10 dicas para você viajar para a Alemanha

10 dicas para você viajar para a Alemanha

11.10.2021

Antes de começar a preparar a sua bagagem para viajar para a Alemanha, vamos te passar 10 dicas que você precisa saber, para que sua viagem seja inesquecível!

Antes de começarmos, se você está planejando a sua viagem para a Alemanha, saiba que o país abriu as suas fronteiras para o Brasil recentemente (2021), mas é sempre bom checar as informações atualizadas no site Re-Open EU, para que você atenda a todas as exigências vigente na época da sua viagem.

Considerações feitas, vamos para as dicas que vão te ajudar em um planejamento de viagem para a Alemanha.

1 – Visto de turista

Felizmente brasileiros não precisam de visto para entrarem como turistas na Alemanha e, uma vez que passam pela imigração, os brasileiros poderão ficar por até 90 dias no país e também poderão circular entre os 26 países europeus que fazem parte do Espaço Schengen.

A única coisa que você deverá ficar atento, atualmente (2021), são as restrições de entrada que falamos antes e, a partir de 2022, brasileiros também serão obrigados a preencherem o ETIAS, que é um documento que irá facilitar o processo de imigração nos aeroportos, já que nele serão informadas todas as respostas que geralmente são feitas na imgração.

2 – Saiba qual a melhor época para viajar para a Alemanha 

Já falamos aqui, no detalhe, sobre as melhores época para visitar a Alemanha, mas se é para você planejar uma viagem inesquecível ao país, a dica é que a melhor época do ano para viajar para a Alemanha, são entre os meses de maio e outubro.

Primavera, verão e outono são, sem dúvidas, as épocas em que as paisagens alemãs estão de tirar o fôlego! 

Então, se sua viagem for passar pela Floresta Negra ou, qualquer cidade alemã, saiba que você encontrará muita natureza colorida, cenário que não é possível ver durante os meses mais frios, que começa em novembro e vai até meados de maio.

3 – Traga roupas confortáveis.

Se fazer uma viagem para a Alemanha é para você, sinônimo de roupas chiques e sapatos desconfortáveis (de salto), esqueça! 

Viajar para a Alemanha é andar muito, conhecer lugares bem próximos da natureza e aproveitar a cultura local, que está longe de ser uma cultura que ostenta produtos de luxo.

Assim, se você quer fazer uma viagem sem passar por dores nos pés, nem coloque aquele sapato que você usa só em ocasiões especiais na mala. Ao invés dele, coloque o tênis mais confortável que você tiver.

4 – Mantenha a internet móvel em dia

Se sua viagem para a Alemanha estiver acompanhada por um agente de viagens ou guia turístico que irá te acompanhar por todo o percurso, possivelmente você não precisará se preocupar em ter internet no celular, principalmente se sua viagem for nas grandes cidades.

Agora, se você estiver planejando viajar para a Alemanha por conta própria, ter internet móvel no celular poderá ser muito útil, principalmente para a comunicação, se precisar usar ferramentas de tradução, ou também para usar o Google Maps.

Uma dica é contratar um plano de viagem em uma das provedoras, já na Alemanha, podendo ser a Vodafone ou a T-Mobile, por exemplo.


Seguros Promo

5 – Fique mais de 10 dias

A Alemanha é um país relativamente grande, se compararmos com outros da Europa, e se você pensa que as cidades mais famosas são perto umas das outras e que será fácil conhecê-las em uma viagem rápida, infelizmente você se enganou.

Se dentro de uma viagem você quer conhecer, Munique e Berlin, você precisará de, pelo menos, 10 dias para programar uma viagem confortável e sem correria, já que a distância entre uma cidade e outra é de aproximadamente 5 horas de trem e ambas possuem muitas atrações.

6 – Não programe muita coisa para o domingo

Domingo na Alemanha é um dia de descanso e, portanto, todos os comércios, como mercados, lojas, shoppings etc, são obrigados a fecharem.

Então, se você quiser deixar para o domingo para comprar chocolates e lembrancinhas para a família, saiba que você não encontrará muita coisa aberta e, se encontrar, os preços não vão ser baratos.

7 – Ande de transporte público

Os meios de transporte na Alemanha funcionam muito bem! 

Em outras palavras, você não precisa gastar fortunas com Uber ou Táxi para se locomover pela cidade e, o melhor, a depender do tipo de passagem que você comprar e do dia da semana, você ainda pode andar com a família ou seu grupo de amigos, sem que eles tenham que pagar.

Mas, atenção! Sempre fique de olho na hora de fazer a compra dos bilhetes, principalmente nas zonas, para ter certeza que está com o bilhete correto, para não correr o risco de levar multa em uma eventual fiscalização.

E se você está pensando em fazer viagens de trem pela Alemanha, você pode aproveitar as passagens do FlixTrain, uma companhia europeia que consegue manter os preços bem em conta. Ou, se quiser um pouquinho mais de conforto, use também a companhia alemã, a Deutsche Bahn (DB).

8 – Se for alugar um carro, contrate um seguro

Na Alemanha tudo tem seguro, desde o seu cachorro, até os eventuais processos judiciais que você for enfrentar na vida. 

Então, se você não quiser ter dor de cabeça, se for alugar um carro para a sua viagem para a Alemanha, sempre contrate um seguro, pelo menos o seguro de responsabilidade contra terceiros e de danos do veículo.

9 – Respeite os pontos históricos que lembram a guerra

Quando for visitar um ponto turístico que é um memorial às vítimas da Segunda Guerra Mundial, respeite.

A Alemanha foi um país que marcou a história mundial com o seu passado e até hoje ela faz questão de lembrar estes momentos tão ruins, para que as pessoas não queiram fazer a mesma coisa de novo.

Assim, todos os lugares que envolvem o assunto da guerra são locais que merecem respeito em nome das famílias que sofreram naquela época, então, evite falar alto, tirar muitas fotos, fazer piadas ou dar risadas altas.

10 – Coma como um local

Viajar para a Alemanha é sinônimo de cerveja e salsicha para muitos, mas saiba que não é só disso que os alemães de alimentam.

Ao contrário do que muitos acham, os alemães possuem uma culinária bastante globalizada, com muitas opções de pratos e restaurantes de outros lugares do mundo, como da Turquia e do Vietnã, principalmente, já que foram os dois países que mais forneceram mão-de-obra para que a Alemanha se reconstruísse após a guerra.

Então, se você quiser comer, tendo a experiência de um local, não deixe que comer o famoso Döner kebab ou o Dürüm, que são lanches muito comuns pelas ruas das cidades (principalmente Berlin). 

Além disso, se você vier entre junho e setembro, tenha a experiência mais alemã de todas e vá para um Biergarten, e aproveite a cerveja alemã, acompanhada de um picles gigante de Spreewald e uma salada de batatas!

Se gostou das dicas, é só iniciar o planejamento da sua viagem para a Alemanha e aproveitar este lindo país!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como estudar de graça na Alemanha

17/11/2021
Morar

Onde ficar em Berlim: conheça os melhores bairros

06/11/2021
Morar

Como funciona o visto para curso profissionalizante (Ausbildung) na Alemanha

05/11/2021