Viajar e trabalhar na Alemanha: Conheça o visto Working Holiday

Viajar e trabalhar na Alemanha: Conheça o visto Working Holiday

17.04.2021

Se você pensa em conhecer a Alemanha, sua cultura, gastronomia e ainda vivenciar a experiência de trabalhar, para poder pagar todas as despesas da viagem e ainda ter a chance de aprender o alemão, o programa de visto Working Holiday, ou no bom português, Trabalho e Férias, é a opção certa para você e aqui vamos te contar um pouquinho sobre ele!

Como funciona o visto Working Holiday na Alemanha?

Este programa começou a ser uma opção bem interessante para os brasileiros há pouco tempo (2019) e é mais uma forma oferecida pelo governo alemão para receber turistas e trabalhadores de diversos lugares do mundo, na intenção de fomentar a economia interna do país.

A ideia é possibilitar que a pessoa viaje ao mesmo tempo que trabalha, na Alemanha. Ou seja, uma ótima forma para conhecer o país, economizando muitos reais (R$)!

Por ser um programa novo, que também é ofertado para outros países, como Argentina, Chile, Israel, Canadá, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Taiwan e Uruguai, as vagas são limitadas e para o Brasil, são reservados somente 1.000 vistos por ano. 

Então, se você está pensando em tentar este tipo de visto, não perca tempo e já garanta a sua chance de viajar e trabalhar na Alemanha e conta com a gente para te ajudar no processo!

Tem limite de idade para o visto Working Holiday?

Sim. Somente jovens adultos, que estão na faixa etária dos 18 aos 30 anos de idade, é que poderão solicitar o visto.

Quais os tipos de trabalho que são oferecidos no programa?

Não são todos os tipos de trabalho que poderão ser realizados no programa de visto Working Holiday, mas somente aqueles que são chamados de “empregos de férias” ou Ferienjobs, em alemão.

Tais trabalhos geralmente são para meio período (até 30 horas por semana), já que o foco principal é permitir que você possa viajar e passar férias na Alemanha.

Quanto às vagas ofertadas, vai depender muito do seu destino, pois cada estado alemão possui uma característica, mas elas podem existir nos setores de turismo, negócios online, agricultura e atendimento ao cliente (call center). 

Onde encontrar emprego na Alemanha, com o visto Working Holiday?

Você poderá encontrar uma oferta de emprego diretamente na Agência Federal de Trabalho da cidade onde você for residir (Jobcenter), ou ainda em sites mais famosos de busca de emprego na Alemanha, como monster.de, indeed.com ou o stepstone.de.

É necessário falar alemão para poder trabalhar?

Na verdade não é uma obrigação, mas se você falar e entender um pouquinho mais do que o básico (nível A.2.2 ou B.1) de alemão, já será um grande diferencial e isso já te garantirá maiores chances de conseguir uma vaga de emprego na Alemanha.

Se você não quiser investir muito no aprendizado da língua alemã, não há desculpas para não querer aprender o idioma e já passamos algumas dicas aqui, de como você poderá aprender alemão de graça.

Pode levar familiar com o visto Working Holiday?

Não. Quando você pede este tipo de visto, ele se aplica somente para você e não se estende para cônjuges e filhos, por exemplo.

Tenho que pedir o visto antes de ir para a Alemanha? E por quanto tempo ele vale?

O ideal é você pedir o visto com pelo menos 5 semanas que antecedem o seu embarque para a Alemanha, pois o trâmite burocrático entre Brasil e Alemanha, para a emissão do visto, pode durar até 4 semanas (ou mais, dependendo do caso).

Além disso, é importante você sair do Brasil já com o visto em mãos, para não ter nenhum problema na imigração, quando chegar na Alemanha.

Uma vez com o visto em mãos, ele terá duração de 12 meses. Ou seja, um ano todinho para você viajar e trabalhar na Alemanha, já imaginou que experiência incrível?!

O que é necessário para pedir o visto Working Holiday para a Alemanha?

visto Working Holiday Alemanha

Depois de entender um pouco mais sobre o visto que te permite viajar e trabalhar na Alemanha, é hora de saber o que é necessário apresentar para obtê-lo, então, vamos lá:

  • passaporte brasileiro (válido por mais 90 dias após a data prevista de retorno e com 2 páginas livres); 
  • duas fotos atuais e biométricas (3,5 x 4,5 cm com fundo claro); 
  • 2 cópias do formulário “Requerimento de autorização de residência”; 
  • comprovação de meios financeiros suficientes para subsistência e acomodação, de pelo menos 2.400 euros, que deverão estar depositados em uma conta bloqueada ou comprovados por um termo de compromisso financeiro oficial emitido pelas autoridades alemãs;  
  • seguro saúde e acidentes pessoais conforme norma da UE (válido em todo território da UE, com cobertura mínima de 30.000€ (incluindo cobertura de regresso em caso de doença e traslado de corpo em caso de óbito; válido a partir do dia de chegada e por todo o período de permanência); 
  • carta motivacional pessoal, individualizada e com assinatura e currículo em formato tabelar;  
  • informações sobre a permanência pretendida na Alemanha, caso já tenha (p. ex., contrato de trabalho, comprovante de alojamento, etc.);  
  • somente por ocasião da retirada do visto: passagem de ida e de volta ao Brasil; alternativamente termo de compromisso financeiro oficial emitido pelas autoridades alemãs. 

Ah! Lembrando apenas que o visto Working Holiday é uma experiência de uma vez só, ou seja, uma vez que você tenha passado por ela, você não poderá pedir novamente um visto desses, mesmo se a sua idade permitir, ok?

Tenho que fazer alguma coisa quando chegar na Alemanha?

Sim. Para todas as pessoas que chegam na Alemanha e desejam permanecer mais de 3 meses, elas devem se registrar na prefeitura da cidade onde você for residir. 

O processo é chamado de Anmeldung e deve ser previamente agendado e realizado dentro dos 14 primeiros dias, contados a partir da data do seu contrato de moradia.

No dia do seu Anmeldung, você deverá apresentar seus documentos pessoais, como passaporte, com o visto, o seu comprovante de aluguel/alojamento (geralmente disponibilizado pelo dono do imóvel) e o formulário de registro preenchido.

A outra coisa que você deverá fazer é se dirigir ao Departamento de Estrangeiros (Ausländerbehörde), com todos os documentos necessários, para pedir uma Autorização de residência temporária.
Aqui no Conexão Europa nós poderemos te ajudar em todo o processo de obtenção do seu visto, mande-nos um e-mail para alemanha@conexaoeuropa.com.br que vamos adorar te ajudar!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como se candidatar para uma vaga de trabalho na Alemanha

14/06/2021
Morar

As melhores empresas para se trabalhar na Alemanha

12/06/2021
Morar

Como funciona o Blue Card na Alemanha

10/05/2021