As melhores cidades da Espanha, segundo seus habitantes

As melhores cidades da Espanha, segundo seus habitantes

21.03.2022

Quais seriam as melhores cidades da Espanha? Você saberia dizer?

Qualidade de vida normalmente é um dos principais quesitos que motiva as pessoas a escolherem seu local de residência. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), qualidade de vida pode ser entendida como a ideia de bem-estar humano que pode ser calculado por meio de indicadores sociais.

Por exemplo, pode-se citar saúde, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, acesso à educação de qualidade, preservação do meio ambiente, segurança pessoal, entre outros fatores.

Da mesma forma que este raciocínio é feito no Brasil, a mensuração dos índices de qualidade de vida nas cidades europeias é um aspecto importante, sendo responsável por influenciar em grande peso a decisão de permanecer ou mudar para outra localidade. No caso de brasileiros que buscam imigrar para o continente europeu, ter noção destas informações se mostra ainda mais crucial.

Pesquisa da OCU

Considerando a relevância desta questão, em abril de 2021 a Organización de Consumidores y Usuarios (OCU), associação espanhola focada na defesa do consumidor, publicou o resultado de um estudo sobre o tema. Segundo a organização, entre outubro e novembro de 2020 foi realizada uma enquete abrangendo quase 3.000 residentes das 15 maiores cidades espanholas.

Assim, a pesquisa perguntou suas opiniões a respeito da qualidade de vida nestes municípios de acordo com 10 critérios, sendo eles:

  • Mobilidade urbana
  • Segurança
  • Serviços de saúde
  • Serviços de educação
  • Oferta cultural, de esporte e lazer
  • Preservação do meio ambiente
  • Mercado de trabalho
  • Custo de vida
  • Mercado imobiliário
  • Limpeza urbana

Deste modo, a OCU pode visualizar tanto os valores para cada um destes itens quanto uma média global do conjunto destes critérios, de modo que se estabelecesse um ranking entre as cidades consideradas neste estudo.

A partir dos dados coletados, eles chegaram às cinco melhores cidades da Espanha na opinião de seus habitantes. No post de hoje, vamos saber um pouco mais sobre elas.

Veja também: Norte‌ ‌da‌ ‌Espanha – Conheça‌ ‌a‌ ‌charmosa‌ ‌cidade‌ ‌de‌ ‌Vigo‌ na Espanha

Vigo

Detentora do título de melhor qualidade de vida, Vigo está localizada na comunidade autônoma da Galícia, no norte da Espanha, e muito próxima da fronteira portuguesa. Contando com quase 300.000 habitantes, a cidade foi a mais bem classificada no estudo da OCU.

Entre os destaques, o município se sobressaiu nos tópicos de segurança, limpeza, oferta educacional e preservação ambiental. Além disso, Vigo também recebeu boas notas por ser uma cidade acolhedora para famílias com crianças. Isto porque a oferta de lazer, esportes e cultura é vasta, sendo possível atender aos gostos de todos os membros da família, desde os adultos aos pequenos.

Contudo, vale ressaltar que mercado de trabalho e imobiliário foram indicados como pontos de melhoria. Por outro lado, a satisfação com o custo de vida da cidade foi considerada uma das maiores dentre os municípios avaliados.


Seguros Promo

Zaragoza

Capital da comunidade autônoma de Aragão, Zaragoza detém o segundo posto entre as melhores cidades da Espanha com relação à qualidade de vida.

O município se desenvolveu às margens do rio Ebro, possuindo aproximadamente 670.000 habitantes e mais de 2.000 anos de história! Ademais, detém uma localização privilegiada por estar há mais ou menos 3h de viagem tanto de Madri quanto Barcelona, as duas maiores metrópoles da Espanha.

De acordo com seus habitantes, Zaragoza é bem avaliada em todos os quesitos, embora a limpeza urbana deixe um pouco a desejar. Apesar disto, a cidade acumulou boas notas nos critérios de mobilidade, oferta cultural e de lazer, oferta educativa e qualidade do meio ambiente.

Outra particularidade positiva a favor de Zaragoza é que seus habitantes se mostraram muito satisfeitos com o mercado de trabalho e imobiliário da cidade.

Melhores cidades da Espanha 1

Bilbao

Outra representante do norte espanhol. Bilbao é a maior cidade na região autônoma do País Vasco e se posiciona na terceira colocação entre as melhores cidades da Espanha que detêm os maiores índices de qualidade de vida.

Sua população gira em torno de 340.000 habitantes e a cidade se distingue por uma beleza singular, já que está situada em um vale cercado por montanhas de todos os lados. Inicialmente, sua principal atividade econômica se concentrava no trabalho das indústrias. No entanto, o setor de turismo vem crescendo com força a cada ano e, portanto, atrai continuamente para cidade tanto turistas quanto potenciais novos moradores.

De acordo com a pesquisa da OCU, os habitantes de Bilbao a avaliam bem em uma série de fatores. Suas principais vantagens são a mobilidade, qualidade do meio ambiente, oferta cultural, oferta educativa e limpeza. Em contrapartida, o custo de vida e mercado imobiliário se mostraram como pontos de melhoria.

O maior destaque, contudo, se dá na qualidade dos serviços de saúde. De fato, Bilbao lidera o ranking das cidades espanholas neste aspecto, sendo que mais de 70% dos entrevistados se declararam contentes com a oferta.

Valladolid

Angariando o quarto lugar, Valladolid é a maior cidade da comunidade autônoma de Castela e Leão com uma população em torno de de 300.000 habitantes.

A história de Valladolid é muito interessante, remontando desde a Idade Média e alcançando seu ápice no século XVII. Nesta época, a corte espanhola se deslocou de Madri para Valladolid, fazendo com que a cidade se tornasse, portanto, a capital do país. Mesmo que este cargo durou pouco tempo (1601 a 1606), Valladolid recebeu nomes ilustres como Cristóvão Colombo e Miguel de Cervantes.

Passando para os dias atuais, Valladolid se saiu muito bem na pesquisa da OCU. De acordo com os dados, a cidade pontua alto para o critério de custo de vida juntamente com Vigo. Além disso, o mercado de trabalho e imobiliário também se figuram como características positivas da cidade, segundo seus habitantes.

Sugestão: Bilbao – Conhecendo a cidade e sua beleza

Córdoba

Por último, Córdoba completa a lista na quinta posição das melhores cidades da Espanha. Localizada na região autônoma da Andaluzia, no sul da Espanha, Córdoba possui cerca de 320.000 habitantes e também uma rica história, cujas raízes datam de mais de 2.000 anos!

Córdoba é famosa por ter sido o local de nascimento do filósofo Sêneca, um dos principais intelectuais do Império Romano. Aliás, falando em troca de conhecimento, a cidade também era historicamente conhecida pela promoção do diálogo intercultural entre as três grandes religiões monoteístas do mundo (judaísmo, cristianismo e islamismo).

De fato, até os dias atuais é possível encontrar sinais desta interação entre os diferentes grupos por meio dos célebres monumentos espalhados pela cidade e que guardam sua preciosa herança. Prova disto é que Córdoba até hoje se figura como o único município no mundo que detém 4 locais classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

No que se refere à sua qualidade de vida, Córdoba também não decepciona. De acordo com seus habitantes, a cidade é capaz de entregar bons indicadores nos critérios elencados pela pesquisa. Neste caso, especificamente a oferta dos serviços de saúde e o mercado imobiliário manifestaram-se como pontos particularmente positivos para os moradores.

Melhores cidades da Espanha 2

Algumas observações do estudo

A pesquisa da OCU também ressaltou algumas questões. Conforme a organização, a pandemia impactou a vida de todas as cidades espanholas de maneira geral. Portanto, a recuperação da qualidade de vida se dará aos poucos.

Ademais, apesar do resultado da enquete, a OCU enfatizou que nenhuma localidade está imune a problemas. Consequentemente, mesmo aquelas no topo das avaliações também podem se desenvolver mais.

Outro aspecto mencionado é a margem de subjetividade da pesquisa, visto que cada um terá uma percepção diferente sobre o que significa ter uma boa qualidade de vida ou qual critério é considerado mais ou menos relevante. Além disso, fatores específicos como idade, momento familiar e prioridades de vida igualmente influenciam na amostra final.

Por fim, confira abaixo a lista completa da OCU sobre as 15 maiores cidades espanholas e seu ranking de acordo com a qualidade de vida percebida pelos seus habitantes:

  1. Vigo
  2. Zaragoza
  3. Bilbao
  4. Valladolid
  5. Córdoba
  6. Málaga
  7. Valência
  8. Gijón
  9. Alicante
  10. Sevilha
  11. Las Palmas de Gran Canaria
  12. Múrcia
  13. Palma de Mallorca
  14. Barcelona
  15. Madri

Esperamos que tenha gostado do post de hoje sobre as melhores cidades da Espanha e que o tenha achado igualmente instrutivo! Alguma cidade neste ranking figura na sua lista dos sonhos para visitar ou imigrar? Agora com estas informações ficou muito mais fácil se decidir!

Já que está aqui: Empregos mais buscados por brasileiros na Espanha

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Herança árabe na Andaluzia

18/03/2022
Visitar

O que fazer na noite espanhola: dicas para todos os gostos

18/03/2022
Visitar

Os segredos de Madri

10/03/2022