Gastronomia espanhola: os melhores pratos típicos

Gastronomia espanhola: os melhores pratos típicos

12.05.2021

Conheça quais as são os pratos mais tradicionais da deliciosa gastronomia espanhola.

A Espanha é um dos países mais incríveis para visitar na Europa. Com lindas praias, cidades incríveis, muitos dias de sol por ano, visitar o país europeu é simplesmente encantador. Por isso, hoje vamos te falar mais sobre a gastronomia espanhola e os pratos típicos que você não pode deixar de provar.

Gastronomia espanhola: conheça os pratos típicos

A gastronomia espanhola é muito rica e variada. Muitos pratos típicos são feitos com frutos do mar e também com o tradicional presunto serrano, o jámon. Os espanhóis simplesmente amam comer tapas, tomar uma sangria e sentar em uma mesa de bar ao ar livre. 

Mas a culinária espanhola vai muito além das tapas. Veja a seguir quais os principais pratos típicos do país europeu:

Paella

A Paella é o prato típico espanhol mais tradicional do país e existem diversas versões dela: a paella valenciana, a paella com frutos do mar, paella de lagosta, paella de frango, vegetariana, etc. 

O prato é tradicional da cidade de Valência, mas é possível experimentar em todas as cidades da Espanha. Muito saboroso, o prato é feito com um tipo de arroz especial, açafrão, ervilhas e algum tipo de proteína, como frutos do mar, peixes, frango, carne de porco ou coelho. O arroz fica mais estaladiço do que um risoto. 

Um dos restaurantes mais tradicionais para comer a tradicional paella valenciana é a La Pepica, de frente para a praia. O local encantou o escritor Ernest Hemingway, que divulgou o restaurante para o mundo. 

La Pepica é tão tradicional, que está aberto desde o ano de 1898 e pouco mudou ao longo do tempo. Famosos de todo o mundo, incluindo Bono Vox, do U2, já visitaram o local para desfrutar da melhor gastronomia espanhola. 

Descubra as 10 melhores cidades para morar na Espanha.

Croquetas

As croquetas são tapas, geralmente consumidas em bares ou como entrada em restaurantes. Desse modo, as mais tradicionais são feitas com presunto serrano e molho bechamel, empanadas e fritas. Simplesmente divinas!!! 

Cocido madrileño

Um prato para quem tem bastante fome, tradicional da cidade de Madri. Ele é feito com carne de porco, toucinho, embutidos, grão de bico e legumes. Ele lembra bastante o Cozido à portuguesa e de sabor intenso. 

Fabana asturiana

A fabana asturiana, como o nome já diz é tradicional da região das Astúrias, no norte da Espanha. O prato típico é feito com faba, um tipo de feijão branco e leva carne de porco, toucinho, chouriço, morcela. É um prato forte, que se assemelha com uma feijoada, porém com o feijão branco. 

Principais cidades e custo de vida na Espanha.

Tortilla de batatas

A tortilla de batata é um dos pratos mais tradicionais da culinária espanhola e é possível comer em todas as regiões do país. Há várias versões dela, mas o sabor é sempre maravilhoso. A preparação é bastante simples, fritar batatas, adicionar ovos batidos e depois cozinhar em fogo baixo em uma frigideira antiaderente. 

É uma ótima pedida também para fazer em casa! Você pode adicionar presunto serrano (jámon), cubidos de presunto, queijo, salsinha e customizar de acordo com sua preferência.

Migas

As migas são um prato espanhol, que vem de uma origem humilde, feito com pão duro e algumas carnes. O pão é transformado em migalhas e preparado com carnes diversas, pimentão e também pode levar chouriço. Esse prato da gastronomia espanhola já foi servido como café da manhã, mas atualmente é consumido na hora do almoço e é possível encontrar em todo o país. 

É um sabor delicioso e até as crianças adoram! As versões mais tradicionais são da Estremadura, as migas extremeñas e de Castela-Mancha, as migas manchegas. 

Como é morar em Múrcia na Espanha?

Gazpacho

O gazpacho é um prato tradicional na Espanha e bastante consumido no verão. É uma sopa fria, de tomate e pimentão e servido como entrada. É conhecido em todo o mundo. 

Pulpo a la Gallega

Já na região da Galícia, o polvo é bastante popular e servido como tapas, em bares e restaurantes. O Pulpo a la Gallega é preparado com azeite e pimentão, cozido inteiro e depois cortado em pedaços. Uma delícia! 

Churros

É claro que não podiam faltar os tradicionais churros da gastronomia espanhola. Ele é mais fino e mais leve que os do Brasil e não são recheados. Eles são polvilhados com açúcar e servidos com chocolate cremoso em uma xícara. Perfeito para o café da tarde! 

Conheça os idiomas falados na Espanha, não é somente o Espanhol, entenda!

Bebidas na Espanha

Já entre as bebidas mais tradicionais na Espanha estão:

Sangria

A sangria é muito tradicional e uma das bebidas mais consumidas nos bares, especialmente no verão. Ela é feita com vinho, frutas e servida com bastante gelo. É possível tomar sangria de vinho tinto, vinho branco e até de espumante. Em Portugal, também é uma bebida bastante consumida. 

Vinho espanhol

A Espanha é uma excelente produtora de vinhos, tendo atualmente a maior área de vinhedos do mundo. Como terceira maior produtora do mundo, seus vinhos são incríveis. Entre as regiões que mais se produzem vinho na Espanha estão:

La Rioja,

Navarra, 

Aragón, 

Cataluña, 

País Basco, 

Galícia, 

Castilla y León, 

Castilla La Mancha, 

El Levante, Andaluzia, 

Extremadura, 

Ilhas Canárias e 

Ilhas Baleares

Além de experimentar os vinhos nos restaurantes, programar um passeio em uma vinícola e fazer degustações pode ser uma experiência inesquecível. 

Horchata

A horchata é uma bebida tradicional da Espanha e não alcoólica. Ela é de origem vegetal consumida em todo o país. A mais tradicional vem da cidade de Valência. A bebida é produzida com água, açúcar e os tubérculos da junça, lembrando um milkshake mais fino, porém com sabor mais intenso. 

Cervejas espanholas

Já entre as mais consumidas cervejas espanholas estão: 

Estrella Damm

Estrella Galicia

San Miguel

Mahou 

E você, gostou de conhecer os pratos típicos da Espanha? Qual delícia da gastronomia espanhola você já provou? 
Roteiro de carro pela Espanha: planejando e colocando em prática sua viagem pela Europa.

POSTS RELACIONADOS

Morar

Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

09/03/2021
Morar

Como é morar em Múrcia na Espanha?

27/02/2021
Visitar

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11/02/2021