Conheça Toledo na Espanha

Conheça Toledo na Espanha

10.01.2022

A bela cidade de Toledo é a capital da província de Castilla La Mancha, e fica localizada na região central da Espanha, a cerca de 80 quilômetros de Madri.  

De carro, o percurso entre as duas cidades dura cerca de 1 hora, já no trem de alta velocidade chega-se a Toledo em pouco mais de 30 minutos.

A cidade medieval é riquíssima, já que guarda em seu passado mais de 2000 anos de história de povos cristãos, judeus e muçulmanos, e essa mistura definitivamente marca bastante a identidade da cidade. Tanto que, em 1986, a cidade de Toledo foi declarada pela UNESCO um Patrimônio da Humanidade.

Veja agora uma lista que fizemos com dicas para quem vai visitar a cidade.

Toledo cityscape with Alcantara bridge (Puente de Alcantara) over Targus river. Spain

A arquitetura de Toledo

A cidade de Toledo é murada e ao seu redor passa o rio Tejo, que é o mais extenso da Península Ibérica. O rio, que tem cerca de 1007 quilômetros, nasce no centro da Espanha e chega até Portugal.

Mas, como comentamos, a arquitetura de Toledo é um caso à parte. A cidade foi construída com algumas das mais conhecidas marcas romanas, como a construção de teatros populares (arenas), aquedutos e igrejas.

Hoje em dia, pouco resta das ruínas romanas. Mas, apesar disso, a cidade conserva muito das características da Idade Média, que são facilmente perceptíveis logo na chegada.

Por isso, preste bastante atenção ao passear (e se perder) pelas ruelas da cidade. É possível encontrar marcas de todos os povos que já habitaram a região, além dos romanos: mouros, visigodos e árabes.

Da mistura entre influências cristãs e muçulmanas, resulta, por exemplo, a presença da arquitetura e da arte mudéjar, uma combinação de influências de gótico, renascentista e românico. A Igreja de Santiago del Arrabal (que foi construída entre os séculos XII e XII) é considerada como um dos melhores exemplos de templos mudéjares da cidade.

O que visitar em Toledo

Vale a pena incluir Toledo no roteiro de visita pela Espanha, seja pela beleza natural, seja pela história que se respira por toda a cidade. Há muito o que ser visto na cidade, e não são só os pontos turísticos. Um simples passeio a pé e sem destino pela cidade já dá uma ideia da riqueza cultural e histórica da região.

Entre os pontos que vale a pena conhecer, estão a Puente de Alcántara, que proporciona uma vista encantadora da cidade. Conhecer a Catedral de Toledo e o Palácio de Alcázar também vale muito a pena. 

O Palácio de Alcázar, que fica na parte mais alta da cidade, é datado do século III e foi construído pelos romanos, tendo sido utilizado para defender a cidade de ataques. Posteriormente ele foi reformado e, no século XVI, o palácio chegou a ser a residência oficial dos Reis da Espanha.

Já a Catedral de Toledo, em estilo gótico, foi construída no século XVIII e é imperdível para os apreciadores da arquitetura. Segundo as fontes oficiais, a construção guarda números impressionantes. São 5 naves, 88 colunas e 72 abóbodas.

Além da arquitetura, que por si só já vale a visita, a Catedral também abriga obras de arte de pintores muito importantes, como Francisco de Goya, El Greco, Caravaggio e Tizziano.

A Praça de Zocodover, que já foi uma arena de touros, também é um dos pontos principais da cidade, sendo hoje um ponto de encontro dos moradores. Mas durante o período da Inquisição, o local foi palco de execuções públicas.

Hoje em dia, na praça acontecem duas festividades importantes do calendário da cidade: a celebração da Semana Santa e de Corpus Christi. A praça também é ponto de fácil acesso para transportes públicos (ônibus e trens).

Como em muitas cidades espanholas, conhecer a praça principal faz parte da programação. Por isso, em Toledo, não deixe de ir até a Plaza del Ayuntamiento, onde fica a prefeitura. A praça também é um local de encontro dos moradores e frequentadores da cidade.

Outra dica que vale muito a pena é ir até o Parador de Turismo, se for no entardecer, melhor ainda. ver a cidade lá do alto vai deixar você sem palavras.


Seguros Promo

Outros pontos que vale a pena conhecer

Não mentimos quando dizemos que a cidade é rica e há muito para ver. Por isso, se você tiver mais tempo em Toledo, também vale a pena conhecer:

  • Bairro Judeu;
  • Museu Sefardita;
  • O Museu de Santa Cruz;
  • Termas Romanas;
  • A Puerta de Bisagra;
  • Sinagoga de Santa María la Blanca;
  • Mesquita del Cristo de la Luz;
  • Mosteiro de San Juan de los Reyes.

Além de conhecer todos estes lugares, veja uma lista com outras atrações imperdíveis para visitar em Toledo.

Morar em Toledo

Além de ser uma cidade incrível para conhecer, Toledo também pode ser uma boa escolha para quem vai morar na Espanha. Apesar de não ser umas das cidades mais escolhidas pelos brasileiros que vão morar no país, Toledo é sinônimo de tranquilidade e de custos mais baixos, em comparação com outras cidades maiores.

O custo com aluguel na cidade não é dos mais altos da Europa. Para ter uma ideia, um apartamento de um quarto no centro da cidade custa entre 300 e 500 euros por mês. Já um apartamento de três quartos, pode ser encontrado entre 450 e 800 euros.

Quem optar por morar fora do centro pode encontrar bons imóveis por preços ainda mais baixos.

Gostou das dicas de Toledo? Se você ainda não conhece a cidade, não deixe de visitá-la assim que for possível.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Herança árabe na Andaluzia

18/03/2022
Visitar

O que fazer na noite espanhola: dicas para todos os gostos

18/03/2022
Visitar

Os segredos de Madri

10/03/2022