Conheça a história da Casa da Moeda da Espanha

Conheça a história da Casa da Moeda da Espanha

22.02.2022

O que é a Casa da Moeda da Espanha?

A Casa da Moeda da Espanha (que oficialmente se chama Fábrica Nacional da Moeda e Timbre ou La Fábrica Nacional de Moneda y Timbre em espanhol) fica localizada na cidade de Madri. 

A instituição foi criada em 1893 e é a responsável pela impressão e emissão de cédulas de dinheiro, moedas, selos e outros documentos oficiais da Espanha. Além disso, mais modernamente a Casa da Moeda também se tornou responsável pela emissão dos Documentos Nacionais de Identidade (DNI), passaportes e bilhetes de loterias.

Segundo os dados mais atuais, relativos a 2019, a instituição tem pouco mais de 1300 funcionários.

Impressões na casa da Moeda

A Casa da Moeda da Espanha iniciou a impressão de cédulas de dinheiro oficialmente no ano de 1937, sendo que desde 1940 as fabrica em regime contínuo.

Já em 1952, assumiu também a responsabilidade pela emissão de documentos de segurança da Espanha.

Alguns anos mais tarde, em 1964, a instituição também se tornou o órgão oficial de emissão dos passaportes espanhóis e dos documentos nacionais de identidade. A inclusão dessa nova responsabilidade só foi possível após a mudança da Casa da Moeda para o atual prédio, que é maior, mais eficiente e seguro.

História da Casa da Moeda da Espanha

Até meados do século 18 existiam sete Casas da Moeda no país, localizadas em diferentes regiões, sendo uma delas, inclusive, fora do país. Ficavam nas cidades de Barcelona, Jubia, Madri, Pamplona, Segóvia e Sevilha, além de uma sede na cidade de Manila, capital das Filipinas.

Foi nesse período que o Rei Filipe V de Espanha (1683 – 1746, que reinou de 1700 a 1724 e de 1724 a 1746) ordenou a dissolução de todas as casas, tornando a Casa da Moeda da Espanha a única instituição pública do país responsável pela emissão da moeda espanhola, a Peseta. 

A propósito, a Peseta foi a moeda oficial do país desde a sua criação em 1869 até 2002, quando o Euro passou a ser a moeda utilizada.

Alguns anos depois, em 1893 duas instituições espanholas foram fundidas dando origem à atual Fábrica Nacional da Moeda e Timbre: a Casa da Moeda e a Fábrica de Selos.


Seguros Promo

A história do antigo prédio da Casa da Moeda

O antigo prédio onde a Casa da Moeda funcionou de 1861 a 1964.

O prédio foi demolido em 1970. Em seu lugar, estão os Jardins do Descobrimentos, um conhecido parque localizado na Praça Colón, em Madri.

O atual prédio da Casa da Moeda da Espanha

Foi no ano de 1964 que a Casa da Moeda espanhola passou a funcionar no atual prédio, mais moderno e seguro e com maior capacidade de produção e de maquinário, o que veio a garantir mais controle nas emissões. O edifício fica localizado na Rua Juan Jorge, 106.

Atualmente, a Casa da Moeda funciona por meio de duas fábricas, uma fica localizada em Madri e outra está na cidade de Burgos, na província de Castilla Y León.

A Casa da Moeda tem um museu

A Casa da Moeda espanhola conta com um museu (Museo Casa de La Moneda) que tem diversas coleções que fazem parte da história mundial do dinheiro.

Segundo o site oficial do turismo no país, o Museu da Casa da Moeda é um dos mais importantes do mundo nessa área e o seu acervo conta toda a história do dinheiro mundial, desde a criação até os dias atuais. São 17 salas que reúnem diversas exposições.

Lá o visitante pode conhecer uma vasta coleção de objetos que incluem moedas, cédulas, medalhas, selos de correio, papéis timbrados, maquinário e outros utensílios utilizados durante toda a história da Casa da Moeda Espanhola. 

Há também uma biblioteca e uma grande coleção de gravuras e desenhos sobre o tema.

O Museu fica localizado na Rua Doctor Esquerdo, 36, em Madri e as visitas são gratuitas. Para outras informações, consulte o site do Museu.

A Casa da Moeda e La Casa de Papel

Nos últimos anos, muito se falou na Casa da Moeda em função da série espanhola La Casa de Papel, que fez muito sucesso e é ambientada na instituição durante as duas primeiras temporadas.

Mas a verdade é que, por questões de logística e de também de segurança, a série não foi gravada na verdadeira Casa da Moeda da Espanha.

Na Realidade, as cenas que mostram o prédio na série foram gravadas no Conselho Nacional de Investigação Espanhol, um conhecido instituto de pesquisa e investigação do país.

Fique sabendo quais são e como solicitar os vistos para a Espanha.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Herança árabe na Andaluzia

18/03/2022
Visitar

O que fazer na noite espanhola: dicas para todos os gostos

18/03/2022
Visitar

Os segredos de Madri

10/03/2022