Atrações imperdíveis para visitar em Toledo, na Espanha

Atrações imperdíveis para visitar em Toledo, na Espanha

01.08.2020

Toledo, na Espanha, é a capital da Comunidade Autônoma de Castilla-La Mancha e está localizada no centro da Península Ibérica, a poucos quilômetros de Madrid. É uma cidade com mais de dois mil anos de história para contar.

Já foi capital do Reino Visigodo, do Reino de Castilla e foi a primeira capital do atual Reino de Espanha. Além disso, Toledo é conhecida como a cidade das três culturas pela tolerância entre os povos mulçumanos, cristãos e judeus, que viveram durante séculos no local e de forma pacífica.

De fato, há profundas marcas na história e na arquitetura, deixadas por estes três povos.

Portanto, se você tem o desejo de visitar essa preciosa cidade espanhola, fique conosco até o final e confira aqui as atrações imperdíveis.

Puente de Alcántara
Foto minha em frente à Puente de Alcántara, num dia de inverno em Toledo. Essa ponte está na entrada da cidade, sobre o Rio Tajo (o mesmo que em Portugal é chamado de Tejo) e diz-se que foi construída na época romana.

Como chegar?

A maioria dos turistas que chegam em Toledo vão a partir de Madrid, já que a cidade dispõe de diversos meios de transporte. De fato, considerando o acesso de quem vem diretamente do Brasil, o aeroporto mais próximo é o de Barajas, localizado na capital.

Assim, da capital espanhola temos diversas opções e para diferentes horários, preços e tempo de trajeto, que são:

Trem

Sem dúvida, uma maneira muito prática e rápida de chegar a Toledo.

A viagem dura em torno de 35 minutos e custa aproximadamente 11 euros, se os bilhetes de ida e volta forem comprados juntos.

Existem diversas opções de saídas ao longo de todo o dia, partindo da estação de Atocha, em Madrid.

Aluguel de carro

Considerando uma rota que ligue o centro das duas cidades, a distância é de aproximadamente 70 km e dura pouco menos de uma hora, sem trânsito. Mas, lembre-se que será melhor estacionar o carro abaixo da cidade, bem na entrada, para percorrer as rampas e ruelas a pé.

Em muitas ruas, carros não passam, ou apenas os autorizados e de moradores locais.

Ônibus

A opção mais barata, mas um pouco mais demorada, é a viagem de ônibus. A linha é operada pela empresa ALSA e a passagem custa em torno de 10 euros, sendo o bilhete de ida e volta.

As saídas ocorrem todos os dias da Plaza Elíptica, em Madrid, com muitas opções de horários tanto para ir como para voltar. Apesar de demorar mais, a viagem de ônibus também é muito confortável.

Excursão turística

Esta opção é a ideal para quem deseja realizar uma visita guiada por um dia em Toledo, sem se preocupar com o deslocamento.

No centro de Madrid existem várias empresas que oferecem este serviço. Você pode contratar para um dia completo ou para meio dia de turismo em Toledo. A maioria dá direito a ônibus de ida e volta, guia turístico (normalmente em espanhol) e entradas para as principais atrações da cidade. Em alguns casos, há até almoço incluído.

Puerta del Sol em Toledo na Espanha
Puerta del Sol, em Toledo. Uma das antigas entradas da cidade, na época medieval. Podem-se identificar elementos do chamado estilo mudéjar, de influência árabe.

O que fazer em Toledo na Espanha: Confira atrações imperdíveis na cidade

A maioria das atrações de Toledo está no chamado casco histórico da cidade. Com boa disposição, é possível conhecer o que há de principal apenas caminhando pelas ruelas medievais da cidade. Aliás, caminhar pelo centro histórico já é, por si só, um excelente passeio.

A cidade foi construída no alto de uma montanha, então há muitas rampas e, em alguns locais, carros e veículos não entram. Mas, você vai gostar da caminhada.

A seguir listaremos as principais atrações da cidade de Toledo, aquelas atrações imperdíveis de Toledo:

Catedral Primada de Toledo

Qualquer roteiro por Toledo deve incluir a segunda maior catedral da Espanha. Sua construção começou no ano de 1226 e terminou no ano de 1493, aproximadamente. Você vai se impressionar com essa construção incrível, repleta de verdadeiras obras de arte em seu interior.

Essa é uma das Catedrais para as quais se deve comprar um bilhete de entrada e, preferencialmente, com antecedência.

A visita completa, incluindo o templo principal, o museu, bem como as capelas e torre dos sinos, custa 12,50 euros. O valor pode ser menor, dependendo do dia, assim como para residentes também.

Mezquita del Cristo de la Luz

Representando os mouros, que viveram durante muitos anos nesta região, temos uma das mesquitas melhor conservadas e mais antigas de toda a Espanha e Europa.

Sua conservação foi possível porque, a partir do século XII, sua estrutura foi reformada para servir como igreja cristã.

De fato, hoje este templo conserva elementos das duas culturas e religiões. A entrada também é paga, mas é bem mais barata. O valor gira em torno de 3 euros. Mas, há gratuidade para crianças até 11 anos, universitários entre 18 e 25 anos e idosos, com mais de 65 anos.

Sinagoga del Tránsito y Museo Sefardí

Com relação à cultura judaica, se pode visitar esta sinagoga que hoje possui um Museu Sefardí. Os judeus viveram bastante tempo em toda a Península Ibérica, até serem expulsos.

Essa expulsão e injustiça histórica, de séculos atrás, motivou os governos da Espanha e de Portugal a criarem certas compensações legais. Isso ocorreu com a facilitação de aquisição de nacionalidade para descendentes de judeus sefardies ou sefarditas.

Alcázar de Toledo

Localizado na parte mais alta de Toledo, o Alcázar teve muita importância na defesa da cidade, por sua posição estratégica.

O edifício teve diversos usos ao longo da história e os vestígios das construções anteriores indicam que sempre funcionou como um lugar fortificado, desde o período de ocupação romana.

Alcázar de Toledo na Espanha
Visto do Mirador del Valle, sobre o qual falaremos mais adiante. Reparem no Álcazar do Toledo, do lado direito, o edifício mais elevado da foto, parecendo um castelo, com suas torres.

Plaza de Zocodover

Esta Praça é o centro da vida comercial de Toledo e deste local saem diversos passeios pela cidade como, por exemplo:

Toledo Train Vision

É um trem turístico que passeia pela cidade e passa por mirantes, com direito a paradas para fotos. O passeio dura em média 40 minutos.

São disponibilizados fones de ouvidos com áudio em português, para informações turísticas sobre os pontos pelos quais passa, ao longo do seu trajeto.

Seu custo é de aproximadamente 5,50 euros para adultos, sendo que crianças de até 7 anos pagam metade.

Ônibus turístico (City Sightseeing Toledo)

Com sua parada principal na praça Zocodover, este ônibus possui dois andares, sendo o segundo descoberto. O percurso pela cidade de Toledo ocorre em um trajeto realizado, na sua maior parte, pelo entorno do centro histórico.

O passeio dura aproximadamente 50 minutos, com saídas a cada 30 minutos também.

Existem muitos tipos de passeios e os preços variam de acordo com o escolhido. Se você quiser passear quantas vezes quiser, subindo e descendo do ônibus quando achar necessário e em qualquer parada, o custo é de 19 euros por pessoa.

Mas se você deseja andar apenas uma vez, sem direito a descer e nem trocar de ônibus, o custo cai para 5 euros. Crianças de 4 até 12 anos possuem 50% de desconto e as de até 4 anos não pagam.

Mirador del Valle

Deste local é possível observar praticamente toda a cidade de Toledo, com vista para a maioria dos pontos turísticos, como o Alcázar, a Catedral, dentre outros.

O local está bem afastado da cidade e as maneiras mais fáceis de chegar neste ponto são através do Toledo Train Vision ou do ônibus turístico, que fazem uma parada de 5 a 10 minutos neste local.

Se você optou pelo carro como meio de transporte para chegar a Toledo, é possível estacionar em frente ao mirante sem problemas.

Mirador del Valle em Toledo na Espanha
Registro das minhas irmãs, em frente à incrível vista do Mirador.

Conclusão: Atrações em Toledo na Espanha

Como você pode perceber, é perfeitamente possível realizar um daytour em Toledo, na Espanha.

Se quiser passar um final de semana, conseguirá aproveitar ainda mais. Poderá percorrer cada atração com calma para desfrutar do incrível acervo histórico e cultural da cidade.

Isso sem falar no tempo de sentar e tomar um café e de provar as delícias gastronômicas da região.

Você pretende conhecer outros lugares na Espanha também? Lembre-se de conferir um roteiro especial que preparamos para você aqui.

Se você ama a Espanha e também pensa em morar nesse país maravilhoso, leia esses textos aqui também:

POSTS RELACIONADOS

Empreender

Franquias na Espanha: Guia para Empreendedores

11/09/2020
Empreender

Empreender na Espanha: Quais as melhores áreas?

05/09/2020
Empreender

Como e onde investir na Espanha

23/08/2020