Ilhas Espanholas

Ilhas Espanholas

03.11.2021

A Espanha tem dois grandes arquipélagos: as Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares. Nas Canárias existem sete ilhas. Já as Baleares, que estão na costa leste da Espanha, são quatro ilhas principais. Há também outras ilhas,  localizadas na região da Galícia, que são oito. 

Algumas das ilhas espanholas são bem conhecidas, como as famosas Gran Canária. Maiorca, e Formentera.Mas há muitas outras ilhas espanholas que você pode conhecer e explorar.

Nesse artigo, vamos mostrar a você uma lista com algumas ilhas espanholas para você conhecer um pouco mais sobre os encantos do país.

Ilhas Canárias

As ilhas Canárias estão localizadas no Oceano Atlântico, na costa noroeste do continente Africano. O arquipélago fica a oeste do Marrocos. Tem uma área de pouco mais de 7490 km² e cerca de 2,2 milhões de moradores distribuídos pelas ilhas.

As principais são La Palma, Tenerife, Gran Canária, Fuerteventura, Lanzarote, El Hierro e La Gomera. Existem também outras ilhas menores e menos conhecidas, chamadas de ilhotas.

A forma mais fácil de chegar às ilhas Canárias é de avião. Saindo de Madri ou Valência, o voo dura apenas 2h50. De Barcelona, o voo é um pouquinho mais longo, são 3h20.

Tenerife 

Tenerife é uma das mais conhecidas e frequentadas ilhas das Canárias. Tem cerca de 900.000 moradores e um clima muito ameno, com médias de 26 graus no verão. No inverno, as temperaturas não baixam muito, e ficam em torno dos 22 graus.

Com paisagens deslumbrantes, em Tenerife é possível descansar e aproveitar muitas atividades de lazer. Na ilha, praticam-se esportes, como surf, mergulho e kitesurf, além de ciclismo, escalada e caminhada.

Aproveite os diversos miradouros para apreciar as paisagens da ilha e, se tiver tempo, não deixe de fazer uma caminhada pelo Parque Nacional do Teide.

Gran Canária 

Gran Canária é outra conhecida ilha das Canárias, com cerca de 865.000 habitantes e 60 km de praias que podem ser desfrutadas pelos visitantes. As temperaturas médias no verão chegam a 24 graus e no inverno os termômetros marcam 18 graus.

A ilha possui uma Reserva da Biosfera e paisagem de relevo vulcânico. Além de aproveitar as belezas naturais e a gastronomia local, é possível praticar esportes como ciclismo, mergulho, surf, kitesurf e windsurf.

Não deixe de conhecer também a Reserva Natural Dunas de Maspalomas, a beleza das paisagens é indescritível.

Lanzarote 

A Ilha de Lanzarote é menos conhecida, mas também possui muitos encantos. Tem apenas 150.000 habitantes e o clima é quente durante o ano todo, com temperaturas que variam entre 18 e 23 graus.

A ilha tem inúmeras atrações além das belas praias de águas cristalinas e quentes. Vale a pena visitar a Casa de José Saramago, conhecer a Cueva de los Verdes, o Jardim dos Cactos e as Salinas de Janubio. Se puder, vá até Punta Mujeres, um pequeno e encantador povoado de pescadores. 

Conhecer o Parque Nacional de Timanfaya com suas paisagens vulcânicas é outra dica imperdível!

Ilhas Baleares

As Ilhas Baleares ficam localizadas na costa leste da Espanha, no mar Mediterrâneo. O arquipélago tem cerca de 4900 km² e quase 1,2 milhões de moradores. 

Fazem parte das Baleares, além de diversas ilhotas, as conhecidas e muito frequentadas Maiorca, Minorca, Ibiza e Formentera.

Assim como acontece com as ilhas Canárias, o acesso mais fácil é de avião. Se você sair de Madri, chega nas Ilhas Baleares em 1h15, e se sair de Valência, aterrissa em 50 minutos. Voos que saem de Barcelona chegam ainda mais rápido, em apenas 45 minutos.

Maiorca 

Maiorca é a maior ilha das Baleares, com uma área de 3640 km² e aproximadamente 920.000 habitantes. Com um clima mediterrâneo, atinge temperaturas de 30 graus no verão. Já no inverno, os termômetros podem marcar 13 graus.

Não faltam atividades e lugares para conhecer na ilha de águas cristalinas. Você não vai se arrepender se explorar a ilha e conhecer suas praias, são muitas e as paisagens são de tirar o fôlego. Mas não deixe de conhecer a cidade de Palma de Maiorca e aproveitar a gastronomia local.

Fora do roteiro de praias, você também pode conhecer o  Museu Miró Maiorca Fundação, onde pode ver de perto obras dos pintores espanhóis Pablo Picasso e Joan Miró.


Seguros Promo

Minorca 

Minorca é uma ilha bem menor, mas não menos encantadora. Com uma área de 700 km² e pouco mais de 96.000 moradores, a ilha de águas turquesas não decepciona os visitantes. No verão as temperaturas são de 26 graus e no inverno podem chegar a 13 graus.

lém de explorar as praias da ilha, conheça a Ciutadella de Menorca, uma cidade histórica e portuária, que também é uma ótima pedida para quem quiser provar a culinária local.

Formentera

Formentera é uma das menores ilhas baleares. Apesar de ter apenas 83 km² e cerca de 12.000 moradores, não decepciona. No verão a temperatura média é de 27 graus, e no inverno pode chegar a 14.  Fica próxima à Ibiza, aonde se pode chegar de ferry boat.

Formentera é mais indicado para quem busca descanso e calmaria, já que é bem menos badalada do que as outras ilhas do arquipélago.

Em Formentera, aproveite as praias de água cristalina e turquesa, e pratique mergulho, se gostar desse tipo de atividade. Se tiver disposição, explore a ilha e surpreenda-se com as pequenas vilas que vai encontrar pelo caminho.

Ilhas da Galícia

As ilhas galegas fazem parte do Parque Nacional das Ilhas Atlânticas, localizadas em Pontevedra. O arquipélago tem pouco mais de 84 km² e não tem moradores. Fica a poucos quilômetros da costa e o acesso, feito por barco, não dura mais do que 45 minutos.

Fazem parte do arquipélago, quatro ilhas principais: Cíes, Ons, Cortegada e Sálvora.

Ilhas Cíes 

As ilhas Cíes são as mais conhecidas da Galícia e ficam próximas à cidade de Vigo. Não são habitadas, mas possuem uma estrutura que conta com um camping e restaurante. 

Possui nove praias de areia branca e mar cristalino. Saiba que o acesso à ilha é controlado, já que se trata de uma área de preservação. Por isso, vale a pena reservar os bilhetes do barco com antecedência.

Na ilha, é indicado fazer trilhas para explorar as praias. Também é possível passar a noite nas ilhas Cíes, no camping que tem uma estrutura bastante confortável. Para viver essa experiência, é preciso fazer uma reserva, já que a lotação da ilha é limitada.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Retomada da economia na Espanha pós pandemia

04/11/2021
Visitar

Ilhas Espanholas

03/11/2021
Morar

Vistos para morar em Barcelona

02/11/2021