Bilbao: Conhecendo a cidade e sua beleza

Bilbao: Conhecendo a cidade e sua beleza

11.10.2020

Localizada no País Vasco, Bilbao é um dos principais pontos turísticos do norte da Espanha, oferecendo aos seus visitantes muitas opções de cultura e lazer.

A cidade é conhecida por sua modernidade, mas ao mesmo tempo é uma região com muita história e tradição.

E não é só isso, se você não abre mão de um bom turismo gastronômico, Bilbao pode ser uma excelente opção, com destaque para os famosos Pintxos.

Resumindo: tapas, história, cultura e a agitada vida noturna espanhola, tudo em um mesmo local. E, um idioma novo bem diferente para você conhecer: o Euskera.

Ficou animado(a)? Continue conosco até o final para fazermos um roteiro completo por esta belíssima cidade espanhola.

Estação de Trem de Bilbao (Abando Indalecio Prieto)

Estação de Trem de Bilbao

Começaremos nosso roteiro pela estação de trem mais importante da cidade, que a conecta com o restante da Espanha. De fato, muitos turistas chegam a Bilbao através desta estação, mas se este não é o seu caso, saiba que vale a pena a visita.

Este local reúne beleza, história, lojas e uma área de restaurantes, além da estação de trem, claro.

Mas o que este lugar tem de interessante? Além de sua posição privilegiada na cidade, é um edifício alto com um vitral que é um dos pontos principais para uma foto na cidade.

Neste vitral estão representadas cenas típicas da sociedade Vasca e também estão representados alguns locais históricos da cidade. Sem dúvidas, vale o passeio.

La Alhóndiga

Saindo da Estação, faremos a primeira parada no edifício La Alhóndiga, que é hoje um centro de lazer e cultura, mas que funcionou como um armazém de vinhos no passado. Este edifício tem mais de cem anos e já mudou de nome algumas vezes.

Atualmente seu nome é Azkuna Zentroa, em euskera, língua oficial do País Vasco, mas popularmente continua sendo chamado como La Alhóndiga.

Plaza Moyúa

Seguindo com o nosso roteiro vamos em direção à Plaza Moyúa, que é uma das mais importantes da cidade.

É considerada como o ponto neurálgico de Bilbao, sendo um passeio obrigatório para todos os Bilbaínos.

Além de ser um local bonito e de ter um bom ambiente, esta praça está muito bem rodeada com destaque para o Palácio Chavarri, que chama a atenção pela sua arquitetura.

Parque Doña Casilda de Iturrizar

Seguindo viagem vamos fazer uma breve parada em uma das maiores zonas verdes de Bilbao, o Parque Doña Casilda de Iturrizar.

Você poderá descansar e observar os pássaros no estanque do parque, ou tirar bonitas fotos na pérgola que há neste local.

Além disto, é neste espaço que está localizado o Museu de Belas Artes, que sem dúvida vale a visita.

Museu Guggenheim

Museu Guggenheim

Saindo do Parque, vamos em direção à Ría de Bilbao para visitarmos o ponto turístico mais buscado na região, o famoso Museu Guggenheim.

Trata-se de um museu de arte contemporânea que chama a atenção não só por suas coleções, mas também por sua arquitetura. 

Foi inaugurado em 1997 e possui uma fachada futurista, desenhada pelo arquiteto canadense Frank Gehry.

Puente de Zubizuri

Puente de Zubizuri

Seguindo pela orla do rio, vamos para a Puente de Zubizuri, que é uma ponte construída para a travessia de pedestres.

Possui uma estrutura majestosa composta por arcos brancos e tirantes. Vale a pena passar por esta região para guardar este registro. 

Ayuntamiento de Bilbao

Ayuntamiento de Bilbao

Atravessando a ponte e seguindo pela orla, vamos passar pelo prédio da prefeitura de Bilbao, o Ayuntamiento. Foi construído no final do século XIX aproveitando a estrutura de um antigo convento.

É um edifício que chama muito a atenção por sua fachada imponente, mas que também pode ser observado do outro lado do rio.

Parque de Etxebarria

Aproveitando que cruzamos o rio, vamos dar uma passadinha no Parque de Etxebarria, que tem umas vistas panorâmicas maravilhosas da cidade.

Este parque está localizado bem pertinho do centro histórico de Bilbao, no bairro de Begoña. Mas, antes de ser um parque, antigamente, funcionava um solar neste espaço, onde se fundia ferro.

Por esta razão, quando você for visitar este local, você notará uma grande chaminé preservada e deixada como homenagem à antiga atividade que se desenvolvia ali.

Uma outra alternativa para ter vistas privilegiadas de Bilbao é visitar o mirante de Artxanda, que está localizado ao norte da cidade, um pouco mais afastado do centro.

Teatro Arriaga

Saindo do Parque, vamos rodear o centro histórico até terminar na praça principal da cidade e faremos isso indo em direção ao Teatro Arriaga.

Inspirado na Ópera de Paris este é sem dúvida um dos teatros mais bonitos da Espanha sendo construído no final do século XIX.

Foi edificado em homenagem ao “Mozart Espanhol”, Juan Crisóstomo de Arriaga, que aos 13 anos compôs sua primeira ópera.

Mercado La Ribera

Seguindo pela orla, chegaremos no Mercado La Ribera, que é um dos pontos turísticos mais importantes de Bilbao e talvez de toda a Espanha.

Bilbao possui uma excelente reputação a nível mundial quando se fala de gastronomia, sendo esta parada quase obrigatória.

Dentro do mercado você encontrará muitos quiosques vendendo os famosos Pintxos, que são pequenas porções de tapas servidas sobre uma rodela de pão presas por um palito.

Então, se você gosta de experimentar coisas novas e provar um pouco da culinária local, este é seu ponto ideal.

Bilbao La Vieja

Muito próximo ao Mercado La Ribera, de frente para o Centro histórico, está localizado o bairro Bilbao La Vieja, que é o mais antigo da cidade. Você não precisa necessariamente entrar no bairro, mas observe seu encanto e tire algumas fotos neste local histórico.

A composição das fachadas deste bairro biscaíno com o rio podem ser observadas da ponte da Ribera. Sem dúvida vale a pena dar uma passadinha neste local.

Las siete Calles y Plaza Nueva

Finalmente, chegamos à parte final da visita a esta cidade magnífica do norte da Espanha. Passearemos pelo centro histórico até chegar na Plaza Nueva.

O centro histórico é chamado de Siete Calles, porque antigamente estava formado por sete ruas.

Estas ruas são: Somera, Artecalle, Tendería, Belosticalle, Carnicería Vieja, Barrencalle y Barrencalle Barrena, que podem ser encontradas ainda hoje.

A esar de hoje o centro histórico ser maior do que era e possuir mais do que sete ruas, toda esta área pode ser facilmente percorrida em uma rápida caminhada.

Realizando esta caminhada você notará que as ruas são estritas, as casas possuem diferentes cores e as varandas possuem uma proteção de vidro, que ajuda a esquentar o interior da casa no inverno.

Depois deste passeio, fecharemos nosso roteiro na icônica Plaza Nueva, que é uma parada obrigatória em Bilbao devido à quantidade de bares e restaurantes para fechar o dia.

Procurando como reservar os melhores passeios em Bilbao, veja abaixo o as dicas do Get Your Guide

Conclusão

A Espanha é um país incrível! Separei alguns outros roteiros turísticos para você explorar o país:

O que fazer em Madrid: 10 pontos turísticos incríveis
10 principais pontos turísticos de Barcelona
Verão na Espanha: As 9 Melhores Praias Espanholas

Lembre-se que para viajar para a Espanha, você precisará de um seguro viagem. Confira aqui as excelentes condições dos SegurosPromo!

Seguros PromoE, lembre-se que estamos disponíveis para assessorá-lo de forma ampla: 

espanha@conexaoeuropa.com.br

Acompanhe também nossas publicações no Instagram do Conexão Europa e da Nacionalidade Espanhola Assessoria!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Retomada da economia na Espanha pós pandemia

04/11/2021
Visitar

Ilhas Espanholas

03/11/2021
Morar

Vistos para morar em Barcelona

02/11/2021