Almería na Espanha: vale a pena visitar
13.01.2022Se você está pensando em fazer uma viagem para a Espanha e tem a região de Almeria no seu roteiro, nós vamos mostrar vários motivos para que tenha certeza de que vale (e muito) a pena conhecer a região.
E, se visitar a Almería ainda não faz parte dos seus planos, vamos convencê-lo de que é uma parada obrigatória para quem vai para o sul da Espanha.

Almería: província e cidade
A cidade de Almería é a capital da província que tem o mesmo nome e tem cerca de 199 mil habitantes. Ela faz parte da comunidade autônoma da Andaluzia e fica localizada ao sul da Espanha. Fica no leste da comunidade e faz fronteira com as comunidades de Granada e Murcia.
O clima da região é subtropical, isso quer dizer que na maior parte do ano o tempo é seco e bem quente. É um ponto positivo, já que é possível aproveitar bem a região, ir até as praias e conhecer a belíssima Costa de Almería.
O que fazer na cidade de Almería
Em Almería não deixe de conhecer a Alcazaba, uma construção do século IX (iniciada no ano de 955), que remonta ao período do domínio árabe. O castelo fica em um ponto alto da cidade e garante uma vista que não se pode perder.
O El Cable, um antigo cais de carregamento de minério, também é um ponto da cidade que vale ser visitado. Fica localizado junto ao Parque de las Almadrabillas e foi declarado um bem de interesse cultural da cidade em razão da sua complexa estrutura em ferro.
Caminhar pelo Parque Nicolás Salmerón é uma ótima opção para aproveitar a brisa e amenizar o calor. O parque fica localizado entre a cidade e a região portuária.
Seguindo com as dicas de caminhada, no Paseo de Almería é possível fazer um roteiro histórico para conhecer mais sobre a cidade. A região conta muito sobre a história da cidade e você ainda pode se sentar em um dos cafés locais para observar a movimentação.
A Catedral de Almeria também merece uma visita para que você admire a construção gótica. Segundo as informações oficiais,a Catedral foi o primeiro templo concebido com um templo-fortaleza.
Se quiser conhecer um pouco da arte proveniente da região, vale a pena visitar o Centro de Arte Museu de Almería. Nele há duas sedes que expõem a arte almeriense entre os anos de 1870 e 1970 e a arte de vanguarda da região a partir de 1980.
Já o Museu de Almeria exibe coleções e um grande acervo da pré-história, desde o período Paleolítico. Quem gosta de passeios históricos deve aproveitar a oportunidade.
Outra boa opção para quem gosta de fazer turismo histórico é visitar os refúgios subterrâneos que foram usados durante o período da Guerra Civil Espanhola. A visita inicia em Puerta Purchena.
A cidade também tem parques e praças que são ótimas opções de passeio como a Plaza Vieja, o Parque de las Familias e o Parque Nicolás.
Para obter mais informações sobre horários e preços de bilhetes para fazer visitas, consulte o site Turismo de Almeria.
Praias em Almería: há muito o que descobrir
Almería tem muitas opções para quem gosta de praia, já que a região é litorânea, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Os mais de 200 quilômetros de paisagens de areia clara e mar azul são indescritíveis.
Algumas indicações são as praias El Playazo, La Almadraba, Agua Dulce, Agua Amarga e Playa de Los Muertos – que fica dentro do Parque Natural Cabo de Gata-Níjar.
As praias do Cabo de Gata-Níjar também são ótimas para fugir do movimento. Assim, se você prefere curtir a praia desse jeito, talvez goste de conhecer a Los Genoveses, Las Salinas, Playa de Mónsul, Cala del Plomo e Cala de Enmedio.
Na região de Levante Almeriense, existem praias que têm menos movimento turístico, o que pode agradar bastante quem prefere estar na praia longe da movimentação. A Enseada de San Pedro é um bom exemplo. Para chegar até ela só há duas opções: é preciso pegar um dos barcos que fazem a travessia ou fazer uma caminhada de cerca de 5 quilômetros.
Almería tem até um deserto
O clima da região, que é muito seco e com pouca vegetação, também permite vivenciar paisagens desérticas. O Deserto de Tabernas é uma das poucas zonas de deserto em toda a Europa.
Na região também fica o Oasys Mini Hollywood, um parque temático com cenários de faroeste, espetáculos e visitas guiadas. No verão o parque também conta com uma área com atrações aquáticas.
Quem quiser passear por cenários de filmes famosos com certeza vai aproveitar muito o parque.
O que comer em Almería
Os frutos do mar são os ingredientes mais importantes da região, sem dúvidas. Por isso, quem é fã de peixes com certeza vai aproveitar bastante.
Fica aqui uma lista de sugestões de pratos que você pode (e deve) provar quando for a Almeria:
- Patatas a lo pobre: deliciosas batatas preparadas com cebola e pimentos;
- Gurullos con conejo, um ensopado feito com a massa gurullos, carne de coelho, cebola, alho e tomate;
- Sopa bullabesa: um saboroso caldo de peixe, camarão e amêijoas;
- Migas de Almería, um prato feito com farinha, pimentos verdes, azeite e alho;
- Ajo colorao, um purê de batatas com pimentos, tomate e peixe.
Como sugestões de tapas, não deixe de provar o tabernero e o chérigan. Para experimentar também um doce típico, o papaviejos é sempre uma boa pedida. São bolinhos de batata fritos que valem cada mordida.
Não à toa, a cidade de Almeria recebeu o prêmio de Capital Espanhola da Gastronomia em 2019.
Informações úteis: como chegar em Almeria
Se você pretende voar até a região, vale a pena saber que a cidade de Almeria tem um aeroporto que recebe voos de várias partes da Espanha.
Também é possível fazer o trajeto de trem. Pelo site da Renfe, a informação é de que a viagem dura cerca de 6 horas, saindo de Madri.
Já de carro, o trajeto entre Madrid e Almería pode ser feito em pouco mais de 5 horas. Se a saída for de Barcelona, por exemplo, o trajeto é um pouco mais longo, dura cerca de 9 horas.
Veja também quais são os principais pontos turísticos do leste da Espanha.