Tudo sobre Colônia na Alemanha: o que fazer na cidade do carnaval alemão

Tudo sobre Colônia na Alemanha: o que fazer na cidade do carnaval alemão

03.03.2021

Não é só o carnaval que define uma das cidades mais antigas da Alemanha! Aqui vamos te contar um pouco sobre o que fazer em Colônia e o que pode ser aproveitado desta cidade que fica no oeste da Alemanha e ainda pode servir de ponte para conhecer a Bélgica e a Holanda!

Como chegar e se locomover em Colônia

Antes de partirmos para a lista sobre o que fazer em Colônia, vamos chegar na cidade!

Colônia é muito bem conectada em termos de transporte. A chegada por lá poderá ser feita de trem, carro, avião ou ônibus! Tudo dependerá do seu ponto de partida!

Se você partir de alguma cidade de dentro da Alemanha, como Berlim, Munique ou Frankfurt, por exemplo, as melhores opções serão de trem mas, se você gostar de dirigir, talvez alugar um carro possa ser uma alternativa também, mas você precisará levar em conta que você não poderá beber e estacionar poderá ser uma dor de cabeça.

Agora, se você estiver vindo da Bélgica ou Holanda, que basicamente fazem fronteira com Colônia, o trem pode ser uma opção também.

E se você quiser economizar algumas horas de viagem, você poderá ir de avião e a Eurowings, que é uma empresa low cost, oferece bons preços de passagens (que podem ser até mais baratas do que as de trem).

KölnCard

Bom, chegando por lá, se locomover será muito simples, pois o sistema de transporte de Colônia funciona muito bem. 

E como você poderá fazer tudo de transporte público, se ainda quiser economizar, opte pelo KölnCard, que foi feito especialmente para os turistas que visitam a cidade. 

Com ele você tem viagem gratuita em todos os transportes públicos e até 50% de desconto em arte, cultura e gastronomia, ou seja, vale muito a pena!

Melhor época para visitar Colônia

Tudo depende do seu estilo de vida e qual estilo de paisagem você acha mais bonita. Durante o inverno Colônia pode ser cinza, com exceção da época de Natal e quando neva.

Na primavera os dias já começam a ficar mais longos e a paisagem já vai se colorindo mais, assim como no verão, quando as temperaturas podem ser mais altas.

Já no outono, as temperaturas já ficam mais frescas, pode chover um pouco, mas a paisagem é colorida com as cores amarelas, laranjas e vermelhas das folhas das árvores.

Em termos de acontecimentos e festivais, sem dúvida, Colônia é mais visitada durante o seu carnaval!

Vale a pena ir para o Carnaval de Colônia?

Carnaval de Colônia

O Carnaval de Colônia, que é um dos mais famosos do mundo, ocorre entre fevereiro e março, ou seja, durante o inverno na Alemanha, então, prepare-se para curtir a folia em temperaturas bem baixas (entre -10ºC e 12ºC).

Mas, se você gosta muito de Carnaval no Brasil, especialmente os famosos bloquinhos, possivelmente você irá gostar do Carnaval de Colônia, que funciona mais ou menos da mesma forma (enfatizo: mais ou menos)!

O carnaval por lá é tão tradicional que as comemorações, começam na chamada “quinta temporada” (temporada de carnaval), que se inicia às 11:11 do dia 11 de Novembro (11/11). O espírito carnavalesco é temporariamente suspenso durante o Advento e o período natalino, e retomado seriamente depois de 6 de janeiro. 

A época da folia nas ruas é oficialmente declarada aberta na praça “Alter Markt” no centro da cidade, na quinta-feira que antecede o final de semana do Carnaval, e a festa dura por uma semana e recebe o apelido carinhoso de “os dias loucos”, que dura até a Quarta-feira de cinzas.

A ideia do carnaval de Colônia é ir fantasiado e curtir as paradas que desfilam pelas ruas e aproveitar a música.

Assim, se você gosta de festa, esta já é a primeira dica para a sua lista sobre o que fazer em Colônia, mas se festa não é para você, vamos para outras opções para o seu roteiro em Colônia!

O que fazer em Colônia

Explore Colônia a pé ou na água 

Se tem uma boa forma de conhecer Colônia, esta forma é a pé ou pelas águas do rio Reno!

A primeira dica sobre o que fazer em Colônia é: depois de tomar calmamente o seu café da manhã, caminhe pela margem do rio Reno. Reserve um tempo para admirar as ruas estreitas e a bela arquitetura alemã na Cidade Velha de Colônia (Altstadt).

Aproveite o passeio e vá até o Mercado Antigo de Colônia (Altmarkt) e depois caminhe 2 minutos até a Prefeitura de Colônia (Rathaus). Caso tenha interesse, geralmente as prefeituras da Alemanha possuem acesso livre, então, se tiver curiosidade, pode entrar para conhecer e admirar a arquitetura por dentro.

Se depois de andar, você quiser navegar pelas águas do rio Reno, há muitas empresas que oferecem passeios guiados de barcos. Geralmente os passeios duram até 3 horas e podem ser uma grande aula de história e uma forma mais rápida e prática de conhecer a cidade.

Falando em história, a cidade possui uma grande variedade de museus, mas se você não tem muitos dias no seu roteiro em Colônia, vamos sugerir algumas opções, para você escolher!

Conheça os museus de Colônia

Museu Ludwig

Ele fica bem próximo da  Catedral de Colônia, e o Museu Ludwig é uma boa opção para você incluir na sua lista sobre o que fazer em Colônia, principalmente se você gosta de arte moderna, como Pop Art, arte abstrata e surrealismo. 

O museu ainda reúne uma das maiores coleções de Picasso na Europa, além de ter obras de Andy Warhol e Roy Lichtenstein.

Museu Romano-Germânico

Como o próprio nome diz, o Römisch-Germanisches Museum é um museu com muitas artes do Império Romano e para quem gosta do assunto, é um prato cheio!

Centro de Documentação Nazista

Se o assunto que te atrai na Alemanha é a Segunda Guerra Mundial, o NS-Dokumentationszentrum der Stadt Köln é um grande memorial em homenagem às vítimas do nazismo, sendo um dos maiores da Alemanha.

A história está por toda a parte e poder conhecer um pouco mais sobre como as coisas funcionavam naquela época é uma grande lição, para que a história não se repita.

Museu das Fragrâncias – Die Welt der Düfte

Se você já ouviu falar sobre a “água de Colônia”, pois é! 

A Kölnisch Wasser, como é chamada em alemão, teve sua origem com a colônia 4711, que compra longas discussões com as comunidades francesas entendedoras de perfumes, mas que não vem ao caso.

colônia 4711
Fonte: Pixabay

Se você quiser fazer o passeio pelo luxuoso edifício do Die Welt der Düfte, você poderá conhecer toda a história que deu origem à colônia.

Depois de sentir diferentes aromas, é hora de seguir para a próxima atração da lista! 

Suba na Torre da Catedral de Colônia

A Catedral de Colônia (Kölner Dom), é o lar do santuário dos Três Reis Magos e é a segunda igreja mais alta da Alemanha e a terceira do mundo!

Agora que já sabe dessa informação, subir na torre da catedral parece uma boa ideia! E é mesmo!

Se você quiser ter vistas panorâmicas da cidade, e tirar boas fotos, o passeio deve estar na sua lista sobre o que fazer em Colônia! 

Torre da Catedral de Colônia
Fonte: Pixabay

A torre está aberta durante todo o ano. E se você quiser ouvir o toque dos sinos, entre em contato com o pessoal da catedral que oferece visitas guiadas ao campanário com bastante antecedência antes de sua viagem.

Além disso, a igreja é considerada um dos mais belos exemplos da arquitetura gótica e neogótica do mundo e se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO.

Se subir na Torre foi cansativo, vamos recuperar as energias?

Conheça o museu mais doce de Colônia

Um roteiro em Colônia não é só carnaval e arquitetura, a cidade abriga um grande museu dedicado ao chocolate (o famoso Lindt)!

Fábrica da Lindt
copyright: Schokoladenmuseum Köln

O Schokoladenmuseum, ou Museu do Chocolate de Colônia, é aquela atração feita para os amantes de chocolate e não só para eles, pois o museu é muito bonito e oferece muita história e atrações interativas!

A maior atração, é claro, é o chocolate! A sala de produção se destaca com seus maquinários em ação para que você possa ver a fabricação de uma barra de chocolate.

Lá você também poderá personalizar seu próprio chocolate e recheá-lo com os ingredientes que quiser. Definitivamente melhor do que uma lembrança regular se você estiver pensando em trazer algo de volta para seus amigos e família.

Continuando a caminhada, agora é hora de conhecer um dos pontos turísticos mais famosos de Colônia!

Conheça a ponte de Colônia, a Hohenzollernbrücke

Presente na maioria das fotos de Colônia, a Hohenzollernbrücke além de ponte é uma fonte de cadeados para as pessoas apaixonadas!

Segundo a tradição, prender um cadeado na ponte é sinônimo de amor eterno! O costume não é exclusivo de Colônia, mas por lá o assunto é tão sério que existe até a possibilidade de você ter um cadeado virtual!

Sim, se você quiser ter um cadeado para jurar amor eterno, você poderá tê-lo, sem nem mesmo ter que ir até lá! A ideia foi de um artista local que nomeou o projeto de Love Lock Bridge, onde você pode criar o seu cadeado virtual e colocá-lo na ponte virtual também. 

Se no seu roteiro em Colônia você não teve tempo de comprar um cadeado de verdade, está aí a sua salvação!

E já que você atravessou a ponte, vamos aproveitar para seguir para a próxima atração!

Conheça o Observatório de Colônia

O KölnTriangle, ou Triângulo Colônia, é um edifício que proporciona uma vista panorâmica da cidade de Colônia, mas do outro lado do rio Reno.

É uma ótima forma de encerrar um roteiro em Colônia, para poder admirar a cidade como um todo e poder despertar uma vontade de voltar!

Se você gostou das nossas dicas para um roteiro em Colônia, quando for visitar a cidade, não esqueça de tirar uma foto e nos marcar nas redes sociais, vamos adorar compartilhar deste momento com você!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como levar o meu cachorro para a Alemanha

10/09/2021
Visitar

Minijob na Alemanha: o que é e como funciona

03/09/2021
Visitar

Qual a melhor época para visitar a Alemanha

01/09/2021