Como é o ano novo na Espanha?

Como é o ano novo na Espanha?

31.12.2020

No dia 31 de dezembro, a virada do ano é celebrada no mundo inteiro. Já pensou em passar o ano novo na Europa? Cada local possui suas tradições e costumes para essa data especial. De qualquer forma, ainda que cada país tenha suas particularidades, algumas tradições são quase universais, como estourar uma garrafa de champanhe. Mas, como será que é o ano novo na Espanha, que tradições iguais e diferentes das nossas esse país tem?

Ficou curioso para saber? Confira aqui e descubra que tradições marcam a passagem de ano nesse lindo país ibérico. 

O Início da Festa de Ano Novo na Espanha: O Banquete

Ceia de Ano novo

Os espanhóis fazem questão de começar a festa da nochevieja, como é chamada a véspera do  ano novo na Espanha, com um farto banquete.

Nesta noite não há economia de delícias gastronômicas. Até aí a comemoração é bem parecida com o que estamos acostumados, certo?

Pratos como peru, porco e cordeiro assados são obrigatórios. Mas, os espanhóis também comem muitos frutos do mar nessa data, como salmão e camarões. Claro que um bom vinho e espumante não podem faltar. Esses artigos também são especialidades espanholas. 

No entanto, cada região da Espanha adiciona seus pratos locais a esta festividade, como por exemplo, os aspargos em Navarra, as empanadas na Galícia e o bacalhau no País Vasco. Sim, na Espanha também se come o famoso bacalhau. 

Talvez o protagonismo seja da comida salgada e não dos doces. Mas, não pense que também não são servidas sobremesas neste dia. Além disso, as festas de fim do ano são a época de doces muito típicos, como mazapán, polvorones, turrón, etc.

A Festa de Ano Novo na Espanha continua

Depois de jantar com os seus familiares ou amigos, a festa deve continuar, claro! Quem disse que os espanhóis não adoram uma comemoração? 

Em muitos casos, antes da meia noite, os jovens saem para comemorar pelas ruas a festa de ano novo na Espanha

De fato, depois do jantar as pessoas se reúnem nas ruas para celebrar as 12 uvas. Já ouviu falar nessa tradição?

A tradição das 12 Uvas

Pela tradição espanhola, nos últimos 12 segundos do ano devem ser comidas 12 uvas, uma a cada segundo. Mas, se você está na Espanha e quer fazer parte desta tradição, é melhor se preparar antes, porque dificilmente conseguirá comprar uvas no dia 31 de dezembro.

De fato, pode ser difícil encontrar esse item quando já se aproxima a nochevieja, porque as uvas são protagonistas da tradição mais famosa na Espanha. Acredita-se que comendo as 12 uvas nos 12 últimos segundos você estará atraindo sorte para o ano seguinte.

Estima-se que esse hábito tenha surgido no início do século XX, quando produtores de uvas presentearam a população com o excesso da colheita, dizendo que traria fortuna comê-las à meia noite. 

O relógio da Porta do Sol de Madrid

Se você está em Madrid, vá até a Plaza del Sol e acompanhe as famosas campanadas, que nada mais são do que as 12 badaladas de sino nos últimos 12 segundos do ano.

Esta tradição é acompanhada das 12 uvas que falamos anteriormente, que devem ser comidas junto com as campanadas. Mas, não é só isso, neste dia as pessoas costumam comprar fantasias no entorno da Plaza del Sol para entrar no ritmo da festa.

Para quem prefere evitar aglomerações, é possível acompanhar o evento chamado de Preuvas. Este é um ensaio para a festa de ano novo na Espanha e ocorre no dia 30 de dezembro.

Entretanto, devido à pandemia, o prefeito de Madrid recomenda que a tradição este ano seja feita de casa, ok?

Superstições

Os espanhóis são conhecidos por serem supersticiosos e isso se confirma nesta época do ano. Existe uma série de recomendações para atrair riqueza, prosperidade e amor para o ano seguinte. 

Algo diferente dos brasileiros? Talvez tenhamos muitos aspectos em comum e não podemos esquecer que também recebemos influência dos povos hispânicos.

Além do exemplo das uvas, outros costumes devem ser realizados na festa de ano novo na Espanha, como por exemplo, usar roupa íntima vermelha. Você sabia?

Isso mesmo, usar cuecas, calcinhas e soutiens vermelhos podem ajudar a atrair o amor para o ano seguinte. Você já deve ter ouvido falar sobre isso, mas não devia saber que vem da Espanha. 

Ademais, é quase obrigatório ter uma taça de champanhe, cava ou vinho durante as campanadas, já que é nesta taça que algumas pessoas colocam suas 12 uvas.

Então, se quiser atrair riqueza, faça como os espanhóis e coloque algo de ouro dentro da sua taça, pode ser um anel ou um cordão. 

Segundo a tradição, isso ajuda a atrair prosperidade financeira. Mas, quem não tem uma taça na mão pode simplesmente morder um anel de ouro.

Por fim, quando terminam as campanadas é obrigatório beijar a todas as pessoas que estiverem ao seu redor.

Churros com Chocolate: o Final da Festa de Ano Novo na Espanha

Churros com Chocolate

Para fechar o ano novo na Espanha, todas aquelas pessoas que participaram da festa fazem uma parada obrigatória em uma churreria.

Pedir churros com chocolate quente para encerrar a noite e se esquentar antes de ir pra casa é parte importante do processo.

Mas, claro, isso vai depender da cidade onde você está, já que nem todos os lugares vão ter churrerías abertas depois das festividades. De qualquer forma, não se esqueça que em Madrid a San Ginés é a mais famosa e tradicional e, em qualquer época do ano, merece uma visita.

Leia aqui sobre o que fazer em Madrid: 10 pontos turísticos incríveis!

Como curtir o ano novo na Espanha?

Inverno

Lembre-se que o ano novo na Espanha ocorre na estação mais fria, o inverno. Mas, isso possibilita experenciar um réveillon digno de filme, com neve e paisagens lindas que não costumamos ver no Brasil. 

Assim, além das tradições e da gastronomia típica dessa alegre época do ano, você pode curtir o friozinho da forma como preferir, ou com uma lareira gostosa, ou aproveitando para esquiar pelas montanhas nevadas. 

Cada cidade e região tem um aspecto particular para oferecer. Confira aqui no nosso blog mais textos sobre viajar pela Espanha e escolha o lugar perfeito para celebrar a virada com sua família e amigos.

Conclusão

E aí, gostou das comemorações do ano novo na Espanha? Algumas tradições são parecidas com as nossas e, muito provavelmente, foram herdadas através da influência da cultura espanhola, que também faz parte das nossas origens. 

Se você pensa em conhecer a Espanha ou morar no país, já comece a se preparar e conte com nossa ampla assessoria em cada etapa do processo!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Idiomas falados na Espanha – Não é somente o Espanhol, entenda!

09/03/2021
Morar

Como é morar em Múrcia na Espanha?

27/02/2021
Visitar

Roteiro de carro pela Espanha: Planejando e colocando em prática

11/02/2021