Como é o inverno na Espanha

Como é o inverno na Espanha

05.12.2020

Começando no dia 22 de dezembro e indo até o dia 21 de março, o inverno na Espanha não é igual ao da maioria dos países europeus. Isso ocorre porque o frio não é tão extremo e há uma boa variação de temperatura de norte a sul do país.

Assim, é possível experenciar um inverno mais rigoroso ou mais ameno, dependendo da sua preferência. Mas, isso não vai impedir que você veja neve, se desejar, nem que conheça paisagens incríveis. 

Na Espanha, é possível aproveitar esta época do ano de diferentes formas. Quer saber como? Descubra aqui como é o inverno na Espanha e como você pode aproveitar ao máximo essa estação. 

O clima na Espanha

Como mencionamos, as temperaturas na Espanha costumam ser mais altas que no restante da Europa, principalmente no sul do país.

As temperaturas mínimas na maioria das cidades da Andaluzia, por exemplo, costumam girar em torno de 10 e 12 graus neste período. Já em cidades do norte do país, você poderá encontrar temperaturas negativas e neve.

Entretanto, nota-se uma grande diferença quando se compara o inverno na Espanha com a Alemanha, Noruega ou Inglaterra, por exemplo.

A vantagem é que você poderá aproveitar a viagem para a Espanha da maneira como preferir, dependendo do seu gosto e das suas expectativas.

Onde ver neve na Espanha?

Se o seu desejo é ver neve, você certamente terá mais chances de encontrar ao norte do país. Entretanto, existem muitas regiões montanhosas espalhadas pelo país ibérico, o que amplia as possibilidades de conhecer e desfrutar da neve.

Lugares como os Pirineus, Madrid, Castillha e até a Andaluzia, fazem parte das principais regiões para quem quer conhecer o inverno na Espanha. Nestes locais se praticam esportes de neve e há um visual mais parecido com o padrão europeu.

Pirineus (Aragão e Catalunha)

Pirineus (Aragão e Catalunha)

Os Pirineus são uma cadeira montanhosa localizada no norte da Espanha, exatamente na fronteira com a França.

É uma excelente opção para quem busca esquiar. Há uma boa oferta de estações de esqui, como, por exemplo:

  • Estação de Baqueira-Beret (Lleida – Catalunha)
  • Estação de Boi-Taüll (Lleida – Catalunha)
  • Estação La Molina (Girona – Catalunha)
  • Estação de Candanchú (Huesca – Aragão)
  • Estação de Astún (Huesca – Aragão)

Mas, é bom lembrar que a região dos Pirineus possui o inverno mais rigoroso da Espanha. Nessas estações costumam-se registrar temperaturas mínimas de -15 a -20 graus.

E, por esse motivo, suas pistas de esqui possuem uma camada de neve mais grossa. Assim, também oferecem melhores condições que no restante do país, para a prática do esporte.

Além disso, por essa mesma razão, as estações de esqui nos Pirineus permanecem abertas por mais tempo.

Serra de Guadarrama (Madrid)

Serra de Guadarrama (Madrid)

Uma opção de mais fácil acesso para ver neve e até esquiar, no inverno na Espanha, se encontra na capital espanhola.

Não é tão comum nevar na cidade de Madrid, apesar de ser possível e deixar a cidade com paisagens espetaculares.

Mas, se você vai para Madrid e quer garantir um passeio pela neve, terá que visitar a Serra de Guadarrama. Está localizada no norte da província e seu acesso pode ser realizado tanto por carro, como por trem ou ônibus de turismo.

Se seu desejo é esquiar, não deixe de visitar uma de suas estações principais, que é a Estação de Puerto de Navacerrada. Esta é a estação de esqui mais próxima da cidade de Madrid e de Segóvia. Possui boa infraestrutura com hotéis e restaurantes próximos à estação de trem.

Mas, vale mencionar que a Estação de Valdesquí também possui fácil acesso e talvez seja a mais procurada por turistas e residentes. Este fato se dá pelo excelente custo-benefício, já que esta estação possui pistas longas, fáceis e mais econômicas.

Castela e Leão

A Serra de Guadarrama divide a Comunidade de Madrid com a Comunidade Autônoma de Castela e Leão.

Mas, diferentemente do que ocorre em Madrid, o inverno na Espanha proporciona dias com bastante neve nas principais cidades desta região. 

Ávila, Segóvia, Burgos, Soria, Valladolid, Zamora e León estão entre as cidades mais frias da Espanha. Normalmente, nesta época do ano, a temperatura mínima é inferior a zero.

Se você busca por boas estações de esqui, esta região está cheia delas, como, por exemplo:

  • Estação de San Isidro (León)
  • Estação Leitariegos (León)
  • Estação La Covatilla (Salamanca)
  • Estação la Pinilla (Segóvia)

Esta última está localizada na Sierra de Guadarrama, na divisa com Madrid, conforme mencionado anteriormente.

Muitas pessoas vão para este local saindo de Madrid pelo fato de possuir um ambiente com menos aglomerações e com as pistas mais longas da região.

Andaluzia, Neve no Sul da Espanha.

Quando se fala no sul da Espanha, é impossível não imaginar o calor e uma paisagem de praia e sol. Entretanto, a Andaluzia não se resume a isso, já que as paisagens no inverno são impressionantes, inclusive com neve.

Existem muitos parques e espaços naturais, que pela altitude acabam recebendo um pouco de neve no inverno na Espanha. Você pode caminhar pela Sierra de las Nieves, pela Sierra Gorda ou pelo Parque Natural Torcal de Antequera, em Málaga.

Ademais, em Cádiz, você poderá ver neve fazendo uma caminhada pelo Parque Natural de Grazalema, em Cádiz. 

Mas, é surpreendente descobrir que em uma das regiões mais quentes da Europa é possível também esquiar. Isso mesmo, a estação de esqui da Andaluzia está localizada na Sierra Nevada, a poucos quilômetros da cidade de Granada. 

Portanto, se você quer curtir um inverno na Espanha e com neve, a Andaluzia também é uma excelente opção.

Opções para quem não gosta de um inverno rigoroso

Não podemos esquecer que essa estação na Europa coincide com as festas de fim de ano. 

Isso significa que conhecer o inverno na Espanha também pode significar realizar aquelas atividades que vemos em filmes. Já pensou em patinar no gelo, ir a feiras de natalinas, desfrutar de comidas típica, etc?

Isso também é uma delícia e você poderá curtir muito na Espanha esse clima. Há várias feiras de presépios e com temas de natal. Além disso, as decorações com luzes pelas cidades são realmente lindas! 

Há concertos especiais e eventos que criam uma atmosfera diferente, um clima de inverno e fim de ano muito gostoso. Claro que isso, com a gastronomia espanhola, um bom vinho e os quitutes natalinos podem garantir uma deliciosa viagem. 

Então, se você não curte um inverno extremo, é só ir mais para o sul do país ou simplesmente fugir das pistas de esqui. Você pode desfrutar de uma boa lareira, do passeio pelas ruas decoradas e com aroma de castanhas assadas e das delícias gastronômicas dessa época do ano.

Dicas Finais

Se você pensa em visitar a Espanha, não se esqueça de contar com um bom planejamento e cumprir com todos os requisitos de entrada no país, inclusive com a contratação de seguro saúde e demais obrigações. Nós podemos assessorar nesse processo!

E, se você está montando seu roteiro turístico pela Espanha, confira estes textos também:

POSTS RELACIONADOS

Morar

Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

09/03/2021
Morar

Como é morar em Múrcia na Espanha?

27/02/2021
Visitar

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11/02/2021