Franquias na Espanha: Guia para Empreendedores

Franquias na Espanha: Guia para Empreendedores

11.09.2020

Está pensando em investir na Europa? Uma excelente opção é abrir uma franquia na Espanha.

Mas, um dos maiores obstáculos pode ser a falta de conhecimento do mercado no país ibérico.

Por isso, resolvemos escrever este artigo explicando o passo a passo sobre esse processo, incluindo algumas dicas.

Portanto, fique conosco até o final e saiba como seria abrir uma franquia na Espanha.

Vantagens de abrir uma franquia na Espanha

Crescimento Rápido

Começar um negócio do zero pode ser um problema, principalmente se você está investindo em outro país, já que nem você e nem o seu negócio são conhecidos pela população local.

Você terá que conquistar o seu cliente e ganhar a confiança do consumidor para então ser respeitado no mercado.

Crescimento

No entanto, um investimento em franquias na Espanha pode garantir um crescimento mais rápido que o normal, tendo em vista o reconhecido que determinada rede já possua no mercado local.

Investimento mais seguro

Partindo do ponto anterior, temos o segundo item de destaque nas vantagens das franquias e de investir nesse tipo de negócio

Este acaba sendo um investimento seguro, com conhecimento de mercado.

As franquias garantem uma estrutura já consolidada e reduzem consideravelmente os seus riscos com um marketing de marca.

Treinamentos

Além dos pontos já citados, você poderá, igualmente, receber todo o treinamento necessário para iniciar e conduzir o seu negócio conforme os modelos estipulados pela empresa em questão.

Dessa forma, você começará um negócio com experiência, tecnologia e know-how necessários para prosperar no mercado.

Baixo investimento inicial

Uma questão importante a ser pontuada também é que os custos para se iniciar um negócio por franquia podem ser mais baixos que iniciar a sua própria marca do zero.

Apesar de as franquias exigirem o pagamento de um valor inicial, pode valer a pena pelos fatores elencados anteriormente. Isso significa que a estrutura que virá com a franquia pode resultar em economia de outro lado.

O que está incluído no preço de uma Franquia na Espanha?

Quando você se dispõe a pagar para ter uma franquia, você não paga simplesmente para ter o nome da empresa em seu negócio.

Você paga por um pacote de serviços que estão incluídos para auxiliar o seu início como franqueado.

Mas quais são esses serviços? Vamos listas a seguir o que pode estar incluído neste pacote de serviços prestados pelo franqueador.

Mas é importante entender que o fornecimento destes itens depende de cada empresa.

  • Este pacote inicial pode oferecer mobiliário, decoração, rótulos, equipamento informático, entre outros itens. Isto ocorre para que se mantenha o padrão entre as franquias na Espanha, gerando uma identidade visual.
  • Algumas franquias incluem no valor de investimento inicial a obra do espaço a ser ocupado pelo franqueado, de forma a manter a qualidade e o padrão estético. Normalmente a própria franquia possui um arquiteto responsável pela gestão da obra civil.
  • Em alguns casos, as franquias fornecem o estoque inicial.
  • Diferente dos casos anteriores, a formação deve sempre estar incluída no preço da franquia e deve ser coordenada pelo franqueador. A razão para isto é garantir a transmissão de toda experiência necessária para que o franqueado possa gerir seu negócio com embasamento suficiente.

Franquias na Espanha: questões importantes a serem consideradas

Tendo listado algumas vantagens, podemos perceber que existem outras questões importantes a serem consideradas pelos empresários.

Assim, listaremos dois destes aspectos relevantes:

Limitação na gestão própria

A primeira delas pode ser listada fazendo um contraponto ao item três da lista das vantagens de abrir uma franquia na Espanha.

Recebendo os treinamentos você realmente terá experiência, tecnologia e know-how fornecidos pelo franqueador, certo?

Mas o que também deve ser levantado é que com isto, você perde liberdade para gerir o negócio à sua maneira, já que você estará sempre limitado a respeitar as políticas da franquia.

Comissão para o Franqueador

Outro ponto desfavorável é o compromisso de ter que repassar parte dos benefícios ao franqueador.

Mas, isso não deixa de ser o justo, já que uma franquia fornece uma série de vantagens para quem está começando a empreender.

De qualquer forma, o empreendedor deve analisar estes fatores e sopesá-los, para decidir se vale a pena abrir uma empresa nova, por exemplo.

Vale a pena lembrar que também é possível abrir uma franquia internacional, ou seja, cuja sede fique no Brasil, por exemplo. Assim, não necessariamente você precisará abrir uma franquia espanhola.

Mas, os procedimentos jurídicos e administrativos podem ser diferentes.

Em que áreas as franquias são mais rentáveis na Espanha?

Sabendo das vantagens e desvantagens deste tipo de negócio, vamos agora falar um pouco sobre o que é mais rentável no território espanhol.

Claro que esta resposta está diretamente vinculada à cidade onde o negócio será iniciado. Mas, de uma maneira geral, existem alguns setores que se destacam na Espanha.

Confira abaixo:

Franquias de informática e tecnologia

Tech

Em primeiro lugar, destacamos as franquias relacionadas à tecnologia, já que a busca por novas tecnologias e soluções práticas para o dia a dia é algo crescente em toda a Europa.

Por esta razão, as franquias relacionadas a produtos tecnológicos ou serviços de automatização residencial, por exemplo, são bem vistas pelo consumidor final e possuem grandes chances de prosperar no país.

Franquia de Restaurantes e Hotéis

A Espanha é um dos países do mundo que mais recebem turistas o ano todo. São inúmeras as atrações para visitar e, em qualquer época do ano, existem turistas em todo o território.

cozinha

Isto faz com que a demanda por este tipo de franquia seja alta, mas é verdade que este é um setor que pode se apresentar um pouco saturado na Espanha, dependendo do local específico.

Franquia de Transportes

Após a nova normalidade vinda com a crise da COVID-19 a demanda por produtos online cresceu bastante.

Com isto, o setor de transportes de mercadorias e entregas ganha demanda por serviço, sendo também uma excelente opção de investimento no país.

Franquia de Beleza, Estética e Moda

Esse é outro campo em franca ascensão, havendo bastante procura e espaço para crescimento.

As possibilidades são inúmeras, dentre cuidados estéticos, depilação a laser, serviços próprios de salão de beleza, específicos para unhas, etc.

Estética produtos

Em relação à moda, também há uma procura constante por roupas e acessórios, havendo franquias na área de fast fashion.

Franquia de Alimentação

Graças também à crise da COVID-19 no mundo, as redes de supermercados vêm ganhando força, já que são vistos como negócios de máxima necessidade pela população.

As opções não são somente redes de grandes supermercados. Entram nesta lista as lojas de produtos gourmet, as que se dedicam a vender alimentos orgânicos, as lojas especializadas em vinhos e claro, as lojas especializadas em azeites.

Quanto custa abrir uma franquia na Espanha?

O valor depende especificamente do tipo de franquia. Mas, as franquias mais baratas partem de de um valor inicial de investimento que gira em torno de 15 mil euros, por exemplo.

Todavia, há uma multiplicidade de valores possíveis, dependendo do negócio particular.

Requisitos para abrir a sua franquia na Espanha

Como estrangeiro, se você deseja de fato residir na Espanha, precisará também da sua regularização imigratória.

Os demais trâmites de abertura de empresa seguiriam o procedimento comum regulado no país, partindo da assinatura do contrato como franqueado.

Sobre o tema de vistos, bem com sobre instruções mais específicas sobre abertura de empresa na Espanha, separamos estes artigos para você:

Conclusão

Se você ficou interessado em investir na área das franquias e, assim, pretende abrir empresa na Espanha, também será útil saber como e onde investir, o que você deve considerar antes e se existe algum incentivo do governo espanhol.

Então, confira isso tudo aqui:

E,  precisar de uma ajuda, manda um oi pra gente: espanha@conexaoeuropa.com.br 🙂

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Franquias na Espanha: Guia para Empreendedores

11/09/2020
Empreender

Empreender na Espanha: Quais as melhores áreas?

05/09/2020
Empreender

Como e onde investir na Espanha

23/08/2020