Sachsenhausen: conhecendo o campo de concentração mais perto de Berlim

Sachsenhausen: conhecendo o campo de concentração mais perto de Berlim

06.02.2022

Como o campo de concentração mais perto de Berlim, Sachsenhausen é uma visita obrigatória para quem ama história e quer ver de perto um dos lugares que também foi palco de uma das maiores crueldades que a humanidade já conheceu.

Antes de seguir adiante, vale lembrar que visitar um lugar assim não é fácil. Até hoje (depois de mais de um ano), ainda tenho ânsia ao lembrar da visita que fiz lá. 

Apesar disso, ter a chance de conhecer o local onde parte da história nazista aconteceu, serve de lição que deve ser constantemente lembrada, para nunca mais ser repetida.

O que é o campo de concentração de Sachsenhausen

Atualmente o campo de concentração mais perto de Berlim, é conhecido como Memorial Nacional de Sachsenhausen, que foi inaugurado em 22 de abril de 1961. 

Assim, como o nome diz, ele serve para preservar a memória e fazer as pessoas lembrarem e conhecerem sobre a cruelmente praticada pelo regime nazista.

Construído em 1936, ele era considerado como um espaço de reabilitação, onde as pessoas eram levadas para trabalhar.

Primeiramente, foram levados os opositores políticos do regime, depois também membros de grupos declarados pelos nazistas como racial ou biologicamente inferiores.

Portanto, não era a toa que a famosa frase “Arbeit macht frei”, estampada na entrada, que significa “O trabalho liberta”, era o slogan do regime nazista, para atrair os que eram levados ao campo.

campo de concentração mais perto de berlim
©Leandro Silva

A princípio, estima-se que de 1936 a 1945, mais de 200.000 pessoas foram aprisionadas no campo de concentração de Sachsenhausen.

O campo de concentração mais perto de Berlim, por sua localização estratégica, não foi criado para tirar a vida das pessoas, como era o caso do campo de Auschwitz, na Polônia. 

Ao contrário, como a propaganda feita pelo regime nazista era que o campo era para trabalhadores, muitos eram levados para lá como prisioneiros que realizavam trabalhos forçados. Com condições desumanas, milhares morreram de desnutrição, tortura e doenças.

Além disso, por se localizar próximo de Berlim, era em Sachsenhausen que era feita a administração dos demais campos de concentração, mantidos pelo Terceiro Reich, tendo sido o primeiro campo estabelecido sob Heinrich Himmler como Chefe da Polícia Alemã.

O que você encontrará no campo de concentração mais perto de Berlim

Bom, além de muita história, você também encontrará muitas instalações originais, e alguns museus.

Atualmente, o complexo onde está o campo de concentração mais perto de Berlim, inclui:

  • Edíficios com acampamentos originais, para você conhecer onde as pessoas dormiam, e as condições desumanas que elas enfrentavam;
  • Edíficios administrativos, onde há instalações permanentes (museus com documentos, objetos, algumas obras de arte);
  • Instalações onde eram realizados experimentos médicos;
  • Instalações da época pós-segunda-guerra-mundial, mas de dominação soviética, onde mais 60.000 pessoas foram presas entre 1945 e 1950.

Dessa forma, se você não estiver com muito tempo, para explorar cada parte do memorial, ao menos as seguintes atrações merecem a sua atenção:

Torre A: a entrada do campo de concentração mais perto de Berlim

campo de concentração de Sachsenhausen
©Leandro Silva

Repare não somente na arquitetura da entrada, mas também para a importância que é dada ao relógio e, principalmente, repare no portão com o famoso slogan: “Arbeit macht frei”.

Vale lembrar que é possível entrar na Torre e percorrer as salas administrativas, onde hoje funcionam como um museu.

Baracke 38 und 39 – Barracões 38 e 39

Você perceberá que o campo possui muito espaço vazio. Então, dos locais onde estavam os barracões, onde as pessoas ficavam, sobraram somente 2, o 38 e o 39.

Assim, nos barracões, você encontrará as beliches, o banheiro e as áreas de alimentação, onde as pessoas ficavam.

Além disso, também vale a pena conhecer o um museu que apresenta “A Vida Cotidiana dos Prisioneiros em Sachsenhausen”, onde você terá contato com histórias pessoais de vários detentos por meio de fotos, áudio, cartas e vídeos. Sem dúvida, é uma exposição emocionante.

Prisão dentro de Sachsenhausen

Além de tudo, em Sachsenhausen ainda há uma estrutura de prisão, que está muito bem preservada, contendo vários elementos originais. 

Ela foi criada para conter aqueles que eram contra o regime nazista e lá, você ainda encontrará uma exposição sobre Georg Elser, que tentou matar Hitler em 1938.

Cozinha dos Prisioneiros (Häftlingsküche) 

©Leandro Silva

A antiga cozinha, principalmente no seu andar de baixo, conhecido pelo nome de “Adega das Batatas”, exibe pinturas nas paredes, feitas na época do regime nazista, bem como quando o campo foi dominado pelo regime soviético.

Barracão da Enfermaria

Como Sachsenhausen também foi um local onde o regime nazista fazia testes nas pessoas, esta parte do passeio é resevada para a exposição de experimentos médicos e outros documentos que eram administrados na época, como esterilização e castração compulsórias.

Estação Z

O nome não é por acaso. Conhecida como a última estação da vida dos prisioneiros, este é um dos lugares mais tristes do campo de concentração.

Lá, você poderá conhecer uma vala de execução, a fundação das câmaras de gás, o cemitério das vítimas do campo e o crematório.

Informações importantes para a sua visita ao campo de concentração mais perto de Berlim

Por ser um campo de concentração perto de Berlim, chegar nele é simples e leva apenas 1 hora de viagem, a depender de onde você estiver se hospedando.

Onde fica

Rua das Nações 22 – 16515 – Oranienburg

Atente-se apenas que você estará na Zona C, então, se seu Ticket de transporte deverá ser o adequado. Se você tiver o Ticket das Zonas A-B de Berlim, compre apenas a extensão “Anschlussfahrausweis”.

Se preferir, utilize o site ou aplicativo do sistema de transporte de Berlim, para planejar a sua ida, pois ele possui informações mais atualizadas e em tempo real.

Horário de funcionamento

  • 15 de março a 14 de outubro: diariamente das 8h30 às 18h
  • 15 de outubro a 14 de março: diariamente das 8h30 às 16h30
  • Área externa: diariamente das 8h30 às 16h30

Quanto custa para ir ao campo de concentração mais perto de Berlim

A entrada para o memorial e museus é gratuita. Se quiser um áudio-guia, custa 3€ (altamente recomendado) e, se você estiver em casal ou poucas pessoas, basta um.

Você ainda pode contratar uma visita guiada, por 12€.

Já tem seguro viagem?

Para viajar para a Alemanha, é obrigatório ter seguro viagem. Se você ainda não tem, contrate um agora e aproveite o passeio, sem preocupação.

POSTS RELACIONADOS

Visitar

Conheça as praias da Alemanha

05/03/2022
Visitar

Como é a Páscoa na Alemanha

03/03/2022
Empreender

Como empreender na Alemanha

14/02/2022