O que é importante na procura de um emprego na Alemanha – conheça 5 dicas!

O que é importante na procura de um emprego na Alemanha - conheça 5 dicas!

24.12.2021

Conseguir trabalhar na Alemanha pode ser uma grande saga para aqueles que desejam construir uma carreira no país. 

De toda forma, é cada vez maior o número de ofertas que estão abertas para estrangeiros, e a procura de um emprego na Alemanha tem se tornado cada vez mais comum para certos profissionais, já que o país possui uma boa deficiência de mão-de-obra especializada e a demanda é grande.

Assim, se você tem interesse em trabalhar na Alemanha, vamos passar algumas dicas sobre o que é importante levar em consideração, antes de abraçar esta aventura!

1- Verifique a sua situação como estrangeiro – tipos de vistos

Se você não possui cidadania de nenhum país do bloco europeu, você irá precisar de um visto para poder trabalhar e viver na Alemanha.

Se você já tiver uma oferta de trabalho, você consegue obter um visto de trabalho, como o Blue Card, que é o mais atrativo aos brasileiros que desejam trabalhar na Alemanha.

Agora, se sua ideia é partir para a procura de um emprego na Alemanha, também há um visto específico, que é chamado visto de procura de emprego, com o qual você recebe o prazo de 6 meses para residir no país, com a chance de encontrar um emprego na sua área. 

Para saber mais informações sobre este tipo de visto, há um artigo aqui, sobre ele.

Agora, se você acha que nenhuma dessas opções se aplica para você, este site aqui, poderá te orientar sobre o melhor caminho a seguir.

Bom, assim que você estiver com a sua imigratória em dia, o caminho é mais fácil, já que não são todas as empresas que aceitam contratar pessoas que ainda não estão com a situação de visto de trabalho regular, por isso, se a ideia é trabalhar na Alemanha, o mundo ideal é sair do Brasil já com o contrato assinado ou, ao menos, com um visto de procura de emprego.

2- Conheça como funciona a sua profissão na Alemanha

São inúmeras as ofertas de trabalho que existem no mercado alemão e elas exigem diferentes habilidades, formações, histórico profissional e certificados. 

Mas antes de você se animar e sair a procura de um emprego na Alemanha, é necessário saber que algumas profissões são regulamentadas, ou seja, há leis que se aplicam para elas e para exercê-las, você deverá passar por alguns processos burocráticos para que seu diploma de formação seja reconhecido e você possa atuar na Alemanha.

Dentre as profissões que devem passar pelo reconhecimento do diploma, estão aquelas ligadas ao ramo da saúde (enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, dentistas etc), bem como profissionais da educação, arquitetura e engenharia, por exemplo.

Para saber se sua profissão vai ter que passar pelo processo de reconhecimento na Alemanha, basta acessar este site aqui e fazer a pesquisa e seguir as orientações que serão passadas.

A depender do resultado, o processo de reconhecimento da sua profissão pode levar em média 6 meses, mas o resultado é muito satisfatório, já que quando o seu diploma e formação são reconhecidos, as portas para trabalhar na Alemanha se abrem!

3 – Saiba como se candidatar para trabalhar na Alemanha

O processo seletivo na Alemanha, apesar de algumas semelhanças, não é igual ao praticado no Brasil, por isso é sempre importante atentar-se aos detalhes.

Neste artigo aqui, falamos um pouco mais sobre como se candidatar para uma vaga de trabalho de Alemanha, mas antes de você ir lá, vamos resumir aqui que os dois pontos principais para se candidatar para trabalhar na Alemanha, são:

  • fazer um Currículo no modelo alemão, que você pode conseguir nos seguintes sites Lebenslauf Design e o CV Builder;
  • ter uma boa carta de apresentação.

Além dos dois detalhes acima, atentar-se às exigências que são feitas para a vaga, antes de você submeter um pedido, também é uma um dica preciosa, para você não perder o seu tempo, já que se você não atender a qualquer um dos critérios exigido, você pode nem ser chamado para entrevista.

4 – Do you speak English? Oder Deutsch? – Você fala inglês ou alemão?

Ir à procura de um emprego na Alemanha significa que, ao menos, uma das línguas acima você fala.

Atualmente, a maioria das novas empresas que surgem na Alemanha estão adotando o inglês como idioma oficial, ou seja, a depender da vaga que você estiver se candidatando, falar somente o inglês é mais do que suficiente.

Por outro lado, algumas profissões, como aquelas que lidam diretamente com o público, ou são regulamentadas, ou ainda, aquelas que são muito específicas para o território alemão, irão exigir o idioma alemão.

Quais áreas que não exigem o alemão

Se você não fala alemão, mas deseja trabalhar na Alemanha, há algumas profissões, onde o inglês já é considerado suficiente para você poder atuar no país, como por exemplo:

  • Áreas de tecnologia da informação (TI);
  • Marketing;
  • Design Gráfico;
  • UX/UI;
  • Recursos Humanos (menos nas áreas que lidam com direitos trabalhistas);
  • Project Manager (a depender do tipo de setor que atua);

entre outras.

5- Saiba onde procurar emprego na Alemanha

Existem diversos sites de oferta de emprego, onde você poderá procurar a sua vaga ideal, mas são naqueles mais frequentados pelas empresas alemãs, onde você terá as maiores chances de conseguir trabalhar na Alemanha.

Alguns desses sites são: 

  • LinkedIn – se você souber usar a rede social dos profissionais, muitos recrutadores a utilizam para ofertar vagas de emprego.
  • Monster – é um site mais local e possui muitas ofertas;
  • Stepstone – com uma interface mais clássica, ele é bastante utilizado pelas empresas alemãs;
  • Berlin Startup Jobs e Germany Startup Jobs – são boas dicas para quem quer ter a experiência de trabalhar no ambiente desafiador de uma startup.
  • Indeed – outro “classicão” da Europa que é utilizado por algumas empresas para divulgarem as suas vagas disponíveis.
  • Truffls – é um aplicativo que promete fazer “match” entre você e uma empresa e tem crescido na Alemanha aos poucos.


Seguros Promo

Por onde e quando começar a procurar um emprego na Alemanha?

Se todas as dicas te pareceram boas e você se animou para trabalhar na Alemanha, saiba que o primeiro passo a ser dado é começar a se candidatar para as vagas que estiverem disponíveis dentro do seu ramo de atuação e você já pode fazer isso diretamente do Brasil!

Então, boa sorte na sua saga e conte com a gente se precisar de apoio no processo de mudança!

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Conheça as praias da Alemanha

05/03/2022
Visitar

Como é a Páscoa na Alemanha

03/03/2022
Empreender

Como empreender na Alemanha

14/02/2022