Curiosidades sobre o horário e a geografia da Espanha
24.02.2022Você conhece bem ou tem vontade de conhecer a Espanha? Então este artigo é para você. Vamos esclarecer algumas curiosidades sobre a geografia do país e sobre o horário espanhol. Vamos lá?

O horário espanhol
Para entender o funcionamento do horário espanhol, a primeira informação importante é saber que mesmo dentro do país existem dois fusos horários diferentes, com base no UTC (Coordinated Universal Time – Tempo Universal Coordenado). O UTC é a base atual usada para o cálculo dos horários em todo o mundo.
Em relação ao horário padrão (fora do período de verão), quase a totalidade da Espanha segue o UTC +1, mas nas Ilhas Canárias seguem o UTC +0.
Portanto, nas Ilhas Canárias os relógios estão atrasados uma hora em relação ao restante do país.
Se você tiver dúvidas, já que os horários mudam, uma boa dica é consultar o site TIME.IS. Lá você sempre pode saber qual é a hora local e conferir a diferença de horário em relação a qualquer outra cidade do mundo.
O horário de verão na Espanha
O país também segue o horário de verão. Ele inicia no fim de março, durante a primavera e termina em outubro, já no outono.
Em 2022, as datas definidas para o começo e término do horário de verão na Espanha são dia 27 de março e dia 30 de outubro.
Quando o horário de verão começa os relógios são adiantados em uma hora e, quando o horário de verão termina, os relógios são atrasados em um hora.
Diferença de horário entre a Espanha e o Brasil
O Brasil e a Espanha têm uma diferença de 4 ou 5 horas, que muda conforme a época do ano. Isso porque a Espanha adota o horário de verão, uma medida que adianta os relógios em uma hora com o objetivo de poupar energia elétrica. O Brasil, por outro lado, já não adota horário de verão desde 2019.
No período normal (entre os meses de novembro e março), a diferença entre os países é de 4 horas. Os relógios espanhóis estão 4 horas à frente do Brasil. Em relação às Ilhas Canárias, a diferença é de 3 horas.
Já durante o horário de verão (entre o fim de março e outubro), a diferença passa a ser de 5 horas. E, em relação às Ilhas Canárias, a diferença é de 4 horas.
A geografia espanhola
O país fica localizado na Península Ibérica, no sudoeste da Europa. Quase todo território está localizado na porção peninsular, mas o país também conta com dois arquipélagos de grandes proporções, as Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares.
Além disso tudo, a Espanha também tem duas cidades autônomas, que ficam localizadas no norte do Continente Africano, precisamente no Marrocos: Ceuta e Melilla.
A capital do país é Madrid, uma efervescente cidade localizada no centro, que possui cerca de 3 milhões e 300 mil habitantes.
O país possui uma área de cerca de 504 mil km2 e pouco mais de 46 milhões de habitantes.
O sistema de governo adotado no país é a monarquia constitucional parlamentarista, em que existe a figura do rei e do presidente do governo. Atualmente, o Rei da Espanha é Filipe VI, que iniciou o seu reinado em 2014.
Divisão em comunidades autônomas
O país é dividido em 17 comunidades autônomas, compostas por 50 províncias. Observe quais são e as suas capitais:
- Andalucía: Almería, Granada, Córdoba, Jaén, Sevilla (capital), Málaga, Cádiz e Huelva.
- Aragón: Teruel, Zaragoza (capital) e Huesca.
- Principado de Asturias: Oviedo (capital) e Asturias.
- Ilhas Baleares: Palma de Maiorca (capital), Maiorca, Minorca, Formentera e Ibiza.
- País Basco: Álava, Guipúzcoa e Vizcaya.
- Ilhas Canárias: Santa Cruz de Tenerife (Tenerife, La Palma, El Hierro e La Gomera) e Las Palmas (Gran Canaria, Fuerteventura e Lanzarote).
- Cantábria: Santander (capital).
- Cataluña: Barcelona (capital), Tarragona, Gerona e Lérida.
- Castilla-La Mancha: Toledo (capital), Cuenca, Albacete, Ciudad Real e Guadalajara.
- Castilla y León: Palencia, Salamanca, León, Zamora, Burgos, Valladolid, Soria, Segóvia e Ávila
- Extremadura: Badajoz, Mérida (capital) e Cáceres.
- Galiza: La Coruña, Lugo, Santiago de Compostela (capital), Orense Pontevedra.
- La Rioja: Logroño (capital) e Navarra.
- Comunidade de Madrid: Madrid (capital)
- Región de Murcia: Murcia (capital).
- Navarra: Pamplona (capital) e Navarra.
- Comunidad Valenciana: Valencia (capital), Alicante e Castellón.
Veja quais são os principais pontos turísticos do leste da Espanha. Aproveite também para ver uma sugestão de roteiro de 5 dias para conhecer a região da Cataluña.
Cidades mais populosas
Além de Madri, as cidades que possuem mais habitantes são:
- Barcelona
- Valencia
- Sevilla
- Zaragoza
- Málaga
- Palma
- Murcia
- Las Palmas
- Bilbao
- Alicante
- Cordoba
- Valladolid
- Vigo
- Gijón
Veja neste artigo uma lista com as cidades mais escolhidas pelos brasileiros que vão morar na Espanha.

Idiomas da Espanha
Você sabia que além do espanhol no país falam-se outros idiomas?
São quatro: Galego (na região da Galiza), Basco (no País Basco e em parte de Navarra), Catalão (na Cataluña, Comunidad Valenciana e Baleares) e Aranês (em uma parte da Cataluña).
Conheça mais detalhes sobre os idiomas falados na Espanha.
Fronteiras e oceanos
A Espanha faz fronteiras com dois países: Portugal (pelo oeste) e França (pelo norte).
O país é banhado pelo Oceano Atlântico (a oeste e em partes do sul e do norte), Mar Meditrrâneo (a sul e a leste) e Mar Cantábrico (ao norte).