Como funciona o transporte público na Alemanha

Como funciona o transporte público na Alemanha

12.08.2021

São ônibus, bondinhos elétricos, trem, metrô, trem de alta velocidade, trem regional e tudo isso em alemão! Ficou confuso para você? Então, vamos te explicar de forma bem simples como funciona o transporte público na Alemanha, para você poder se locomover sem medo de ser feliz!

Fotografia de Leandro Silva – @fotoemberlim

Usar ou não o transporte público na Alemanha?

A primeira questão é simples de ser respondida com um grande SIM, principalmente se você vive nas grandes cidades da Alemanha, que são bem servidas de opções de transportes.

Obviamente que a conveniência de ter um carro pode ser bem atrativa em algumas situações, se você tem filhos pequenos ou mora em uma cidade menor, por exemplo,mas se há a opção de utilizar o transporte público na Alemanha, talvez esta possa ser uma opção mais fácil e rápida de locomoção.

Assim, considerando a eficiência, pontualidade e a organização do transporte público na Alemanha, mesmo se você decidir ter um carro morando aqui, com certeza você também irá usufruir do transporte em algum momento da sua estadia em território alemão.

Pensando nisso, vamos conhecer as opções ofertadas!

Modalidades de transporte público na Alemanha

De forma geral, existem 5 grandes modalidades de transportes públicos na Alemanha, que variam desde ônibus até trens regionais. Vamos entender um pouco sobre eles, então.

S-Bahn – Trem

Se você encontrar este símbolo aí do lado na rua, saiba que você utilizará o transporte chamado “S-Bahn” , que é uma abreviação da palavra alemã Schnellbahn ou Stadtschnellbahn (trem rápido da cidade).

Ele se aproxima ao sistema de trem que existe em cidades grandes, como em São Paulo, por exemplo. 

A função deste transporte público na Alemanha é conectar uma área mais ampla da cidade, ligando as periferias aos centros urbanos de forma rápida (por isso o nome).

Além disso, é com ele também que você consegue se conectar com as estações ferroviárias que conectam com outros transportes de viagem, como trens regionais e trens de alta velocidade. 

U-Bahn – Metrô

O famoso “U”, ou o U-Bahn é também conhecido na língua alemã como Untergrundbahn , que significa trem debaixo do solo.

Em outras palavras, é a versão alemã para o metrô. 

O U-Bahn varia de cidade para cidade na Alemanha, mas todas as grandes cidades são bem abastecidas deles e é muito fácil usufruir de seus serviços para se locomover dentro das cidades e quando você precisa viajar curtas distâncias.

Muitas estações de U-Bahn conectam-se com estações de S-Bahn, o que gera uma grande conexão entre os transportes públicos.

Tram – Bondinho

Os Straßenbahnen, também conhecidos como Tram, são parecidos com “bondinhos” e estão presentes nas maiores cidades da Alemanha.

Eles funcionam sob trilhos também e circulam por distâncias mais curtas e sempre dentro das regiões mais metropolitanas.

Geralmente os pontos de Tram são conectados com pontos de ônibus e de metrô e geralmente eles são uma ótima alternativa de transporte público na Alemanha, que é mais rápida que ônibus e menos claustrofóbica que o metrô.

Ônibus

Se a cidade não tem nenhum dos meios de transportes acima, com certeza, ela terá um bom sistema de ônibus, que irá conectar vários pontos da cidade.

Outra importante função dos ônibus também é que quando os outros transportes públicos deixam de funcionar, são eles que continuam a operação durante a noite (embora os trens S-Bahn e U-bahn normalmente funcionem durante toda a noite aos finais de semana em cidades maiores). 

O símbolo para você encontrar as paradas de ônibus é um “H”, que vem da palavra “Haltestelle”, que do alemão, significa ponto de parada e, falando nelas, você as encontrará basicamente a cada 300 metros nas cidades. Ou seja, não tem erro.

Trens Regionais/Locais

Para distâncias maiores, a empresa Deutsche Bahn, que é a empresa que basicamente opera toda a rede de transporte público na Alemanha, também oferece as modalidades de trens regionais – RB (Regionalbahn), que possuem mais paradas, e trens expressos, RE (Regionalexpress), que possuem menos paradas.

Geralmente eles são transportes que podem ser usados com o mesmo ticket que você utilizou nos outros transportes anteriores, mas você só precisa verificar se seu ticket vale para a Zona para onde você está viajando (Zonas A-B, ficam mais no centro e Zonas C fica mais distante).


Seguros Promo

Trens para viagens entre cidades e países

Foto: Pixabay – hpgruesen

Agora, se você quer viajar na Alemanha, para conhecer suas milhares de cidades, para fazer um tour turístico ou até mesmo aproveitar que está na Europa e fazer uma viagem para outro país, você poderá viajar com trens de alta tecnologia e velocidade expressa.

E para isso, a Deutsche Bahn (DB) oferece as seguintes opções:

  • IC (Intercity) que são trens que fazem viagens entre cidades e ele faz mais paradas também.
  • ICE (Intercity-Express) que são trens de alta velocidade, que também viajam para diversas cidades, mas eles fazem menos paradas.
  • TGV e RJ, são trens também de alta velocidade que fazem viagens internacionais de longa distância. 

Para todos os serviços acima, é necessário fazer reserva prévia, tanto das passagens, quanto dos assentos, mas tudo pode ser feito online no próprio site da DB ou também em um site de reservas bem conhecido, o Omio.

Quais os tipos de bilhetes de transporte público na Alemanha

Aqui vamos falar dos tickets que são usados no transporte público na Alemanha, no cotidiano e não nos trens de viagens longas. 

Assim, os bilhetes do dia-a-dia poderão ser comprados diretamente nas estações de S-Bahn, U-Bahn e dentro do próprio Tram, e nos ônibus, você deve estar com o bilhete comprado já e, se não, você pode comprar diretamente com o motorista.  

Todos os bilhetes são comprados em máquinas que podem ser utilizadas em diversas línguas, como inglês e espanhol (o mais próximo do português) e você pode pagar com dinheiro, moeda ou cartão. 

As máquinas são fáceis de serem usadas, mas se preferir ainda, algumas cidades oferecem aplicativos para a compra dos bilhetes, como Berlim, o aplicativo da BVG, ou em Hamburgo, o app da HVV ou ainda, o aplicativo MVV, de Munique.

De forma geral, há cinco tipos de bilhetes disponíveis para comprar:

Viagem curta (Kurzstrecke)

Se a viagem for curta, por exemplo, vai andar somente 2 ou 3 estações, você poderá comprar esta passagem e usá-la em um único meio de transporte (ou seja, você não tem permissão para trocar de transporte, ou seja, andar uma estação de Tram e depois pegar o U-Bahn, por exemplo).

Bilhete simples (Einzelfahrt)

Este é o bilhete normal e quando você compra, ele vale, geralmente por 90 minutos e, dentro deste período você poderá mudar de transporte quantas vezes for necessário para completar sua viagem, mas somente para um destino, ou seja, você não pode fazer a viagem de ida e volta.

Passagem diária (Tageskarte)

A passagem ideal para quem está turistando pela Alemanha, pois ela garante um dia todo de transporte por um preço mais em conta.

Com ela você pode fazer viagens ilimitadas dentro de uma determinada zona (geralmente as Zonas A e B, que são as que reúnem a maior parte das atrações) e a passagem dura até às 3 horas da manhã do dia seguinte.

Bilhete semanal (Wochenkarte)

Também é uma boa opção para quem vai ficar mais de 2 dias em alguma cidade na Alemanha ou, para aquela semana que você vai precisar resolver algumas coisas somente em alguns dias da semana.

Da mesma forma, que a passagem diária, com a semanal você também consegue fazer viagens ilimitadas em uma determinada zona e é uma alternativa mais econômica.

Bilhete de um dia de grupo (Gruppentageskarte)

Se você for fazer uma viagem em grupo, de 3 ou mais pessoas, esta opção com certeza é o melhor custo benefício. 

Tal bilhete vale para grupos de até 5 pessoas e, como o bilhete de 24 horas, é válido para viagens ilimitadas em zonas específicas.

Como validar o seu bilhete? 

Você irá perceber que os transportes aqui não possuem catraca, ou seja, é só entrar. Entretanto, antes de entrar você precisa validar o seu ticket.

A maioria dos bilhetes você deverá validar na primeira viagem que você for fazer logo após a compra, depois você deve andar com o bilhete validado durante toda a viagem, pois a qualquer momento um fiscal a paisana poderá entrar no transporte para conferir.

Para ter certeza que você precisa validar, no bilhete estará escrito “Bitte entwerten” (favor validar), aí é só ir na máquina e ela carimbará o seu bilhete. Estas máquinas ficam normalmente ao lado das máquinas de bilhetes ou na plataforma da estação.

E atenção! Viajar no escuro, ou “schwarzfahren” é crime e você poderá ser multado em até 60€.

Bom, agora que já sabe como funciona o sistema de transporte público na Alemanha, já pode começar a planejar a sua próxima viagem!

POSTS RELACIONADOS

Morar

Como levar o meu cachorro para a Alemanha

10/09/2021
Visitar

Minijob na Alemanha: o que é e como funciona

03/09/2021
Visitar

Qual a melhor época para visitar a Alemanha

01/09/2021