Empregos mais buscados por brasileiros na Espanha

Empregos mais buscados por brasileiros na Espanha

15.01.2022

Encontrar um emprego na Espanha não é tão fácil, mas é possível. Primeiramente é importante saber que também não é fácil encontrar um emprego na área de formação, principalmente quando você é um recém-chegado no país. Isso depende da sua formação, experiência profissional e de um pouquinho de sorte na procura.

Por isso, muitas pessoas começam a trabalhar em outras áreas até conseguir um trabalho especificamente na sua área de formação. Aqui, nós vamos contar a você quais são os empregos mais procurados pelos brasileiros na Espanha e vamos dar. Há empregos em setores muito diferentes. Veja só!

Área de TI

Os profissionais da Tecnologia da Informação são os que podem ter mais facilidade para encontrar uma vaga, já que o setor está em crescimento no país nos últimos anos.

Além disso, os profissionais brasileiros que trabalham nessa área são considerados excelentes trabalhadores e muito bem vistos em vários países do mundo. 

Inclusive, eventualmente há empresas que abrem processos de seleção destinados especialmente aos profissionais de TI do Brasil, como já aconteceu com a empresa GFT Brasil, que contratou brasileiros para trabalhar nos escritórios de Madri e Barcelona.

Quem é profissional dessa área e tem interesse em conseguir emprego na Espanha, precisa ficar de olho nas ofertas para brasileiros.

Setor de turismo

Também há muitos brasileiros que trabalham na prestação de serviços relacionados ao turismo, como atendimento em restaurantes ou cafés, recepção em hotéis e hostels ou mesmo como guias de turismo.

Quem tem interesse ou aptidão para trabalhar com o turismo, deve procurar viver em cidades que tenham um maior fluxo de turistas. Felizmente na Espanha isso não é um problema, já que o movimento turístico é bem intenso no país.

Além de Madrid e Barcelona, outras cidades que recebem muitos turistas são Zaragoza, San Sebástian, Bilbao, Salamanca, Santiago de Compostela, Valência, Ilhas Baleares, Sevilha, Málaga, Granada e Ilhas Canárias.

Para trabalhar com turismo, procure por vagas em sites que oferecem esse tipo de serviço, como o Barcelona Tourist Guide

Outra dica é ter atenção com outros idiomas. Para poder trabalhar no turismo é importante conhecer pelo menos o espanhol e o inglês.

Trabalho remoto e nomadismo digital

Essa situação não é uma busca de emprego tão conhecida, mas também é cada vez mais crescente o número de pessoas que optam por trabalhar remotamente ou mesmo como um nômade digital, de forma independente.

Assim, por ter um custo de vida não tão caro, a Espanha é um país escolhido por muitos profissionais que trabalham remotamente para seus empregadores ou que trabalham como profissionais autônomos.

Outras áreas que também são buscadas pelos brasileiros que pretendem trabalhar na Espanha são:

  • Atendimento comercial e apoio ao cliente;
  • Engenharia;
  • Serviços de cabeleireiro e estética;
  • Construção civil;
  • Cuidador de crianças e idosos;
  • Comunicação ou marketing.

Veja também quais são os principais destinos dos brasileiros que vão morar na Espanha

Procure pelas vagas com mais demanda de emprego na Espanha

Para quem está procurando emprego na Espanha, uma dica é ficar atento a quais áreas profissionais têm mais necessidade de contratar trabalhadores. Essa é uma maneira muito eficiente de encontrar vagas.

De acordo com o Serviço Público de Emprego Estatal da Espanha, existem profissões que são de difícil cobertura. Ou seja, são os cargos para os quais é mais difícil preencher as vagas.

Portanto, ficar de olho nestas oportunidades (caso você tenha a formação necessária) é um bom modo de procurar emprego. A informação também é organizada por região, assim é possível identificar em quais partes do país há mais necessidade de profissionais. No final de 2021, algumas das profissões que mais necessitavam de trabalhadores eram:

  • Mecânicos navais;
  • Treinadores esportivos;
  • Cozinheiros para trabalho em navio;
  • Mordomos para navio;
  • Marinheiros;
  • Atletas profissionais.

Aproveite e saiba como está a retomada da economia na Espanha depois das perdas geradas pela pandemia.

O que é exigido para conseguir emprego na Espanha?

Por fim, é importante lembrar que existem alguns requisitos indispensáveis para que um estrangeiro possa trabalhar legalmente na Espanha. Os principais são:

  • Ter um visto que permita o trabalho (visto de trabalho por conta alheia ou visto de trabalho por conta própria) ou ter a nacionalidade de um país da União Europeia;
  • Ter os seus diplomas ou certificados de formação devidamente homologados na Espanha, para que eles sejam válidos no país. Antes disso, será preciso apostilar os documentos com a Apostila de Haia e fazer uma tradução juramentada para o espanhol.

Quem possui visto de estudante no país pode trabalhar. Mas é importante lembrar que o visto de estudante da Espanha permite apenas o trabalho em meia jornada, ou seja, na carga horária de 20 horas por semana.

Também devemos relembrar que ter o domínio do idioma do país faz muita diferença na hora de conseguir um trabalho e sem isso as chances são muito pequenas. Por isso, estudar espanhol também é fundamental. Caso você vá trabalhar em determinadas regiões do país, pode ser necessário aprender um pouco de catalão, galego, basco ou aranês, já que na Espanha estes idiomas também são falados.

Se você está procurando um emprego na Espanha, veja este guia que pode ajudá-lo a encontrar um trabalho no país.


Seguros Promo

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Herança árabe na Andaluzia

18/03/2022
Visitar

O que fazer na noite espanhola: dicas para todos os gostos

18/03/2022
Visitar

Os segredos de Madri

10/03/2022