Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

09.03.2021

Você sabia que existem diversos idiomas na Espanha? Não é apenas o chamado Castellano que se fala no país. 

Historicamente, a Espanha é a união de povos e culturas distintas. Isso se materializa até hoje na multiplicidade e riqueza linguística que se encontra neste país da Península Ibérica. 

Além do Espanhol, o país possui outros quatro idiomas considerados co-oficiais e alguns dialetos. Vamos conhecê-los?

Raízes históricas dos idiomas falados na Espanha

A Espanha possui uma riqueza cultural e linguística mais ampla do que se imagina. Muitos povos habitaram a Península Ibérica e deixaram sua marca na história desta região. 

Um dos principais eventos históricos que influenciaram as línguas dos povos dessa região foi a invasão e ocupação do império romano. Isso fez com que praticamente todos os idiomas na Espanha adquirissem raízes latinas.

No entanto, há vários termos provenientes dos árabes, por exemplo, que ocuparam a Península por um bom tempo. 

Quais são os Idiomas falados na Espanha?

Idiomas falados na Espanha?

O idioma na Espanha que predomina é o chamado Castelhano, já que é o idioma oficial do país e é falado por aproximadamente 99% da população.

Entretanto, algumas regiões possuem suas próprias línguas que acabaram ganhando o status de idiomas co-oficiais.

Ou seja, além do castelhano algumas regiões usam e ensinam seus idiomas nas escolas, que são:

  • Catalão – Catalunha, Comunidade Valenciana e Ilhas Baleares
  • Aranês – Parte da Catalunha
  • Galego – Galícia
  • Basco – País Vasco e parte de Navarra

Estes idiomas são oficiais também e, portanto, são usados em documentos públicos do Estado. Além disso, seu uso é amplo pelos cidadãos. 

Idiomas Oficiais e Co-oficiais na Espanha

Castelhano ou Espanhol

Falado em todo o território nacional, o Castelhano (ou o Espanhol) é o idioma oficial na Espanha. 

O primeiro termo é conhecido por ser a língua que se falava no Reino de Castela, antes mesmo da unificação hispânica, formando o Reino da Espanha como conhecemos hoje. 

Difundido num total de 21 países, é a segunda língua mais falada no mundo, considerando os falantes nativos.

Trata-se de uma variante do latim vulgar, assim como o português e por isso, esses idiomas possuem muitas semelhanças entre si. Observe um exemplo:

PortuguêsCastelhano
Bom diaBuenos días

Catalão

Na Espanha, esse idioma é falado na Catalunha, em parte da Comunidade Aragonesa, parte da Comunidade Valenciana e nas Ilhas Baleares.

Trata-se de uma língua que também deriva do latim vulgar. Sua origem tem relação com os povos que habitaram a região e com a posterior ocupação romana. Pouco a pouco, após a chegada dos romanos, as línguas faladas na região foram desaparecendo, mas deixaram sua marca. A mescla formou o Catalão.

Vale ressaltar que na Comunidade Valenciana o idioma é considerado como uma língua diferente, chamada de Valenciano. Entretanto, para muitos, não há diferença significativa entre o Valenciano e o Catalão falado na região ocidental da Catalunha. 

Já nas Ilhas Baleares, o idioma é chamado de Catalão Balear e é bastante utilizado pela população local. Mas, sem dúvida, a força do catalão está na Catalunha, onde você o escutará por todas as partes. Inclusive, o domínio do idioma pode ser exigido em muitas ofertas de emprego.

Assim, se você pretende se mudar para a Catalunha, é importante saber que o idioma é bastante utilizado na região e vem ganhando força.

No entanto, não se preocupe com a dificuldade. Por ter nascido do latim, o Catalão possui bastante semelhança com o Espanhol, o Francês e até o Português. Confira a seguir: 

PortuguêsCastelhanoCatalão
Bom diaBuenos díasBon dia

Aranês ou Occitano

O idioma oficial do povo Aranês deriva do Occitano, que foi uma língua latina falada na região sul da França, conhecida como Occitania.

Este idioma está presente na região do Valle de Arán, localizado na Catalunha, justamente na fronteira com a França. Depois do Espanhol, é a segunda língua mais falada no Valle de Arán e a terceira da Comunidade Autônoma da Catalunha.

Isso fez com que, no ano de 2006, fosse considerada como uma das línguas oficiais da região da Catalunha. Dessa forma, o idioma tornou-se outra das línguas co-oficiais da Espanha. Observe as diferenças entre o Português, o Espanhol e o Aranês:

PortuguêsCastelhanoAranês
Bom diaBuenos díasBon jorn

Galego

A variante do latim mais próxima do Português é o Galego, que é um dos idiomas oficiais da Comunidade Autônoma da Galícia. É muito interessante escutar o Galego porque parece muito com o Português de Portugal.

Nas capitais galegas, há o uso predominante do Castelhano, enquanto que em cidades menores, o galego é a língua mais utilizada.

Infelizmente, esse idioma está tornando-se obsoleto. As novas gerações preferem falar o castelhano por melhores oportunidades de emprego fora da região da Galícia. 

Observe a comparação com os demais idiomas:

PortuguêsCastelhanoGalego
Bom diaBuenos díasBos días

Basco ou Euskera

O mais diferente dos idiomas na Espanha é, sem dúvida, o Basco. Esse idioma é considerado uma das línguas mais antigas da Europa.

Esse idioma já existia na região muito antes da chegada dos romanos, desde o período paleolítico. Por isso, não há nenhuma relação com as línguas latinas faladas na Espanha.

Atualmente, a maior parte da população não fala Basco. Entretanto, diferentemente do que vem ocorrendo com o Galego, o número de falantes desse idioma cresce a cada dia.

O local onde você mais escutará o Basco é na província de Guipuzcoa, onde o idioma predomina. Repare só como este idioma é diferente de outras línguas latinas: 

PortuguêsCastelhanoBasco
Bom diaBuenos díasEgun on

Dialetos falados na Espanha

Dialetos falados na Espanha

Além do Castelhano e o dos idiomas co-oficiais na Espanha, existem diversos outros dialetos falados em certas regiões. 

É verdade que muitos desses dialetos já não são falados com a mesma frequência que antigamente. Entretanto, a população mais antiga, principalmente quem vive longe das capitais de províncias, costuma comunicar-se através de seus dialetos regionais. 

Por isso, separamos alguns exemplos para que você possa conhecê-los um pouco mais:

Leonês

O dialeto leonês, que está praticamente extinto, é uma variação do latim e pertence às províncias espanholas de León e Zamora.

Esse idioma possui uma relação bastante estreita com o Mirandês, do nordeste de Portugal e com o Asturiano, do Principado de Asturias.

Repare só na comparação:

PortuguêsCastelhanoLeonês
Bom diaBuenos díasBon día

Asturiano

Na província vizinha a León, em Asturias, existe o dialeto Asturiano ou Bable.

Mas, há uma corrente de pensadores e associações culturais que consideram o Leonês e o Asturiano como uma única língua, o Asturileonês.

No entanto, isso é questionável e socialmente são considerados idiomas diferentes. Portanto, está mais correto dizer que em Asturias se falava o Asturiano e que em León, o Leonês. Há uma pequena distinção entre os dois idiomas na Espanha.

Contudo, é certo que na fronteira os dois idiomas se misturavam, dando margem à interpretação da existência do Asturileonês.

Observe a comparação do Asturiano com o Espanhol e o Portugês:

PortuguêsCastelhanoAsturiano
Bom diaBuenos díasBonos díes

Valenciano

Como mencionado anteriormente, uma das principais discussões na região nordeste da Espanha é sobre o Valenciano e sua relação com o Catalão.

O Valenciano, como é chamado na região, é considerado como língua própria da Comunidade Valenciana e possui sua normativa. Entretanto, muitos linguistas defendem que o Valenciano e o Catalão são o mesmo idioma.

Fato é que, sendo a mesma língua ou uma variação, esse tema é motivo de muitas discussões na região. Portanto, cuidado ao opinar sobre o assunto em uma visita a alguma dessas Comunidades Autônomas.

Apesar de existir pequenas variações, muitos termos são iguais, como se observa a seguir:

PortuguêsCastelhanoCatalãoValenciano
Bom diaBuenos díasBon diaBon dia

Aragonês

Apesar de possuírem nomes parecidos, o Aragonês é diferente do Aranês, mencionado anteriormente. Mas, ambos são uma evolução do Occitano.

Esse dialeto está presente na região norte da Comunidade de Aragão, mais especificamente no norte da província de Huesca e nordeste de Zaragoza. Observe a comparação: 

PortuguêsCastelhanoAragonês
Bom diaBuenos díasBuen diya

Conclusão

A Península Ibérica é uma região com muita história e os idiomas na Espanha são uma marca das culturas que por ali passaram.

Aqui foram citados alguns exemplos, mas o fato é que existem muitas outras línguas no país, umas ganhando força e outras caindo em desuso.

Saber falar o Castelhano é suficiente se você quiser morar na Espanha. Entretanto, em regiões como a Catalunha ou o País Vasco pode ser importante conhecer o idioma local.Se você se interessa por cultura espanhola, dê uma olhada neste texto sobre Como é morar na Espanha. Aqui reunimos algumas informações e curiosidades interessantes sobre o país.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

09/03/2021
Morar

Como é morar em Múrcia na Espanha?

27/02/2021
Visitar

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11/02/2021