala Marçal e depois, em direção ao sul, no Parque Natural de Mondragó, visite a Cala de Mondragó.

Seguindo para o sul, você poderá ir até a Cala Barca Trencada em Santanyí. Depois, a leste, você terá a oportunidade de chegar até a Cala de Llombards, uma das mais impressionantes de toda a ilha.

Mallorca na Espanha: Conclusão

Mallorca

As belezas desta região espanhola são incontáveis e para resumir o que são as Ilhas Baleares, temos que destacar três características fundamentais. Estas características são: A presença do sol durante quase todo o ano, o tom azul turquesa das águas e uma costa rochosa com muito verde.

É de se imaginar que um local assim seja muito buscado e visitado por turistas do mundo inteiro no verão.

A busca por praias paradisíacas é um fato em Mallorca na Espanha e não é nada difícil, já que cada região possui paisagens marcantes e únicas.

Por isso, com este roteiro por toda a ilha, você poderá escolher para onde ir e quais praias visitar.

Se você adora uma praia e quer curtir o verão europeu, confira estes outros textos que separei pra você:

As 10 praias mais inacreditáveis da Espanha

Verão na Espanha: As 9 melhores praias espanholas

POSTS RELACIONADOS

Morar

Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

09/03/2021
Morar

Como é morar em Múrcia na Espanha?

27/02/2021
Visitar

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11/02/2021