Abrir empresa na Espanha: incentivos do governo

Abrir empresa na Espanha: incentivos do governo

16.04.2020

A proximidade do castelhano com o português, o clima mais quente em relação aos demais países da Europa e a estabilidade econômica fazem com que os territórios espanhóis sejam alguns dos principais mercados para empreender, na visão dos brasileiros.

Porém, antes de abrir empresa na Espanha, é importante conhecer todos os benefícios que você pode obter como um novo entrante em outro país. Para começar a sua pesquisa de mercado sobre a Espanha, aqui vai uma reunião de informações que podem ser úteis para tirar o seu sonho de empreender na Europa do papel!

Incentivos governamentais para abrir empresa na Espanha

Quem deseja abrir empresa na Espanha pode desfrutar do apoio do Instituto de Comércio Exterior para crescer sua atuação para outros países. Além disso, existem diversos outros suportes previstos, tanto em termos de estrutura empresarial quanto de financiamentos. Conheça alguns deles.

O cenário para startups

Ao abrir empresa na Espanha, você pode dispor de um ecossistema que conta com 156 empresas aceleradoras. Além disso, o ambiente é propício: Madrid e Barcelona estão no 23º e 24º lugares no ranking das 50 melhores cidades do mundo para erguer a sua startup.

Equipe-startup
Financiamentos e auxílios para Startups são oferecidos pelo governo espanhol

Em termos financeiros, também é possível aproveitar financiamentos e auxílios governamentais. Em 2017, por exemplo, foram mais de 1,2 milhão de euros oferecidos pelo governo espanhol para startups. Entre as áreas mais comuns para a entrada de novas empresas estão os marketplaces, consultorias, hotéis e design.

Auxílios para mulheres

mulher-empreendedora
Mulher que deseja empreender na Espanha possui auxilio do Governo

Mulheres que decidem abrir empresa na Espanha e começar suas carreiras como empresárias recebem apoio técnico na gestão do negócio, apoio financeiro para novos autônomos, para desenvolver o seu empreendimento e linhas de microcrédito oferecidas em condições atrativas.

Para empresas de base tecnológica

Empresas com planos de negócio que se mostrem inovadores também têm auxílios dedicados. Há financiamentos próprios para negócios que precisem de conhecimentos obtidos através de pesquisa e investigação, assim como para as empresas que desenvolvem tecnologias.

Particularidades do território espanhol

Enquanto em países como Portugal qualquer auxílio governamental é aplicado para todo o território, na Espanha as comunidades autônomas têm muita independência para criar suas próprias políticas de atração de investidores. Isso significa que a Catalunha, a Galícia, a comunidade valenciana e outras partes do território do país podem lançar iniciativas próprias, que ajudem aqueles empreendedores que decidam estabelecer nas suas regiões.

Por isso, para além da leitura desse texto, vale também procurar por iniciativas que sejam específicas de cada região administrativa.

Vistos para quem quer abrir empresa na Espanha

Existem dois principais vistos para te ajudar a levar sua empresa para a Espanha ou mesmo começar como empreendedor no mercado espanhol. Confira as diferenças entre eles.

Visto para empreendedor

Abrir empresa na Espanha é um processo burocrático, mas que garante ao imigrante algumas vantagens. Para começar o processo junto ao consulado (ainda no Brasil), você terá que apresentar um plano de negócios que comprove a sua viabilidade, ter um perfil profissional adequado para a função, comprovar porque a sua empresa seria interessante para o mercado espanhol, além de informar o montante a ser investido.

Homem-empresa
Abrir empresa: Um pouco burocrático, mas vale a pena

Uma vez concedida a residência, além de viver na Europa, você poderá levar consigo seus familiares de primeiro grau e dependentes financeiros, que também terão permissão para trabalhar no país ibérico. Além disso, depois de apenas 2 anos já é permitido que você solicite a cidadania espanhola. Portanto, essa é também uma boa oportunidade para quem não tem como tirar um passaporte europeu por descendência.

Golden Visa

Uma das formas de aplicar para um Golden Visa para residir em solo espanhol é empreendendo. As exigências são semelhantes, mas um pouco mais rígidas do que as citadas para o visto de empreendedor comum.

Ou seja, você terá que comprovar o montante de capital a ser investido, suas habilidades profissionais, mas também precisará mostrar como o seu negócio impacta positivamente o país. Algumas formas de fazer isso é mostrando os benefícios sociais do seu empreendimento (como promover a cultura da sustentabilidade, por exemplo), falando sobre os empregos que serão gerados ou sobre como você promoverá a inovação através de ciência e tecnologia.

Em compensação, quem decidir abrir empresa na Espanha pelo Golden Visa pode dar entrada no processo direto na Europa. Uma vez concedido o visto, você poderá circular livremente, sem necessidade de vistos, por todos os países do espaço Schengen. E, além de tudo isso, seus familiares e dependentes financeiros podem viver no país também.

Por fim, o processo de solicitação de cidadania espanhola é um pouco facilitado. Se em vistos de empreendedor você irá se deparar com exigências rígidas sobre quantos dias ao ano você pode passar fora do território espanhol, quem possui o Golden Visa tem essas regras um pouco mais afrouxadas e pode se dividir, por exemplo, entre a Espanha e o Brasil. 

Pronto para abrir empresa na Espanha?

Se você é empreendedor no Brasil, o Conexão Europa oferece consultoria para levar sua empresa para a Espanha. Nós ajudamos a entender melhor como é o processo de internacionalização da sua marca, a identificar as oportunidades, os possíveis entraves e fazemos uma pesquisa de mercado na Espanha. Assim, você reduz os riscos da sua empreitada e fica um passo mais próximo do sucesso empresarial.

Agora, se a ideia é começar a carreira de empresário fora do Brasil, então a nossa assessoria para vistos de residência é ideal para você. Através dela, você se informa quais são as suas possibilidades para viver na Espanha e tem acompanhamento durante todo o processo de obtenção do visto e ainda protocolamos o seu pedido diretamente em terras espanholas.

Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para abrir empresa na Espanha!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Atrações imperdíveis para visitar em Toledo, na Espanha

01/08/2020
Morar

As 10 melhores cidades para morar na Espanha

13/07/2020
Empreender

Empreender na Espanha: O que devo considerar antes de abrir minha Empresa?

02/07/2020