Galícia na Espanha: explore muito além de Santiago de Compostela

Galícia na Espanha: explore muito além de Santiago de Compostela

13.01.2021

Para quem gosta de viajar e conhecer novas culturas, a região da Galícia na Espanha pode surpreender.

Muitas pessoas conhecem essa região pela famosa cidade de Santiago de Compostela. O caminho de Santiago e um passeio à cidade valem muito a pena e são experiências incríveis. Mas, com certeza a Galícia tem muito a oferecer além disso.

Quer saber mais? Fique conosco até o final, descubra os segredos e explore tudo o que esta Comunidade Autônoma espanhola reserva para você.

Principais Cidades da Galícia na Espanha

Além de Santiago de Compostela, que é a capital da Galícia na Espanha, a região possui muitas cidades importantes e pouco exploradas por turistas. Abaixo destacamos algumas que você precisa incluir no seu roteiro:

A Coruña

Coruña

Não é por acaso que a cidade é conhecida pela qualidade de vida. Tanto de dia como de noite, o ambiente é sempre agradável para passear e disfrutar das vistas preciosas da cidade.

De fato, a linda paisagem é possível porque a cidade está cercada pelo mar e rodeada por uma extensa orla.

Assim, A Coruña proporciona uma das experiências mais incríveis que é curtir o por do sol na Torre de Hércules. Neste local, você poderá observar o sol desaparecer lentamente no oceano atlântico.

Aliás, é na Coruña onde fica o Cabo Finisterre, que literalmente significa o “fim da terra”, como acreditavam os antigos. Vale a visita!

Lugo

Não muito distante de A Coruña, você poderá visitar a cidade de Lugo, capital da província homônima.

Com fortes influências romanas, esta cidade está repleta de Patrimônios da Humanidade nomeados pela Unesco. Alguns deles são:

  • La Muralla Romana de Lugo;
  • El Camino Francés;
  • El Camino Primitivo;
  • El Camino del Norte;
  • La Catedral de Lugo;
  • La Catedral de Mondoñedo.

Ourense

rio Miño
rio Miño

Indo em direção à costa, você poderá visitar a cidade de Ourense. Apesar de não estar em contato direto com o mar, é conhecida por ser a cidade da água.

Mas, a razão é simples: a cidade, além de ser banhada pelo rio Miño, possui muitas fontes de águas termais.

Assim, em uma visita à Ourense você poderá disfrutar de um banho relaxante e, por vezes, gratuito.

Vigo

Vigo

Seguindo viagem e chegando à costa, você encontrará a maior cidade da Galícia na Espanha, a cidade de Vigo. Uma cidade moderna, com muita cultura e belezas naturais, como é o caso das famosas Islas Cíes.

Localizada na desembocadura da Ría de Vigo, as Islas Cíes são um arquipélago que podem ser considerados como um verdadeiro paraíso. Tanto que a Playa de Rodas, localizada nesse arquipélago já foi eleita a melhor praia do mundo.

Suas águas calmas e cristalinas combinadas com uma areia fina e dourada formam uma paisagem de tirar o fôlego.

Pontevedra

Ao lado de Vigo está a capital da província de Pontevedra, que é uma cidade conhecida pela hospitalidade.

Em Pontevedra você poderá curtir o agito da cidade e, ao mesmo tempo, estar em contato com a natureza através da Ría de Pontevedra.

Há várias opções de passeios para desfrutar da natureza. Você pode escolhar a ruta de senderismo que mais lhe agrada e curtir as paisagens deslumbrantes. 

Gastronomia e comidas típicas da Galícia na Espanha

Quando o assunto é comida, uma viagem à Galícia na Espanha deve ser bem aproveitada. A região é conhecida pela tradição na cozinha, pela variedade e pela qualidade de seus produtos.

A maioria das comidas típicas galegas são preparadas com produtos do mar. Mas, também há opções da montanha, dependendo da região.

Nas cidades próximas ao litoral, os pratos principais normalmente levam peixes, polvos, mariscos e frutos do mar. 

Já nas cidades do interior, a preferência popular são receitas que levam legumes e carne de porco. O famoso Jamón Ibérico também tem tradição na Galícia!

Mas, então, o que podemos destacar da culinária Galega?

Caldo Gallego

Começaremos pelo Caldo Gallego, que é uma espécie de sopa muito consumida no inverno na Galícia na Espanha.

Seus ingredientes principais são nabo, couve, repolho, feijão branco e vitela de porco, podendo-se adicionar bacon e presunto.

Estes itens são cozidos com ossos e, quando o prato está pronto, é servido bem quente, como entrada.

Pulpo a la Gallega

Este, talvez, seja um dos pratos típicos mais conhecidos da Galícia na Espanha, reproduzidos no mundo todo, o famoso Polvo Galego. Trata-se de um polvo cozido em uma base de batatas galegas, servido com pimentão em pó salpicado por cima.

Segundo a tradição galega, é necessário golpear o polvo 33 vezes, não mais e nem menos do que isso. Assim, as fibras do animal são rompidas e então é o momento de cozinhar para obter uma carne mais macia.

Os vegetarianos devem estar achando que não há opções para todos. Mas, há sim! Olha só:

Empanadas Gallegas

A empanada galega é uma das preciosidades gastronômicas da região e a melhor parte é que existe uma infinidade de tipos.

A mais famosa é a empanada galega tradicional, que leva atum e pimentões como recheio. Entretanto, você poderá encontrar empanadas recheadas de todas as formas, como: lombo de porco, bacalhau e passas, mexilhão, camarão, etc, e até em versões vegetarianas. 

Tarta de Santiago

Para a sobremesa, não é só em Santiago de Compostela que você encontrará a famosa Tarta de Santiago.

Esta sobremesa é muito apreciada na mesa galega e a recomendação é provar em cada cidade galega para depois comparar os sabores. Está disposto a realizar este desafio?

Estamos falando de uma torta com recheio de ovos, amêndoas, açúcar, canela e raspas de limão siciliano. Depois de pronto, é polvilhado açúcar de confeiteiro fazendo o desenho da icônica cruz de Santiago de Compostela no topo.

Festas Históricas Galegas

Além da hospitalidade e do bom gosto para comida, podemos destacar uma característica do Galego que é o fato de ser um povo festeiro.

Se os espanhóis possuem essa fama, muito se deve aos galegos. Durante o ano, tem sempre uma festa ocorrendo em alguma das cidades da Galícia na Espanha.

Feira Franca de Betanzos

Na vila medieval de Betanzos, próximo a La Coruña, ocorre uma celebração que dura três dias inteiros no mês de julho.

As ruas da cidade se enfeitam para receber a feira típica desse período do ano, com direito a muitos quitutes e tradições. 

Festa da Arribada de Baiona

Baiona é uma cidade litorânea que fica localizada próxima à cidade de Vigo na província de Pontevedra.

Esta cidade foi a primeira a receber a notícia do descobrimento da América e essa é a razão da festividade. Foi no porto de Baiona que chegou, no dia 1 de março de 1493 a Caravela comandada por Martín Alonso Pinzón com a notícia.

Por isso, a Festa da Arribada é comemorada no final de semana seguinte à esta data. As ruas voltam no tempo para reviver este período e comemorar este momento histórico tão importante para a Espanha.

Conclusão: Explore a Galícia

Está pronto para começar suas aventuras pela Galícia? Lembre-se também que na região se fala o Gallego, um idioma muito similar ao português. Aliás, diz-se que a língua portuguesa é uma variante do galego, sabia? 

Além disso, a região foi habitada pelos Celtas, que também deixaram sua marca na cultura local. Com certeza, a Galícia reserva segredos que valem a pena serem descobertos em uma viagem mais longa à região. 

Esperamos que as informações tenham contribuído para o seu roteiro! Dê uma olhada nos outros textos que temos sobre a Espanha aqui.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11/02/2021
Visitar

Mallorca na Espanha: O que fazer nesta linda ilha

04/02/2021
Visitar

Roteiro em Málaga, quantos dias ficar?

30/01/2021