As 10 melhores cidades para morar na Espanha

As 10 melhores cidades para morar na Espanha

13.07.2020

Listar as 10 melhores cidades para morar na Espanha é uma missão muito difícil, já que existem quase 8 mil municípios no país. De fato, são cinquenta províncias, divididas entre dezessete Comunidades Autônomas, cada uma com seu encanto e suas particularidades.

Sem dúvida, você encontrará qualidade de vida em todo o território espanhol. Mas, listamos aqui uma sugestão das cidades que sempre aparecem no ranking das melhores e que são consideradas os principais destinos.

Queremos ajudar você a escolher a cidade onde vai morar na Espanha. Depois conte para a gente qual é sua preferida.

Como escolher as cidades para morar na Espanha

Viver em cidades grandes como Madrid e Barcelona tem suas vantagens e desvantagens, claro. Ambas são os destinos mais procurados, como a maioria dos grandes centros urbanos. Mas, poderíamos citar alguns aspectos negativos, como os altos preços de aluguéis, a poluição, os engarrafamentos, etc.

Muitas cidades espanholas que não são tão conhecidas podem ser consideradas uma das principais opções. Isso ocorre devido à boa comunicação entre cidades através do trem bala, que alcança todo o território peninsular, chamado de AVE. Além disso, em cidades menores sempre é possível encontrar mais tranquilidade, sem abrir mão do desenvolvimento econômico.

Sendo assim, fizemos uma seleção de algumas das melhores cidades espanholas onde morar, considerando a qualidade de vida e o desenvolvimento como principais parâmetros. Vamos começar pelas maiores cidades, mas sem esquecer de outras excelentes opções.

Se você deseja viajar e passear pela Espanha, confira esse artigo aqui:
Viajar pela Espanha: Um roteiro para cada estação

Principais Cidades para morar na Espanha:

1 – Madrid, Comunidad de Madrid

A capital espanhola é uma cidade vibrante capaz de atender às necessidades de qualquer pessoa, em termos de serviços, entretenimento, cultura, arte e ofertas de emprego. A cidade é cheia de parques e muito arborizada também.

A Região Metropolitana de Madrid possui uma população de mais de três milhões de habitantes distribuídos por seus mais de 600 km² de extensão territorial.

Pode-se dizer que a cidade é capaz de oferecer mais oportunidades de trabalho se comparada a outras cidades espanholas, por ser a capital e por ser sede da maioria das empresas atuantes no país.

Mas, o custo de vida, principalmente no que diz respeito ao aluguel de imóveis, pode ser bastante elevado. Por isso, muitos imigrantes buscam opções afastadas do centro da cidade.

Tendo em vista a boa comunicação da cidade em termos de transporte público e rodovias, você pode escolher Madrid e ajustar seu orçamento pagando mais barato para viver longe do centro.

De fato, há diversas opções de transporte como ônibus, metrô e trem. A rede de metrô da cidade, aliás, é a terceira maior da Europa e a quarta maior do mundo. Tudo isso faz de Madrid uma das melhores cidades para morar na Espanha.

2 – Barcelona, Cataluña

A capital da Comunidade Autônoma da Catalunha é a segunda maior economia do país e a segunda cidade mais populosa da Espanha, ficando atrás de Madrid nos dois quesitos. É uma das opções mais buscadas por estudantes e pessoas que querem se mudar para um local com mais qualidade de vida.

A capital catalã também é capaz de oferecer boas oportunidades de emprego para estrangeiros. O ponto forte da cidade é o turismo, sendo umas das cidades mais visitadas da Espanha. As obras de Gaudí tornam a cidade um destino único e, as praias são muito badaladas também.

A cidade também é sede de diversas empresas com atuação na Espanha e no exterior, principalmente do setor industrial.

Em contrapartida, o custo para viver na região é elevado, principalmente no que diz respeito ao aluguel e à compra de imóveis. Além disso, lembre-se que em Barcelona também se fala o catalão.

3 – Valência, Comunidad Valenciana

Perto de Barcelona, uma cidade muito buscada para morar na Espanha é Valência, com preços mais convidativos e uma excelente infra-estrutura. Na cidade também se fala o valenciano, muito similar ao catalão.

Valência é o terceiro maior município da Espanha, é uma cidade linda e sua arquitetura é marcada pelas obras do famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Ele é o mesmo que projetou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, concebido como um dos ícones arquitetônicos do Porto Maravilha.

Assim, a cidade é agradabilíssima, sendo a região considerada a capital da verdadeira paella espanhola. O desenvolvimento econômico é presente, há muita atividade cultural, etc. A junção desses fatores faz Valência figurar na lista das cidades mais buscadas.

Cidades para morar na Espanha:
4 – Valladolid, Castilla y Léon

Situada na Comunidade Autônoma de Castela e Leão, no quadrante noroeste da Península Ibérica, essa cidade já foi capital do Reino da Espanha.

A Comunidade Autônoma em questão não possui uma capital definida, mas é em Valladolid que está localizada a sede do Governo local.

Com pouco menos de 300 mil habitantes, é uma das principais cidades da Espanha e o custo médio de aluguel pode ser menos da metade que em Madrid e Barcelona, por exemplo.

5 – Salamanca, Castilla y Léon

Salamanca é uma cidade universitária situada na mesma província de Valladolid. É conhecida e buscada por estudantes do mundo inteiro pela sua Universidade, que é a mais antiga da Espanha e a terceira da Europa.

Ademais, também é uma cidade muito procurada pelo turismo, possuindo um dos centros históricos mais impressionantes e importantes da Espanha.

A arquitetura típica, a importância acadêmico-cultural e a tradição que ainda impera em Salamanca tornam a cidade uma das mais conhecidas e procuradas. Mais uma entre as belas cidades para morar na Espanha.

6 – Toledo, Castilla-La Mancha

Capital da Comunidade Autônoma de Castela-Mancha, a cidade, que também já foi capital da Espanha, está situada a pouco menos de uma hora de ônibus da capital Madrid.

É, sem dúvida, uma excelente opção para quem busca um aluguel mais barato e uma cidade mais tranquila onde morar.

A cidade é conhecida como o berço de três culturas trazidas pelos povos que conviveram no período medieval: os cristãos, mouros e judeus.

De fato, é fácil perceber a marca que este sincretismo deixou na cidade, pela arquitetura e tradições. Andar pelas suas ruelas antigas é um passeio pela história e pode ser uma volta no tempo. Mas, Toledo continua uma cidade movimentada e em expansão.

7 – Pamplona, Navarra

Pamplona é uma cidade pouco conhecida entre os estrangeiros, mas muito buscada pelos próprios espanhóis pela qualidade de vida. Então, se você pensa em morar na Espanha, considere também esse destino.

A cidade é a capital da Comunidade de Navarra, situada ao norte da Península, fazendo fronteira com a França. É uma das cidades mais ricas do país e possui excelentes Universidades.

Pamplona também é conhecida pela celebração da festa de São Firmino. Além disso, é a principal parada no Caminho de Santiago, através da rota de peregrinação da era medieval.

8 – Bilbao, País Vasco

Localizada no País Vasco, uma das Comunidades Autônomas da Espanha, a cidade é reconhecida mundialmente por sua gastronomia, sendo um dos centros urbanos mais ricos do país. Você poderá perceber pela arquitetura, às vezes um pouco futurista.

Assim, a cidade é bem desenvolvida economicamente. Há muita atividade cultural também e belezas a serem vistas. Mas, lembre-se que lá se fala o vasco (euskera), que pode ser um pouco difícil de entender.

9 – Granada, Andalucía

Ao sul da Península também encontramos excelentes opções, como a cidade de Granada, situada na Comunidade Autônoma da Andaluzia.

É uma cidade pequena, sendo possível realizar quase todos os trajetos caminhando. Possui uma das Universidades mais importantes do país e o custo de vida é um dos mais baixos, possibilitando um excelente padrão para os cidadãos.

Com influências árabes por todos os lados, a cidade possui uma procura muito grande pelo turismo, já que lá se encontra um dos pontos turísticos mais visitados do país: a Alhambra.

Além disso, é uma das regiões onde é possível esquiar no inverno, apesar de estar localizada no sul, onde supostamente é mais quente. Isso é possível graças à Sierra Nevada, localizada a poucos minutos de carro do centro da cidade.

10 – Málaga, Andalucía

Uma das regiões mais bonitas e procuradas no verão é Málaga, também conhecida como a região da Costa do Sol, situada na província de Andaluzia, fazendo fronteira a leste com Granada.

É a sexta maior cidade espanhola em número de habitantes e um dos principais centros econômicos do país, sendo referência por fomentar o empreendedorismo.

Seu custo de vida pode ser um pouco mais elevado que na vizinha Granada, mas ainda assim está abaixo da média de Madrid e Barcelona, tornando assim uma ótima opção entre as melhores cidades para morar na Espanha

Por fim, se pudéssemos incluir mais uma cidade nessa lista, seria Sevilla, na mesma Comunidade Autónoma de Málaga. É a quarta maior cidade da Espanha, é linda e oferece muita qualidade de vida também.

Quer saber mais sobre morar na Espanha? Separamos esse outro artigo para você: Como é morar na Espanha

Melhores cidades para morar na Espanha: conclusão

A Espanha está situada a sudoeste da Europa, ocupando a maior parte da Península Ibérica, além de ilhas no Mar Mediterrâneo e no Oceano Atlântico e cidades costeiras no norte do continente africano.

O país é o 2o maior da União Europeia. Com mais de três mil horas de sol por ano, é um dos destinos preferidos dos turistas. De fato, a Espanha possui cenários e paisagens de tirar o fôlego.

Além disso, o país ibérico oferece muita qualidade de vida e segurança. Se é isso que você procura, com certeza deve considerar a Espanha como opção onde morar.

Por isso fizemos essa seleção das 10 melhores cidades para morar na Espanha para você.

Para viver no país, provavelmente você precisará de um visto.
Confira as opções: Vistos para Espanha – Quais são e como solicitar
Confira como adquirir sua Nacionalidade Espanhola

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Atrações imperdíveis para visitar em Toledo, na Espanha

01/08/2020
Morar

As 10 melhores cidades para morar na Espanha

13/07/2020
Empreender

Empreender na Espanha: O que devo considerar antes de abrir minha Empresa?

02/07/2020